Início » São Paulo » São Lourenço da Serra


São Lourenço da Serra - São Paulo



São Lourenço da Serra é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, Microrregião de Itapecerica da Serra. A população estimada em 2009 era de 18.319 habitantes e a área é de 187km², o que resulta numa densidade demográfica de 72,97 hab/km².

A partir de 1991 com a sua emancipação de Itapecerica da Serra, foram realizadas eleições para prefeito, já tendo sido cumpridos 4 mandatos.

O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1.400mm. As temperaturas podem atingir mínimas próximas a zero grau nos meses de junho/julho, com formação de geada.

História da cidade de São Lourenço da Serra São Paulo - SP

A história de São Lourenço da Serra tem início no século XVIII, época do Brasil colônia e do movimento das bandeiras que desbravavam os sertões em busca de ouro, pedras preciosas e índios para escravisar. Os bandeirantes seguiam sempre os caminhos fluviais que permetia ligar o norte ao sul e o leste ao oeste, e deixavam caminhos abertos para jesuítas e colonos formarem aldeias. A partir de agosto e setembro de 1562, respectivamente, foram instalados na região os postos de Embu e Itapecerica.

O núcleo de população indígena aumentou muito com a vinda dos indíos da aldeia Carapicuíba, trazidos por Afonso Sardinha e doutrinados por Belchior de Pontes. Seguindo

o rastro dos bandeirantes, chegaram os jesuítas que iniciaram com os indíos o trabalho de catequização e o ensino da técnica do plantio. Esse lugar, hoje, é a divisa de São Lourenço da Serra com Itapecerica da Serra, bairro chamado Aldeinha. Em meados de século XIX, chegaram à região dois caçadores, Manoel Soares de Borba e Manoel Mendes Rodrigues, que encontraram jesuítas e uma capela construída em honra de São Lourenço no local da antiga aldeia abandonada por seus colonos em virtude da febre do ouro.

A terra era boa para a lavoura e para as pastagens e os dois resolveram, se estabelecer com suas famílias e dividiram as terras entre si. Passaram a cultivar milho, feijão, cana-de-açúcar e mandioca, fizeram um pomar e construíram uma moenda para produção de açúcar preto e um monjolo. Iniciaram a criação de gado leiteiro, de porco, de galinhas e de cavalos e ampliaram de tal forma as possibilidades de vida daquele lugar, que precisaram buscar parentes e amigos para se estabelecerem em lotes doados e construir novas casas.

O vilarejo crescia e tornou-se necessário aumentar também seu campo de trabalho. Partiram, então, para a produção e o comércio do carvão, levado para Santo Amaro com outras mercadorias e trocadas por café, arroz, açúcar, sal, remédios e tecidos. Com o passar do tempo, as duas fazendas originais foram se transformando em um vilarejo inicialmente chamado "Vilarejo dos Borbas". Depois, seu nome foi mudado para Bairro de São Lourenço da Serra.

Nessa época já havia uma estrada que vinha de Itapecerica, passava pela aldeinha e seguia até Juquitiba, e São Lourenço se caracterizava como local de ruas de terras cheias de carros de bois, tropas e tropeiros, em busca de descanso e mantimentos para proseguir suas viagens.

A partir de 1900, o bairro recebeu novos habitantes, se desenvolveu e estabeleceu uma atividade comercial própria. O resultado dessa expansão territorial do desenvolvimento econômico, com a exploração de metais e outras atividades, foi a criação do distrito de São Lourenço da Serra em 30 de dezembro de 1953, do município de Itapecerica da Serra, com território desmembrado do distrito-sede e dos distrito de Embu-Guaçu e Juquitiba. Apenas em 30 de dezembro de 1991 adquiriu autonomia políticaadministrativa.

Gentílico: são-lorensano Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Lourenço da Serra ex-povoado, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, com terras desmembrada do distrito sede do município de tapecerica da Serra e dos distritos de Embuguaçu e Juquitiba, subordinado ao município de Itapecerica da Serra.

No quadro fixado para vigorar no período de 1954-1958, o distrito de São Lourenço da Serra figura no município de Itapecerica da Serra.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São Lourenço da Serra permanece no município de Itapecerica da Serra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Lourenço da Serra, pela lei estadual nº 7664, de 30-12-1991, desmembrado de Itapecerica da Serra. Sede no antigo distrito de São Lourenço da Serra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-011993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 186,456: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.810: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 741: matrículas
Número de unidades locais: 520: unidades
Pessoal ocupado total: 6.248: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 14.332,84: reais
População residente : 13.973: pessoas
População residente - Homens: 7.087: pessoas
População residente - Mulheres: 6.886: pessoas
População residente alfabetizada: 11.901: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.967: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.387: pessoas
População residente, religião espírita: 328: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.474: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.689,72: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.077,86: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 417,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 480,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,728:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Lourenço da Serra: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Lourenço da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: