Início » Tocantins » Araguaçu


Araguaçu - Tocantins



Araguaçu faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 12º55′50" sul e a uma longitude 49º49′35" oeste, estando a uma altitude de 278 metros. Sua população em 2010 era de 8786 habitantes. Possui uma área de 5167,9km².

Araguaçu encontra-se na fronteira com Goiás, sendo intenso o trânsito veicular e humano entre os dois estados, além de se situar entre dois importantes rios: Araguaia e Formoso.

Araguaçu é conhecida como "A Capital do Gado Branco", sendo notável o grande rebanho bovino nelore de cerca de 350000 cabeças. É uma cidade pacata, próxima ao rio Araguaia, mas agrada a quem passa por lá.

História da cidade de Araguaçu

Em 1948, atraídos pela notícia da existência de cristal garimpeiros foram chegando ao local conhecido como Serra do Clemente e montaram seus acampamentos. Com a movimentação de garimpeiros , o governo de Goiás criou no local um posto de arrecação de impostos e enviou uma equipe de fiscais. Assim surgui Araguaçu, cujo primeiro nome foi: Povoado de "Serra do Clemente",

São fundadores do povoado: Alexandrino Cândido Gomes, Salvador José de Oliveira., Tertuliano Corado Lustosa, Cícero Américo Fernandes e outros.

A primeira casa construída foi a do senhor Salvador Caetano de Oliveira, às margens do Córrego Matinha, onde se organizou uma chácara. O senhor Alexandrino Cândido Gomes, conhecido como desbravador daquela região, organizando fazendas, foi o segundo morador de Serra do Clemente. Já possuia uma fazenda denominada " água Bonita", aquém uns 18 Km. Com um caminhão de sua propriedade, depois de algumas dificuldades, chegou com um carregamento de víveres, destinado a vender no garimpo.

Com o desenvolvimento e apoio das famílias Tavares e Corado Lustosa, que vieram, do Ceará e do Piauí, respectivamente, o povoado foi elevado à condição de distrito denominado Matinha.

Origem do nome- Primeiramente Serra do Clemente, depois Matinha, nome do córrego que percorre o município. além da alusão ao rio Araguia, araguaçu vem do tupi, ara que significa arara,+guaçu, que significa grande: portanto, "arara grande".

Gentílico: araguaçuense

Formação administrativa

Em 1958, tornou-se distrito, e neste mesmo ano em virtude da Lei Estadal nº 2.135 de 14/11/1958, passou a ser município. Instalado em 1° de janeiro de 1959, desmembrado do município de Peixe. Seu primeiro prefeito empossado foi nomeado o Sr. Raimundo Cavalcante. As eleições municipais foram realizadas em 3 de outubro de 1960 e Tertuliano Corado Lustosa foi o primeiro prefeito eleito.

Fonte: Fonte: Fonte:Fonte:Halum, César Hanna Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes/César Hanna Halun. - Palmas: Provisão, 2008 362p.; il (com adaptações).

Autor do Histórico: JOSé RIBAMAR DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 5.167,797: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.172: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 380: matrículas
Número de unidades locais: 189: unidades
Pessoal ocupado total: 972: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.679,69: reais
População residente : 8.786: pessoas
População residente - Homens: 4.511: pessoas
População residente - Mulheres: 4.275: pessoas
População residente alfabetizada: 7.017: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.376: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.777: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.515: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 952,20: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.502,93: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 377,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,675:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Araguaçu: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Araguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: