Início » São Paulo » Pedra Bela


Pedra Bela - São Paulo



Pedra Bela faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 22º47′35" sul e a uma longitude 46º26′35" oeste, estando a uma altitude de 1120 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.849 habitantes. Possui uma área de 157,62km².

O povoado que deu origem à cidade tinha como denominação de Santa Cruz do Feital e foi fundada por José Antônio de Oliveira, no ano de 1869, integrando o apogeu paulista do ciclo do café. Em 1929 o povoado tornou-se Distrito de Bragança Paulista e em 1930 foi elevado à categoria de Vila. Em 1945 o nome da Vila da Pedra Grande, foi alterado para Pedra Bela. A emancipação político-administrativa deu-se em janeiro de 1964, sendo José Bueno de Miranda o primeiro prefeito do Município. Pedra Bela faz jus ao nome, pois é muito valorizada pelos recursos naturais: a paisagem, o clima, a flora, as cachoeiras e riachos.

Um dos pontos turísticos de Pedra Bela é a pedra do Santuário,onde está localizada a maior tirolesa do Brasil com aproximadamente 2km de extensão.

História da cidade de A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude média de 1.100 metros. A base econômica do município está centrada na agropecuária, destacando-se a produção de batatas, café e vagem. é também de considerável importância para a economia local a grande gleba utilizada para o reflorestamento com eucalipto, que é transformado em lenha e carvão. Outros destaques são a suinocultura e os micro-estabelecimentos industriais que beneficiam o milho em produtos como fubá, farinha e canjica, de grande conceito e aceitação em toda a região. Também oferece Turismo de Aventura ( Escalada , Moutain Bike, Trekking , Cavalgada , Turismo Equestre). A escola de escalada Alma de Pedra (professor Alexandre) oferece cursos e atividades na área. Atualmente Pedra Bela conta com mais de 70 vias de escalada, de diversos níveis que variam entre 50 e 120 metros de altura.

O povoado que deu origem à cidade tinha como denominação Santa Cruz do Feital e foi fundado por José Antonio de Oliveira, no ano de 1869, integrando o apogeu paulista do ciclo do café. Em 1929 o povoado tornou-se Distrito de Bragança Paulista e em 1930 foi elevado à categoria de Vila. Em 1945 o nome da Vila da Pedra Grande, foi alterado para Pedra Bela. A emancipação político-administrativa deu-se em janeiro de 1964, sendo José Bueno de Miranda o primeiro prefeito. Pedra Bela é uma cidade valorizada pelos recursos naturais: a paisagem, o clima, a flora, as cachoeiras e riachos.

HISTORIA DO SANTUáRIO DA PEDRA

Na parte superior da Pedra Grande, situada em Pedra Bela, há uma igreja. é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A área possui cerca de 15 mil metros quadrados. Há muitos anos, um garoto de nome Antonio, órfão e abandonado em Bragança Paulista, foi acolhido por um fazendeiro de Pedra Bela, conhecido como Joaquim da Serra. Sua fazenda ficava nas proximidades da Pedra. O garotinho tinha visões constantes. Uma bela mulher, repleta de luzes coloridas, com perfumes de flores surgia e conversava com ele. Numa dessas aparições, disse-lhe que gostaria que fosse construída uma igreja lá no alto da Pedra, em sua homenagem.

Joaquim da Serra, homem religioso, e outros pedrabelenses, que também já sabiam das visões do garoto, iniciaram a construção. Tijolo por tijolo foram levados para o alto da Pedra. E assim foi construído o Santuário, hoje ponto turístico da cidade. O garotinho, que ficou conhecido como Antonio da Serra, faleceu em 1999, pobre, humilde e no anonimato, como sempre viveu. No dia 12 de outubro de cada ano, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é realizada uma grande festa no Santuário. Milhares de fiéis de todas as localidades do Brasil para lá se dirigem, demonstrando sua fé.

O distrito de foi criado pela Lei 2369 de 30-11-1929, pertencente ao município de Bragança Paulista. Pelo Decreto-lei 14334 de 30-11-1944, altera a denominação para Pedra Bela. O Município foi criado pela lei 8092 de 28-02-1964

Fundação: 1869 (138 anos)

área: 148 km2

GENTILíCO : Pedra-Belense

Altitude: 1.100m Temperatura média: 23°C

PONTOS TURíSTICOS

Santuário de Pedra Bela - Pedra Maria Antônia - Cachoeira Boca da Mata - Trilha das Lajes - Corredeiras dos Tucuns - 29 Capelas espalhadas pela cidade - Artesanato diversos Projeto Pedra Bela: Oficina de Fiação e Tecelagem -Portão do Céu (comunidade ecumênica, aceita visitantes para retiros espirituais) Turismo de Aventura ( Escalada , Moutain Bike, Trekking , Cavalgada , Turismo Equestre)

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: VLADEMIR DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 158,587: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 705: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 225: matrículas
Número de unidades locais: 221: unidades
Pessoal ocupado total: 994: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.703,66: reais
População residente : 5.780: pessoas
População residente - Homens: 3.030: pessoas
População residente - Mulheres: 2.750: pessoas
População residente alfabetizada: 4.804: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.291: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.609: pessoas
População residente, religião espírita: 54: pessoas
População residente, religião evangélicas: 897: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.558,50: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.914,18: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 453,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,677:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pedra Bela: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pedra Bela? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: