Início » Tocantins » Novo Jardim


Novo Jardim - Tocantins



Novo Jardim faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 11º49′26" sul e a uma longitude 46º37′42" oeste, estando a uma altitude de 640 metros. A população avaliada em 2009 era de 2 525 habitantes. Possui uma área de 1314,95km².

Lagoa Bonita - A 22 Km do centro da cidade, na saída para Palmas, estrada que vai para a Agro Trafo. Existem duas lagoas: a rasa e a funda, ambas com água quente. Na lagoa rasa existe um sumidouro onde não se consegue afundar. A 200 metros dali passa o rio Palmeiras. São Sebastião - A 20 Km do centro da cidade na saída para Palmas, no povoado da Amaralina. Um bom programa é visitar o rio Palmeiras e as grutas que existem.

Festas populares: Festa de Santo Antônio (13/06) e aniversário da cidade (10 de fevereiro). Padroeiro: Santo Antônio (13 de junho). Economia: agropecuária

História da cidade de Novo Jardim

Em 1932, proveniente do Estado da Bahia, veio a família Araújo e fixou moradia à margem esquerda do Córrego Sermão, na fazenda Jardim. Segundo antigos moradores da fazenda, na época, havia um grande surto de malária, e toda aquela família contraiu a doença, falecendo a maioria de seus membros, e indo embora dali os seus remanescentes.

Outros moradores vieram, dando início à povoação do lugar que ficou conhecido por povoado Francisca Félix da Silva e Raimundo Coelho de Amorim. Em 1958, veio Francisco Aires Cavalcante com sua mulher Maria Aires. Em 1962, Aníbal Cavalcante Cerqueira e sua mulher Anorelina Cerqueira e os filhos Maria Alves, Wadson, Maria e Mary Cerqueira, família esta que foi bem recebida pelo Coronel Abílio Wolney, proprietário da Fazenda Jardim, onde moravam Abelino Coelho Cirqueira e sua mulher Ivanilde Aires Cirqueira.

Anorelina era professora e lecionava em sua casa. Os pais de alunos começaram a construir seus barracos nas proximidades da "casa-escola". Com a vinda de mais alunos, foi necessário providenciar um barracão coberto com palha que foi construído em mutirão. Assim, a população do povoado Araújo foi aumentando até que, em 1968, Aníbal foi ao prefeito convencendo-o a adquirir cinco alqueires de terra para sediar o povoado, que já merecia ser distrito.

A área foi comprada de Hagaus Araújo e Silva, então proprietário da Fazenda Jardim. A comunidade passou a se chamar Povoado Novo Jardim. Um chafariz foi construído, no local onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Uma nova escola foi construída, onde hoje funciona a Prefeitura. Depois foi reformada. Seus professores foram Alexandre Batista Cirqueira, Aníbal Cavalcante Cerqueira, Dejanira, Evangelina Aires de Melo e Lindaura Lopes Cardoso. Adelci Aires Cirqueira, Alzira do Nascimento Evangelista e Valnizia Freire de Barros foram seus auxiliares de serviços gerais e merendeiras.

Gentílico: novo-jardinense

Formação Administrativa

Pela Lei nº 251, de 20 de fevereiro de 1991, foi criado o Município de Novo Jardim, instalado em 1º de janeiro de 1993.

Fonte: Prefeitura Municipal de Novo Jardim; Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.309,665: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 513: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 89: matrículas
Número de unidades locais: 19: unidades
Pessoal ocupado total: 230: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.261,64: reais
População residente : 2.457: pessoas
População residente - Homens: 1.277: pessoas
População residente - Mulheres: 1.180: pessoas
População residente alfabetizada: 1.765: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 928: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.127: pessoas
População residente, religião espírita: 6: pessoas
População residente, religião evangélicas: 179: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.113,19: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 931,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 289,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 219,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,596:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Novo Jardim: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Novo Jardim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: