Tudo sobre Ribeirão Bonito Estado de São Paulo

Informações Gerais sobre a cidade de Ribeirão Bonito

Coordenadas geográficas

O município de Ribeirão Bonito fica localizado na latitude -22.0685 e longitude -48.182 e faz parte do estado de São Paulo.

Tamanho do Território de Ribeirão Bonito

Com um total de 471,553 km², Ribeirão Bonito de extensão territorial.

População de Ribeirão Bonito

De acordo com dados do IBGE, Ribeirão Bonito possui aproximadamente 13.137 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Ribeirão Bonito são chamados de ribeirão-bonitense.

Administração municipal

Prefeito atual:ANTONIO CARLOS CAREGARO.

História de Ribeirão Bonito, São Paulo

Ouvir com robot

Ribeirão Bonito faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 22º04′00" sul e a uma longitude 48º10′34" oeste, estando a uma altitude de 590 metros. A população avaliada em 2006 era de 11.924 habitantes.

Em 12 de outubro de 1862, quando esta zona ainda era sertão, alguns membros da família Alves Costa, emigrando de Ouro Fino, Minas Gerais, se estabeleceram, com propriedades agrícolas nas imediações do curso da água já conhecido pela denominação de Ribeirão Bonito. A Vila de Brotas, a cujo município pertencia o bairro em crescente prosperidade, era bem distante e isso dificultava a assistência a missas, casamentos, batizados, enterros e a aquisição de muitos artigos indispensáveis ao consumo local. Tal fato levou os cidadãos José Venâncio Alves Costa e Antônio de Souza Pinto, português aqui domiciliado, a lembrarem a Joaquim Alves Costa a promessa por este de doar ao Bom Jesus alguns alqueires de Terras para a fundação de um povoado e construção de uma Capela sob a invocação daquele Santo. Realmente, conta-se que Joaquim Alves Costa, quando ainda residia em Ouro Fino, Minas Gerais, certa manhã saiu para o mato a fim de fazer uma derrubada. Era dia 6 de agosto, dia do Senhor Bom Jesus. Não fazendo casos das advertências que parentes lhe fizeram, tentando comvencê-lo de não trabalhar neste dia santificado, Joaquim Alves Costa pôs-se a derrubar uma árvore. Foi infeliz, porém, sendo por ela apanhado. Conduzido à sua casa, ficou acamado por vários dias, seriamente ferido. Fez, então, uma promessa: se sarasse, doaria ao Bom Jesus alguns alqueires de terras, das primeiras que adquirisse, para a fundação de um povoado e construção de uma capela. Acontece que quando seu filho José Venâncio Alves Costa e Antônio José de Souza Pinto lhe recordaram esta promessa, Joaquim Alves Costa ainda não possuia terras. Então seus irmãos Antonio Alves Costa, Thomaz Alves Costa e o cunhado Manoel Garcia de Oliveira chamaram para si a promessa. Concientizaram-se e doaram 15 alqueires paulistas de terras para o patrimônio da igreja do Senhor Bom Jesus. A 2 de março de 1872 a construção da capela foi contratada com João Leite de Arruda, com a contribuição de todos os moradores. Essa capela construída na base do Morro Bom Jesus, também conhecido como Morro do José Pinto, foi a Matriz da paróquia durante muitos anos, sendo demolida em 1904. Pouco tempo depois da construção da capela abria-se o cemitério na parte alta da cidade, que naquele tempo ainda era arraial. Esse cemitério serviu até 1893. em torno da capela agruparam-se algumas casas de comércio, até que em 1882 o governo provincial promulgou a Lei nº 16, datada de 8 de março, criando a freguesia e distrito de paz de Ribeirão Bonito.

As primeiras autoridades policiais nomeadas foram: subdelegado, Sebastião de Quadros Pacheco; 1º suplente, Joaõ José Guimarães; 2º suplente Dionísio de Seixas Ribeiro. Os primeiros juízes de Paz foram os cidadãos Antonio Francisco de Macedo, Francisco Luiz Simões e José Alves Delfino. Para escrivão de Paz foi nomeado o Sr. Evaristo Barbosa Caldas. Data de 1884 a criação da agência dos Correios. Nesse tempo funcionava uma escola primária a cargo do Sr. Dionísio de Seixas Ribeiro. Criada a freguesia, foi escolhido para seu primeiro vigário o Padre Antonio Alvares Guedes Vaz, que já servia como cura da localidade,e que prestou durante muitos anos assinalados serviços à comunidade. Muitos contribuíram para o progresso local as correntes imigratórias, principalmente italianas, encaminhadas para a lavoura em que predominava a cafeicultura. Ribeirão Bonito foi feito Município pelo Decreto nº 24, de 5 de março de 1890. Primeiros vereadores eleitos: Padre Antonio Alves Guedes Vaz, João Batista Montana, Manoel Rodrigues da Fonseca Melo, José Ignácio Sá Bitencourt e José Venancio Alves Costa. A 15 de março de 1892, pelo Decreto nº38, foi criado o termo de Ribeirão Bonito, sendo nomeado seu primeiro juiz municipal o Dr. João de Melo Peixoto. A 10 de setembro de 1892, pelo Decreto nº103, foi o referido termo elevado à categoria de Comarca, tendo sido nomeado juiz de direito o Dr. Alberto Júlio Pinto Pacca. A 10 de maio de 1894 foi inaugurada a estação ferroviária da Comp. Paulistas de Estradas de ferro, o que veio dar sensível impulso à vida econômica do Município.

História da cidade de RIBEIRAO BONITO SãO PAULO

A família Alves Costa originária de Ouro Fino - MG, foi quem iniciou o povoamento da região, cortada pelo curso do Ribeirão Bonito, em outubro de 1862.

Ainda em sua cidade natal, Joaquim Alves Costa havia prometido doar terras ao Senhor Bom Jesus, por ter recebido graças.

Foi ajudado no seu intento por seu filho José Venâncio Alves Costa e, um amigo português, Antônio José de Souza Pinto e, ainda, Antônio Alves Costa, Thomaz Alves Costa, Ignácio Alves Costa e Manoel Garcia de Oliveira, que cotizando-se, compraram e doaram 15 alqueires de terra para o patrimônio do Senhor Bom Jesus.

Em março de 1872, foram contratados os serviços profissionais de João Leite de Arruda para construção de uma capela, que recebeu colaboração de todos os moradores do povoado.

O patrimônio desenvolveu-se em torno da capela, passando a freguesia e Distrito de Paz de Ribeirão Bonito em março de 1882.

Com a chegada dos imigrantes, principalmente italianos, a localidade passou por grande progresso, decorrente da cafeicultura.

Em maio de 1894, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, inaugurou em Ribeirão Bonito a sua estação, fato de grande importância para a economia do Município.

Na segunda década deste século, Ribeirão Bonito já contava com melhoramentos públicos, como água, esgotos e iluminação elétrica.

GENTíLICO: RIBEIRãO-BONITENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Ribeirão Bonito, por Lei Provincial no 16, de 08 de março de 1882, no Município de Brotas.

Elevado à categoria de vila, por Decreto Estadual nº 24, de 5 de março de 1890, desmembrado de Brotas. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 20 de junho de 1893.

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Lei no 1032, de 14 de dezembro de 1906, cria o Distrito Guarapiranga e incorpora ao Município de Ribeirão Bonito.

Em divisão administrativa referente a 1911, o Município de Ribeirão Bonito se compunha de 2 Distritos: Ribeirão Bonito e Guarapiranga,

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Decreto no 6950, de 06 de fevereiro de 1935, cria o Distrito de Santa Clara e incorpora ao Município de Ribeirão Bonito.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decretolei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Ribeirão Bonito compreende o único termo judiciário da comarca de Ribeirão Bonito e se divide em 3 Distritos: Ribeirão Bonito, Guarapiranga e Santa Clara.

Pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Ribeirão Bonito perdeu parte do território do extinto Distrito de Santa Clara, para o Município de Dourado,e o Distrito de Ribeirão Bonito adquiriu parte do território do extinto Distrito de Santa Clara, do mesmo Município.

Em 1939-1943, o Município de Ribeirão Bonito é composto dos Distritos de Ribeirão Bonito e Guarapiranga, e é termo da comarca de Ribeirão Bonito , formada de 1 único termo, Ribeirão Bonito, termo este composto de 3 Municípios: Ribeirão Bonito, Boa Esperança e Dourado.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Ribeirão Bonito ficou composto dos Distritos de Ribeirão Bonito e Guarapiranga, e constitui o único termo judiciário da comarca de Ribeirão Bonito a qual é formada pelos Municípios de Ribeirão Bonito, Boa Esperança do Sul e Dourado. Permanece formado dos Distritos de Ribeirão Bonito e Guarapiranga, comarca de Ribeirão Bonito.

Nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distrito: Bibeirão Bonito e Guarapiranga.

Assim permanecendo em divisão terriorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

DDD de Ribeirão Bonito, São Paulo

16

Como fazer uma ligação para Ribeirão Bonito:

0 + Operadora + 16 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 16 + telefone
  • Vivo: 015 + 16 + telefone
  • Aerotech: 017 + 16 + telefone
  • Claro: 021 + 16 + telefone
  • GVT: 025 + 16 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 16 + telefone
  • TIM: 041 + 16 + telefone
  • Sercontel: 043 + 16 + telefone

CEP de Ribeirão Bonito

O Código Postal (CEP) geral de Ribeirão Bonito, São Paulo, é 13580000.

Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito
Endereço: Pça. dos Três Poderes, S/N, Centro, Ribeirão Bonito - SP, CEP: 13580000
Telefone / Fax:(16) 3355-9900 (16) 3355-9909
Prefeito: ANTONIO CARLOS CAREGARO

Hospitais em Ribeirão Bonito - SP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde ribeirão-bonitense.

Cartórios na cidade de Ribeirão Bonito

Acesse a lista de Cartórios em Ribeirão Bonito. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Ribeirão Bonito Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Ribeirão Bonito - SP e localizar ruas e endereços do município paulista.

Notícias sobre Ribeirão Bonito

Confira as últimas notícias de hoje em Ribeirão Bonito.

Previsão do tempo na região ribeirão-bonitense

Veja a previsão do tempo em Ribeirão Bonito: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Ribeirão Bonito

Confira as cidades vizinhas de Ribeirão Bonito - SP em uma distância de até 50 km.

Dourado - 14.5 km
Trabiju - 16.0 km
Ibaté - 23.4 km
Brotas - 24.1 km
São Carlos - 31.0 km
Araraquara - 31.5 km
Bocaina - 35.9 km
Dois Córregos - 39.0 km
Torrinha - 39.5 km
Gavião Peixoto - 41.3 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Ribeirão Bonito através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.7 de 5 estrelas para o Município ribeirão-bonitense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 29/03/2024 - Ribeirão Bonito - São Paulo.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Funda%C3%A7%C3%A3o+da+Cidade+de+Salvador

Dia da Fundação da Cidade de Salvador

Salvador é um município e capital do estado da Bahia, no Brasil. Pertence à Mesorregião Metropol...

Saiba Mais
Anivers%C3%A1rio+de+Curitiba

Aniversário de Curitiba

Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altit...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online

 

Estados