Início » Tocantins » Wanderlândia


Wanderlândia - Tocantins



Wanderlândia faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 06º50′57" sul e a uma longitude 47º57′47" oeste, estando a uma altitude de 257 metros. A população avaliada em 2008 era de 9554 habitantes e possui uma área de 1378,81km².

Considerada o berço do comunismo tocantinense, foi por muitos anos palco de disputas entre famílias importantes como os Wanderleys que dominaram a região no século XVIII. Rica em recursos hídricos, possui em torno de 27 lindas cachoeiras. A cidade se encontra localizada às margens da Rodovia Belém-Brasília, no entroncamento entre a BR-153 e a BR-226. O município de Wanderlândia situa-se na Microrregião de Araguaína, estando próximo aos estados do Maranhão e do Pará.

No início da década de 80, o padre Josimo Morais Tavares, pároco na Igreja Nossa Senhora da Conceição, iniciou uma luta contra os latifundiários da região, vindo anos mais tarde ser brutalmente assassinado, deixando organizado um grupo de pessoas ligadas a CPT (Comissão Pastoral da Terra) que culminou em uma forte luta pela conquista das terras improdutivas, formando na região vários Projetos de Assentamentos feitos pelo INCRA.

Santa Tereza do Tocantins

O início do desenvolvimento de Wanderlândia ocorreu às margens da BR-226, Belém-Brasilia, em 1958, época da construção da BR. O município pertencia ao Estado de Goiás, localizado precisamente no norte do Estado.

Em 1958 no lugarejo que recebeu o nome ´Entroncamento do Velame´, residiam algumas famílias: O Senhor Pedro Coelho (ainda vivo com 92 anos) e sua esposa Ana Isabel Wanderley, José Gomes, pensão do Sr Amâncio Rodrigues Ribeiro e sua esposa dona Julia, Estanislau Pereira, Maria Salomé Wanderley (ainda viva com 102 anos) e outros.

Em 1962 o Senhor José Maria, mudou-se de Cafelândia para o entroncamento do Velame, e junto com ele vieram outros habitantes, com sua chegada o povoamento teve avanço em seu crescimento. O Senhor José Maria transferiu a Escola de Cafelândia para o município de Wanderlândia, sob a denominação de Escola Municipal Dom Pedro II. A sua esposa Dionísia Araújo Ferreira, foi a primeira professora. As famílias Ferreira e Wanderley solicitaram um templo católico dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Não havia permanentes pregações, elas eram feitas através de Padres que vinham de outras localidades.

No ano de 1966, reeleito vereador de Babaçulândia, município o qual Wanderlândia pertencia, José Maria conseguiu, uma área de terra, que em seguida doou a prefeitura de Babaçulândia para o povoado em evidencia. Para que o progresso chegasse bem rápido o Sr. José Maria, ao doar os lotes aos interessados, impôs que todos construíssem, pois caso contrário ao expirar o prazo, o lote era doado a outro interessado, sendo uma forma de progresso a qualquer custo.

O loteamento urbano da nova área em extensão do povoado foi zoneado pelo topógrafo pratico Sr. João de Tal e de um estudante de engenharia civil, Antonio Dias Carneiro.

A aquisição de lotes foi sem onerar, porém sob a imposição de um regulamento que exigia do adquirente um prazo estipulado de sessenta dias para construírem em seu lote. Passado o prazo o imóvel seria revogado a disposição de outros interessados.

Seu rápido desenvolvimento consequente da rodovia a BR 153 aberta na década de 1960, transformou-se rapidamente num centro de povoação próspero.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Tereza do Norte, pela Lei Estadual nº 8.002, de 26-11-1975, subordinado ao município de Novo Acordo.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Santa Tereza do Norte, figura no município de Novo Acordo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Tereza do Tocantins, pela Lei Estadual nº 10.426, de 05-01-1988, desmembrado do município de Novo Acordo.

Sede no atual distrito de Santa Tereza do Tocantins (ex-Santa Tereza do Norte).

Constituído do distrito sede, instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Santa Tereza do Norte para Santa Tereza do Tocantins, alterado pela lei estadual nº 10.426, de 05-01-1988.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.373,059: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.481: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 450: matrículas
Número de unidades locais: 116: unidades
Pessoal ocupado total: 891: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 12.397,75: reais
População residente : 10.981: pessoas
População residente - Homens: 5.647: pessoas
População residente - Mulheres: 5.334: pessoas
População residente alfabetizada: 8.222: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.729: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.612: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.985: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.050,82: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.771,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 306,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,638:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Wanderlândia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Wanderlândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Anésio Gonçalves da Silva's avatarAnésio Gonçalves da Silva

    Gostaria de obter ajuda para contactar Cartõrio Registro Civil de Wanderlândia, afim de obter segunda via de Certidão de Nascimento do Sr. Valtenir Alves de Oliveira, nascido em 21,08,1985.

    #1 – 23/01/2017 - 21:38

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: