Início » São Paulo » Três Fronteiras


Três Fronteiras - São Paulo



Três Fronteiras faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º14′06" Sul e a uma longitude 50º53′25" Oeste, estando a uma altitude de 395 metros. A cidade tem uma população de 5.427 habitantes (IBGE/2010) e área de 153,1km². Três Fronteiras pertence à Microrregião de Jales.

O município de Três Fronteiras foi fundado no ano de 1947.

Na época existiam dois povoados, Marcondes Filho cujos colonizadores eram Daniel Saraiva e Mario Bretas Saraiva, proprietários da Empresa Paulista de Colonização, com sede em Lins-SP e o do São José da Alegria, cujo proprietário era o senhor José Manoel Ferreira, conhecido como Coronel Ferreira.

Três Fronteiras é o resultado da unificação de dois povoados: Marcondes Filho e São José da Alegria, implantados respectivamente, pela Empresa Paulista de Colonização LTDA e José Manoel Ferreira.

Desde o final do século passado, a região era conhecida como passagem obrigatória dos tropeiros, que vindo de Mato Grosso, através do Porto Tabuado, encaminhavam-se para nosso estado, trafegando pela centenária Estrada Boiadeira, onde existiam esparsas pousadas de bois. As mais recentes, na década de 1940, eram as da família de Policarpo, situada no córrego do Marruco e da família Ferreira, situada no córrego da Alegria.

Em 1938, José Manoel Ferreira adquiriu nestas paragens, uma gleba de 800 alqueires e seu sobrinho (e genro) , João José da Silva, conhecido por João Egídio, comprou outra de 450 alqueires, iniciando no ano seguinte, no local, a atividade agropastoril. Por volta de 1944, José Manoel Ferreira vendeu a um grupo de pessoas da cidade de Lins, sócios fundadores da Empresa Paulista de Colonização, uma área aproximada de 60 alqueires, próxima ao local onde estava projetada a ferrovia, antiga Estrada de Ferro Araraquarense. Nesse terreno, e às margens do futuro leito ferroviário, os empreendedores de Lins iniciaram um loteamento urbano a que deram a denominação de Marcondes Filho.

Despertado pela idéia de ver surgir uma cidade no local, josé Manoel Ferreira, iniciou logo após, a implantação de outro povoado, ao lado direito da futura linha férrea. Em 10 de outubro de 1947, José Manoel Ferreira e Mário Bretas Saraiva, representando a Empresa Paulista de Colonização, resolveram unificar os povoados, com a denominação de Três Fronteiras, constando como data de fundação, o dia 12 de outubro de 1947 e tendo como padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

Seus primeiros moradores foram: Jovelino Policarpo, Antonio de Melo, João José da Silva (João Egídio), José Manoel Ferreira e Mário Bretas Saraiva. Do final da década de 40 até meados dos anos 50, inúmeras famílias vieram para a terra nova, destacando-se entre elas as que se incorporaram à história do município: famílias de Miguel Renda, de João Manoel Sevilha Dias, de José Claudio Fogaça, de Aloísio Silva Nascimento, de Raul Bíscaro, de José do Nascimento, de Gilberto Mercante, família Marconcini, família Parra e outras mais.

As atividades econômicas do município foram determinando as diversas etapas de seu desenvolvimento. Até o início da colonização urbana, a predominância foi a de extração de madeira e a pequena pecuária. Daí, até meados da década de 50, a produção de cereais, a indústria madeireira e olarias. Da metade dos anos 50 até por volta de 1965, o município de Três Fronteiras foi um dos maiores produtores de algodão do estado, e paralelamente, a cafeicultura firmava-se como fator de primordial importância para o seu desenvolvimento econômico. A partir de então, ocorreu considerável diversificação , com o surgimento heterogêneo de culturas, destacando-se as de amendoim, milho, arroz, feijão, algodão,laranja e tomate. Nestes últimos anos, em virtude do lago alimentador da hidrelétrica de Ilha Solteira, vem surgindo a atividade turística, com implantação de loteamentos de lazer às margens do lago.

Distrito: Em 24 de dezembro de 1948, o núcleo urbano de Três Fronteiras foi elevado à categoria de distrito, em terras desmembradas do município de Jales, pelo decreto-lei estadual n° 233, sendo que sua instalação ocorreu em 8 de abril de 1950.

Município: No ano de 1953, houve uma espécie de briga entre Santa Fé do Sul, um simples povoado, e Três Fronteiras, um distrito. Tanto Santa Fé do Sul como Três Fronteiras requereram a categoria de município. A lei quinquenal contava claramente que não iria à categoria de município sem ser distrito. No primeiro projeto da lei quinquenal de 1953, Três Fronteiras foi elevada a condição de município, porém, daí a alguns dias, a lei foi alterada. Houve uma emenda que dizia: Entre vários distritos que fossem elevados a categoria de município, a sede seria o povoado de maior renda. Como Santa Fé do Sul tinha maior renda, foi elevado a categoria de município, passando assim, o distrito de Três Fronteiras, a pertencer ao município de Santa Fé do Sul, pela Lei n° 2455 de 30 de dezembro de 1953. Pela Lei estadual n° 5285 de 18 de fevereiro de 1959, deu-se a emancipação política, com a criação do município, com sede no município de Três Fronteiras e com território desmembrado do município de Santa Fé do Sul.

Após a realização da primeira eleição municipal, foram estes os primeiros mandatários do município, empossados em 1 de janeiro de 1960: Prefeito-Miguel Renda, Vice-Prefeito-Pedro de Haro e os vereadores-Paul Biscaro, Felicio Marciano da Silva, Antonio Gonçalves, José Francisco da Silva, Gilberto Mercante, José Viana Alves, Eurico Leão Mendes, Arlindo Poleto e Manoel Ferreira Soares.

Localização: Sua sede está localizada na microrregião da Alta Araraquarense de Fernandópolis, no extremo Noroeste do estado de São Paulo, nas divisas de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Sua sede situa-se a 20°14′06" de latitude sul e 50°53′25" de longitude W.Gr e sua altitude é de aproximadamente 395 metros. Limita-se ao Norte com Santa Rita D′oeste, ao Sul com Nova Canaã Paulista e Palmeira D′oeste, a Leste com Santana da Ponte Pensa e a Oeste com Santa Fé do Sul.

Seu clima é tropical com inverno seco.

A área do município é de 152.7 Km e a distância da sede à capital do estado é de 621Km.

Turismo: Com o represamento do rio Paraná e a consequente formação do lago de Ilha Solteira abriram-se excelentes perspectivas turísticas para o município. às margens do lago estão construídos dezenas de ranchos e área de lazer aberta ao público.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 151,594: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 532: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 222: matrículas
Número de unidades locais: 264: unidades
Pessoal ocupado total: 746: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.013,87: reais
População residente : 5.427: pessoas
População residente - Homens: 2.718: pessoas
População residente - Mulheres: 2.709: pessoas
População residente alfabetizada: 4.701: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.347: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.603: pessoas
População residente, religião espírita: 69: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.103: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.857,04: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.956,56: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 533,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,753:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Três Fronteiras: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Três Fronteiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: