Início » Santa Catarina » São Bento do Sul


São Bento do Sul - Santa Catarina



São Bento do Sul é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Localizado na latitude 26º15′01" sul, longitude 49º22′43" oeste e altitude de 838,39 metros, sua população em 2011 era estimada em 75.520 habitantes.

A distância rodoviária até a capital do estado é de 250 quilômetros.

A história de São Bento do Sul está ligada a Colônia Dona Francisca, empreendimento privado de colonização promovido pela Sociedade Colonizadora de 1849, em Hamburgo (Kolonisationsverein von 1849, Hamburg), organizada na cidade portuária homônima, na Alemanha. Da colônia Dona Francisca evoluiram algumas extensões, a primeira dessas localizada nas margens do rio São Bento, que evoluiu mais tarde para o município de São Bento do Sul.

História da cidade de SãO BENTO DO SUL SANTA CATARINA MONOGRAFIA - n.º 573 Ano: 1974

ASPECTOS HistóricoS

Em 14 de junho de 1873, partiu do Velho Mundo mais um navio lotado de imigrantes, com destino ao Brasil. Era o veleiro "Zanzibar", que transportava 141 passageiros procedentes da Boêmia, Prússia Ocidental, áustria, Polônia Oriental, Saxônia e de outros países.

Não temeram as vicissitudes de uma jornada longa e aportaram, com disposição incomum de vencer, em território, para eles desconhecido. No dia 5 de setembro daquele ano, a embarcação ancorou nas proximidades de uma ilha ao largo do porto de São Francisco, em Santa Catarina. Dois dias depois, quando a nação que os acolhia completava seu 51° aniversário de independência, os viajantes pisaram pela primeira vez o solo brasileiro. Algumas famílias foram para São Bento. A partir desse dia. um sem número de sacrifícios, de atos heróicos, de abnegação e de desprendimento se constituíram em páginas inesquecíveis da história do desbravamento daquela região.

Contratados, pela Sociedade Colonizadora de 1849 de Hamburgo, esses autênticos bandeirantes destinaram-se a civilizar um planalto cujas florestas muito se pareciam, em pujança, com aquelas que os viram nascer na velha Europa Central.

A 20 de setembro de 1873, a direção da Colônia Dona Francisca enviou serra acima os primeiros 70 colonos. Localizando-se, à margem de um arroio, em um grande barracão de pau-a-pique esses imigrantes austro-bávaros (do Bohmenwaldt), pomeranos, boêmios do norte (Nordböhmen) e poloneses (Deutsch polen) lançaram os alicerces da Colônia Agrícola de São Bento. E a 23 de setembro de 1873, data oficial da Fundação, pela primeira vez se ouviu na região o bater dos machados, a rasgarem as primeiras picadas, origem das estradas destes dias, como também foram os que erigiram as primeiras palhoças no solo rico da atual Cidade.

Em 1876, no curto espaço de 3 dias, foi erguida por 10 homens uma capela na Colônia. Depois de benzê-la, o Padre Carlos Boegershausen, vigário da paróquia de Joinville, celebrou, no dia 8 de março, a primeira missa em meio ao grande júbilo popular.

No mesmo ano, graças aos esforços de seus desbravadores e de outros colonos de variadas procedências que posteriormente lhes foram somados, pôde a colônia receber a visita do Dr. Alfredo D′Escragnolle Taunay, então Presidente da Província de Santa Catarina. No ano seguinte, lá chegou, instalando-se definitivamente, o primeiro médico Dr. Phillip Maria Wolff.

Em 1878, descontentes com o desequilíbrio econômico-financeiro que os fazia sofrer, 300 homens armados se dirigiram a Joinville, numa tentativa de solução para os problemas que os angustiavam Depostas as armas a pedido do delegado local, as conversações se efetivaram pacífica e cordialmente, tendo sido os colonos contemplados com auxílio financeiro de 1 conto de réis.

Tal como nos primeiros dias de sua vida, quando da medição das terras, volta São Bento, no ano de 1880, a envolver-se com os paranaenses em questão de limites. Em 1881, foi organizada a primeira agência de correio e no mesmo ano construída a cadeia. Pertencente a Augusto Henning, data de 1884, a primeira serraria, e em 1885, mais uma vez o Município recebe a visita honrosa do Presidente da Província, nessa época o Dr. José Lustosa da Cunha Paranaguá.

Eram transcorridos 20 anos e a pequena colônia já cogitava de organizar a sua parte urbana quando em 1893, o Brasil foi sacudido pela Revolução Federalista.

Essa revolta, que em pouco tempo tomou caráter nacional, teve também como palco de lutas, a povoação de São Bento, declarada inclusive "Capital Provisória do Estado", quando o general Argolo, a 10 de novembro, proclamou, do palacete Wolff (residência Kahlhofer), o "Governo Legal de Santa Catarina".

E com isso São Bento sofreu as consequências da guerra civil.

Em 1896, as questões referentes aos limites de Santa Catarina com o Paraná agravaram-se, só terminando em 1904, com a decisão favorável, ao primeiro, do Supremo Tribunal Federal. Ainda em 1896, foi inaugurada a nova linha telegráfica e em 1906, a 1ª rede de iluminação elétrica, e vieram: a seca, em 1924, com enormes prejuízos; a enchente, em 1929, quando a água atingiu o centro da cidade; a geada, em 1937, com os termômetros marcando 10 graus abaixo de zero.

Mas a tudo os sambentenses opuseram a sua fibra de pioneiros, nada conseguindo deter a sua marcha para o progresso.

Hoje São Bento ocupa lugar de relevante importância entre os municípios de maior expressão no Estado.

Formação Administrativa O Distrito foi criado pela Lei provincial n.º 801, de 6 de abril de 1876, e o Município o foi, com território desmembrado do de Joinville, por força da Lei provincial n.° 1.030, de 21 de maio de 1883, instalandose a 30 de janeiro do ano seguinte.

Em 1911, o Município era formado por um só distrito, o de igual designação, já em 1933, aparece constituído pelo distrito-sede e pelo de Rio Negrinho.

Por força do Decreto-Lei estadual n.º 941, de 31 de dezembro de 1943, o Município e seu distrito-sede passaram a denominar-se Serra Alta.

Em virtude da Lei estadual n.º 247, de 30 de dezembro de 1948, 0 Município de Serra Alta e seu distrito-sede sofreram alterações toponímicas, recebendo o nome de São Bento do Sul. A composição distrital, entretanto, permaneceu a mesma: São Bento do Sul (sede) e Rio Negrinho.

Em face da Lei estadual n.º 133, de 30 de dezembro de 1953, o distrito de Rio Negrinho foi elevado a Município, passando São Bento do Sul a figurar com apenas um distrito, o da sede.

Esta situação permanece até a presente data.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 501,634: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 39: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 10.198: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 3.143: matrículas
Número de unidades locais: 3.726: unidades
Pessoal ocupado total: 32.804: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 38.956,15: reais
População residente : 74.801: pessoas
População residente - Homens: 37.239: pessoas
População residente - Mulheres: 37.562: pessoas
População residente alfabetizada: 66.905: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 25.718: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 58.383: pessoas
População residente, religião espírita: 479: pessoas
População residente, religião evangélicas: 14.244: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.208,79: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.920,94: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 575,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 633,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,782:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Bento do Sul: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Bento do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: