Início » São Paulo » Suzanápolis


Suzanápolis - São Paulo



Suzanápolisé faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se na mesorregião de Araçatuba e microrregião de Andradina.

Em 1960, o coronel Ernesto Schmidt (Ribeirão Preto, 16 de novembro de 1895 - Suzanápolis, 2 de agosto de 1977), filho do "Rei do Café" Francisco Schmidt, doou parte das terras da extensa Fazenda Tapir, para formar o Patrimônio de Santo Antônio do Oeste dentro do município de Pereira Barreto.

A região de Suzanápolis até Santa Fé do Sul e Jales foram as últimas terras de sertão no estado de São Paulo, portanto, as últimas a serem desbravadas neste estado.

História da cidade de SUZANáPOLIS SãO PAULO

ASPECTOS HistóricoS

O Município de Suzanápolis tem no Coronel Ernesto Schimidt o seu marco.

Proprietário de grandes extensões de terra, alguns admitem mais de 40.000 alqueires. O Coronel Ernesto Schimidt promoveu o loteamento de parte de suas terras dando condições para o surgimento de um núcleo urbano, então denominado Santo Antônio d′Oeste.

A denominação de Suzanápolis veio no dia 28 de fevereiro de 1964 através da lei número 8092. Foi uma homenagem a Senhora Herna Schimidt ou simplesmente Suzana, esposa do Coronel Ernesto Schimidt, ocasião em que o povoado foi elevado a distrito.

De acordo com os mais antigos moradores, a família Schimidt sempre foi defensora da ecologia mantendo na propriedade extensas reservas florestais, que abrigam variadíssima fauna silvestre. Em meados da década de 50, o Coronel Schimidt iniciou o loteamento da fazenda, mas manteve grande reserva florestal.

A comercialização dos lotes reflete até hoje na estrutura agrária do município, que tem uma parte predominante de pequenas propriedades. A pecuária de corte explorada de forma extensiva sempre foi a principal atividade desenvolvida na região.

As pastagens eram formadas após as derrubadas e queima do mato nativo. Algumas propriedades se dedicaram a exploração cafeeira aproveitando-se da boa fertilidade inicial dos solos da região. A mão de obra era abundante devido a presença de imigrantes jáponeses e migrantes nordestinos que se fixaram na região.

Com o declínio da cultura cafeeira, as propriedades passaram a explorar a pecuária extensivas de corte. Iniciou-se de forma acentuada a retirada do homem do campo para cidade.

Atualmente a pecuária de corte é a principal atividade econômica da região, utilizando-se de baixa tecnologia. A agricultura praticada principalmente por arrendatários, que fazem a renovação das pastagens para os grandes proprietários que exploram a pecuária de corte. As pequenas propriedades rurais praticam principalmente a agricultura de subsistência e pecuária de leite com baixa tecnologia.

GENTíLICO : SUZANAPOLENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Suzanápolis, por Lei Estadual nº 8092, de 28-02-1964, no Município de Pereira Barreto.

Elevado à categoria de município com a denominação de Suzanápolis, desmembrada de Pereira Barreto. Sede no antigo Distrito de Suzanápolis. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VII-1999, o município é Constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 330,587: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 414: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 152: matrículas
Número de unidades locais: 78: unidades
Pessoal ocupado total: 1.569: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 28.914,68: reais
População residente : 3.383: pessoas
População residente - Homens: 1.748: pessoas
População residente - Mulheres: 1.635: pessoas
População residente alfabetizada: 2.779: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.198: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.472: pessoas
População residente, religião espírita: 19: pessoas
População residente, religião evangélicas: 723: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.519,66: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.552,60: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 325,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,699:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Suzanápolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Suzanápolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: