Início » Tocantins » Juarina


Juarina - Tocantins



Juarina faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 08º07′10" sul e a uma longitude 49º03′53" oeste, estando a uma altitude de 180 metros. A população avaliada em 2004 era de 2.535 habitantes.

História da cidade de O município de Juarina encontra-se na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na Microrregião de Miracema do Tocantins, com coordenadas geográficas de: 08° 07 10 de latitude e 49° 03 53 de longitude, e sua altitude é de 180 metros.

Até 1991, onde é edificada a cidade de Juarina, segundo moradores antigos, era a sede da Fazenda Juarina, de propriedade do Senhor Carlitão. Devido às grandes dificuldades de acesso e distância das cidades mais próximas: Couto de Magalhães, Colinas do Tocantins e Conceição do Araguaia no Pará, além da falta de escolas para os filhos, os habitantes da Fazenda e outras pessoas vindas de outras localidades, resolveram tomar posse de glebas de terras dentro da área da Fazenda Juarina e região, com a finalidade de sensibilizar as autoridades no sentido de regularizar a situação das terras, e ali fixaram suas moradias, alcançando assim, melhores condições de vida para as suas famílias.

Durante um bom período houve muitas lutas em resistência por parte do proprietário da Fazenda até que as autoridades resolveram dividir a Fazenda em pequenas glebas e entregar definitivamente aos que ali já ocupavam. A partir daí, tudo ficou mais fácil, pois a tranquilidade já reinava naquela localidade e com o esforço total dos habitantes, fundaram a primeira escola, ainda na zona rural, com o nome de Escola Municipal Menino Jesus, sendo sua primeira professora a Sra. Elizamar Ribeiro Rodrigues, considerada uma das fundadoras da cidade.

A partir de 1991 os moradores mais próximos da sede da Fazenda tiveram a idéia de formar naquele lugar, um povoado, foram eles os primeiros idealizadores do movimento: José Pereira da Silva (Petico), principal fundador, Osmar Ribeiro de Souza, Elizamar Ribeiro Rodrigues (Professora), José Dário de Alencar, João Rodrigues de Paula (Pastor evangélico), Ademar da Silva Machado e Cícero Abílio. Lançaram a idéia e começaram a trabalhar, desenvolvendo campanhas no sentido de atrair moradores, além do empenho dos representantes políticos no sentido da criação do município.

Através do Art. 18 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias foi criado o Município com o nome de Juarina, a ser desmembrado do município de Couto de Magalhães, passando assim a ter autonomia política e administrativa, e através da Lei n° 251 de 20/02/1991 foi definido os seus limites e confrontações.

Juarina nasceu da luta pelo direito da terra e o topônimo vem da Fazenda que teve este nome devido ao Rio Juarí, localizado próximo a cidade.

O município foi instalado em 01/01/1993 tomando posse o primeiro prefeito eleito o Sr. Cícero Alves da Costa e Vice- Prefeito o Sr. Rafael Saraiva da Rocha. Juarina comemora de 03 a 12 de outubro festa em louvor a sua Padroeira Nossa Senhora da Aparecida.

Distante da Capital federa, Brasília, 1242 Km e da Capital Estadual, Palmas, 390 Km.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 481,048: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 451: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 113: matrículas
Número de unidades locais: 18: unidades
Pessoal ocupado total: 175: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.444,50: reais
População residente : 2.231: pessoas
População residente - Homens: 1.176: pessoas
População residente - Mulheres: 1.055: pessoas
População residente alfabetizada: 1.705: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 727: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.608: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 462: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 649,30: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.209,52: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 154,60: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 259,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,584:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Juarina: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Juarina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: