Início » Tocantins » Bernardo Sayão


Bernardo Sayão - Tocantins



Bernardo Sayão faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 07º52′25" sul e a uma longitude 48º53′18" oeste, estando a uma altitude de 149 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 656 habitantes. Possui uma área de 930,91 km².

Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Bernardo Saião.

História da cidade de O município de Bernardo Sayão fica localizado no extremo oeste do Estado, na Mesorregião Ocidental do Tocantins na Microregião de Miracema do Tocantins com as seguintes coordenadas geográficas: 07°5225 de latitude , 48°5318 de longitude e altitude de 149 m , integrante da 5ª Região Administrativa do Estado. O Ex-Projeto integrado de Colonização Bernardo Sayão - INCRA, foi uma arrojada experiência do Governo de Goiás na tentativa de situar o homem no campo, dando-lhe terra e condições adequadas de vida.

São nomes inesquecíveis deste Projeto os Srs. Datis de Oliveira, Agenor Florêncio, Humberto Bastos, Dr. Vicente, Dr. Everton de Almeida, Dr. Antonio Brito, Rubens Cardoso, o primeiro comerciante, Dona Helena e Dona Carmosina, e

Dona Maria Capixaba, primeiras professoras. O projeto foi implantado durante o governo Mauro Borges. Portanto, Mauro Borges é o verdadeiro fundador de Bernardo Sayão. Mais de 850 parceleiros foram assentados em suas glebas com orientação técnica, assistência sanitária e educacional. Os parceleiros não eram pessoas habitantes daquela região, e sim, vindos especialmente do sul do estado. Quando o Projeto se emancipou em 1979 a maioria dessas pessoas vendeu suas parcelas e partiu a procura de outro meio de vida. A população que sobrou vem tentando organizar-se para melhor sobreviver.

Assim, pela Lei Estadual nº 9.182, de 14 de maio de 1982, Bernardo Sayão é elevado a Distrito com o mesmo topônimo. Posteriormente, pela Lei Estadual nº 10.395, de 30 de dezembro de 1987, o Distrito de Bernardo Sayão é elevado a Município autônomo, desmembrado do Município de Colméia. O Município só foi instalado a 1º de junho do ano seguinte, depois das eleições de 16 de abril com posse do 1º Prefeito, do vice e da Câmara dos Vereadores. A origem do nome se deve a uma homenagem ao idealizador do Projeto, grande desbravador carioca em terras goianas, Bernardo Sayão, o qual faleceu, vítima de um acidente nas matas do Gurupi - Pará, quando era construída a rodovia Belém-Brasília.

A festa religiosa da cidade ocorre, anualmente, a 8 de dezembro, em homenagem à Nossa Senhora das Graças, Padroeira da cidade.

A cidade situa-se a 340 km de Palmas.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 926,888: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 799: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 228: matrículas
Número de unidades locais: 44: unidades
Pessoal ocupado total: 398: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.971,66: reais
População residente : 4.456: pessoas
População residente - Homens: 2.325: pessoas
População residente - Mulheres: 2.131: pessoas
População residente alfabetizada: 3.333: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.416: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.183: pessoas
População residente, religião espírita: 4: pessoas
População residente, religião evangélicas: 999: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.035,71: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.277,34: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 266,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 340,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,638:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Bernardo Sayão: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Bernardo Sayão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: