Início » Santa Catarina » São Ludgero


São Ludgero - Santa Catarina



São Ludgero faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º19′33" Sul e a uma longitude 49º10′37" Oeste, estando a uma altitude de 50 metros.

O município foi colonizado por alemães vindos da Colônia Teresópolis. Lá chegaram em ca. da década de 1860, provenientes da região de Münster, principalmente de Heek, que também tem São Ludgero como padroeiro. Tal migração deu-se a partir de 1873, principalmente devido à baixa fertilidade do solo do local e ao abandono por parte do governo

O atual território da cidade foi determinado pelo então pároco da comunidade, Padre Roer, que em uma de suas visitas a diversas comunidades nos arredores de Teresópolis encontrou um local em que a terra parecia ser mais fértil que a de sua comunidade, por informação de Luís Martins Collaço. Como as terras pertenciam ao dote da então princesa Isabel, enviaram uma solicitação ao governo imperial pedindo a posse de tal localidade. Depois de algum tempo veio a resposta positiva, e então migraram para o novo desafio.

História da cidade de São Ludgero Santa Catarina - SC

São Ludgero, nome trazido pelos colonos alemães oriundos da Westfália, Alemanha, no ano de 1875. Aqui chegados logo trataram de construir ás margens do Rio Braço do Norte, uma escola e uma capela, para que com a evolução material, também evoluísse a cultura e o espírito, escolhendo como padroeiro desta capela o São Ludgero, nome que deu origem ao município. A derrubada das matas para a instalação das primeiras roças foi um desafio ao povo, que buscava na religiosidade a força para seguir em frente, sem perder as raízes germânicas.

A área de terra que hoje é São Ludgero desmembrou-se de Braço do Norte, mas era pequena. Para que o município tivesse a extensão que tem hoje, foi preciso uma manobra dos imigrantes alemães: ao mesmo tempo, forçavam a emancipação de Colonia, que ia da Barra do Norte até o Rio Cachorrinhos. Emancipadas as duas localidades, logo ocorreu a fusão de Colônia com são Ludgero, resultando no território atual do município.

Em 1° de março de 1920, foi fundado o 1° Seminário de Santa Catarina, onde deu a formação inicial a diversos padres e freiras do Brasil, tendo a sua frente o Monsenhor Frederico Tombrock, primeiro Pároco de São Ludgero.

Gentílico- São Ludgerense

Formação Administrativa:

De acordo com a Lei n° 829 de 12 de junho de 1962, na conformidade da resolução n° 22 de 26 de dezembro de 1961, da Câmara Municipal de Braço do Norte, foi criado o município de São Ludgero, desmembrado dos municípios de Braço do Norte e Orleans. E, em 15 de julho de 1962, foi o mesmo instalado, começando sua vida municipal independente, tendo como Prefeito provisório, o Sr. Turibio Schmidt. Em 07 de outubro do mesmo ano foi eleito o 1° prefeito de São Ludgero, Daniel Brunning, que tomou posse em 31de janeiro de 1963.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ISAAC TEGNALT CARRER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 107,663: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.666: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 497: matrículas
Número de unidades locais: 479: unidades
Pessoal ocupado total: 5.010: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 50.671,09: reais
População residente : 10.993: pessoas
População residente - Homens: 5.625: pessoas
População residente - Mulheres: 5.368: pessoas
População residente alfabetizada: 9.656: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.269: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 10.094: pessoas
População residente, religião espírita: 20: pessoas
População residente, religião evangélicas: 730: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.343,84: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.938,02: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 600,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 655,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,755:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Ludgero: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Ludgero? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: