Início » Alagoas » Canapi


Canapi - Alagoas



Canapi faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 16.669 habitantes e o Censo de 2010 contabilizou 17.250.

Antes fazenda de Cipriano Gomes da Silva, a localidade tinha o nome de "Cavalo Morto", por conta de terem achado um cavalo morto enterrado e intacto naquela região. No final dos anos 1940, o engenheiro Luis Bastos, do DNOCS, chegou ao local para construir uma ponte, pois a BR-316 iria passar por ali, cruzando o rio Canapi. Os trabalhadores da construção ali fizeram suas casas, e alguns não deixaram mais o lugar, que já tinha ganhado o nome de Canapi Velho. Sua primeira obra de alvenaria foi o Hotel Alvorada. Canapi tornou-se município em 1962. Onde era o casarão da Fazenda, hoje está situada a prefeitura. A rua principal da cidade leva o nome de Joaquim Tetê, considerado um dos pioneiros da povoação .

História da cidade de Canapi Alagoas - AL

O município de Canapi é relativamente novo e teve origem em uma propriedade denominada "Cavalo Morto, pertencente a Cipriano Gomes da Silva. A casa grande da fazenda situava-se onde hoje está a prefeitura. Em 1948 começaram os primeiros movimentos relacionados à formação do núcleo habitacional no lugarejo. Destacava-se Joaquim Tetê, considerado como o pioneiro na colonização. Atualmente, a avenida principal da cidade tem o nome dele.

Na mesma época, chegou a Canapi Luis Bastos, funcionário do DNOCS, para construir uma ponte sobre o rio Canapi. As obras de implantação da BR-316 estavam alcançando o rio. Muitos trabalhadores vieram com Luis Bastos e logo se formou um aglomerado urbano. Foram construídos vários barracos e em pouco tempo era um povoado.

Luis Bastos ficou entusiasmado com o movimento em Canapi e implantou uma feira, que despertou a atenção de moradores da região e de lugares vizinhos. Então, Joaquim Tetê resolveu batizar sua propriedade de Canapi Velho, considerando os aspectos do desenvolvimento do novo povoado. A primeira casa de alvenaria foi feita para ser um pequeno hotel. Em 1956 houve a construção da igreja reformada e ampliada em 1970 - que hoje é a matriz de São José, padroeiro da cidade.

O movimento de emancipação política teve à frente Eraldo Malta Brandão e Pompilho Brandão de Alcântara, chefes de famílias que também se instalaram na região e conseguiram grande controle político e administrativo. Em 1962, Canapi conseguiu autonomia administrativa. Suas principais festividades são a festa de Emancipação (22 de agosto) e do padroeiro São José (19 de março).

Gentílico: canapiense

Formação Administrativa

Elevado á categoria de município e distrito com a denominação de Canapi, pela lei estadual nº 2461, de 22-08-1962, desmembrado de Mata Grande. Sede no atual distrito de Canapi. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-11-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 602,778: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 11: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.511: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 607: matrículas
Número de unidades locais: 78: unidades
Pessoal ocupado total: 667: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 4.343,83: reais
População residente : 17.250: pessoas
População residente - Homens: 8.662: pessoas
População residente - Mulheres: 8.588: pessoas
População residente alfabetizada: 9.291: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.790: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 15.024: pessoas
População residente, religião espírita: 5: pessoas
População residente, religião evangélicas: 966: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 623,44: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 941,51: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 105,43: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 209,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,506:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Canapi: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Canapi? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: