Início » São Paulo » Águas da Prata


Águas da Prata - São Paulo



Águas da Prata faz parte do estado de São Paulo, localizado a 238km da capital, é atendida pela SP-342 que liga São Paulo a Minas Gerais, na encosta da Serra da Mantiqueira. Destaca-se por suas belezas naturais que atraem turistas de todo país.

Águas da Prata é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

O município de Águas da Prata deve sua existência em razão de grande quantidade de sais minerais encontradas em suas águas sendo que a origem do nome vem de uma corruptela do tupi-guarani Pay tâ que ao ser pronunciada pelos portugueses tornou-se Prata Pay tâ que quer dizer em tupi-guarani água dependurada em virtude da alta mineralização das águas que ao escorrerem próximas as minas formam estalactites. Nas nascentes era constatada a presença de animais silvestres como: antas, veados, capivaras, queixadas, porco do mato e muitos outros.

História da cidade de AGUAS DA PRATA SãO PAULO

A descoberta da fonte de água mineral, na margem do Ribeirão da Prata, em 1876 por Rufino Luiz de Castro Gavião, que aí fazia caçadas, proveniente de São João da Boa Vista, é atribuída ao acaso.

O caçador percorria as terras do Alegre, quando percebeu a preferência dos animais silvestres pela água da nascente, resolvendo prova-la, surpreendeu-se com suas qualidades. O fato foi relatado e comprovado por outras pessoas.

Com a inauguração do ramal da Estrada de Ferro Mogiana, ligando Cascavel (hoje Aguaí ) a Poços de Caldas, em 1886, despertou o interesse dos cafeicultores da região para a estação de embarque da ferrovia no vale banhado pelo Ribeirão das Prata e o Córrego da Platina, que passaram a construir suas residências junto à estação, nascendo então um povoado.

Em 1916 fez-se o primeiro hotel e, por iniciativa particular de seus moradores, foi efetuada a análise química da água das fontes, constatando-se suas propriedades alcalinas, semelhantes às das fontes de "Vichy"na frança, ficando a Prata conhecida com

o cognome de a "Vichy Brasileira".

A vocação para Estância Hidromineral consolidou-se quando químicos do Departamento Geográfico e Geológico do Estado, pesquisando a região, fizeram prospecção das fontes, comprovando a viabilidade da exploração econômica de sua mineração.Criou-se em 1913, uma empresa para o fim em questão, fazendo com que surgissem hotéis e toda infra-estrutura necessária.

Em 1925, foi criado o Distrito de Paz de águas da Prata, no Município de São João da Boa Vista. O município da Estância Hidromineral de águas da Prata foi instalado em dezembro de 1935, alterando-se o Topônimo para águas da Prata.

GENTíLICO: PRATENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominaçào de águas da Prata, por Lei Estadual nº 2093, de 23 de Dezembro de 1925, no Município de São João da Boa Vista.Na divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1933, o Distrito de águas da Prata, figura no Município de São João da Boa Vista.

Elevado à categoria de município com a denominaçào de águas de Prata, por Decreto-lei Estadual nº. 7277, de 03 de julho de 1935, desmembrado de São João da Boa Vista. Constituído de Distrito Sede. Sua instalação se verificou em 16 de dezembro de 1935.

Nas divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadroanexo ao Decreto-lei Estadual nº. 9073, de 31 de março de 1938, o Município de águas da Prata se compõe de um único distrito de igual nome, assim permanecendo no quadro territorial fixado para o quinquênio 1939-1943, pelo Decreto Estadual nº. 9775, de 30 de novembro de 1938.

De acordo com o Decreto-lei Estadual nº. 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro da divisão territorial, judiciária e administrativa do Estado de São Paulo, para vigorar no período 1945-1948, o município permanece composto do único Distritode águas da Prata.

Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, cria o Distrito de São Roque daFartura e incorpora ao Município de águas da Prata.

Fixado o quadro territorial para vigorar em 1949-1953, o Município de águas dePratas se compõe de 2 Distritos: águas da Pratas e São Roque da Fartura.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos:águas da Prata e São Roque da Fartura.

Assim permanecendo em Divisão Territorial datada de 15-Vll-1997.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 142,961: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 671: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 129: matrículas
Número de unidades locais: 294: unidades
Pessoal ocupado total: 1.127: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.205,32: reais
População residente : 7.584: pessoas
População residente - Homens: 3.747: pessoas
População residente - Mulheres: 3.837: pessoas
População residente alfabetizada: 6.691: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.537: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.243: pessoas
População residente, religião espírita: 261: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.619: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.767,91: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.662,11: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 570,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,781:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Águas da Prata: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Águas da Prata? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: