Início » Santa Catarina » Irani


Irani - Santa Catarina



Irani é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

O território de Irani começou a ser desbravado e ocupado em meados do século XIX por fazendeiros oriundos do Rio Grande do Sul. Era uma extensa área à margem do rio peixe, disputada pelos estados de Santa Catarina e do Paraná e pela Argentina.

Por causa desses e de outros fatores históricos, estourou em 1912 a Guerra do Contestado, iniciada com a chamada Batalha do Irani, que custou a vida de milhares de pessoas, entre sertanejos e militares, espalhando o pânico em grande parte da região.

História da cidade de Irani

A cidade que hoje é conhecida como berço do Contestado foi habitada inicialmente pelos grupos nativos, Xoklengs e Kaigangs, responsáveis pelo povoamento do planalto catarinense. Além desses, os caboclos ou brasileiros também habitaram a região.

O município de Irani, localizado no meio oeste catarinense, começou a ser desbravado e ocupado no início do século XIX, por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul, que transformaram o cotidiano da população local.

Esta época foi marcada pelo predomínio dos coronéis, que dominavam a região do Irani. Entre os colonizadores destacam-se: Leopoldino Fabrício das Neves, Dinarte Antunes, Pedro Kades, Alexandre Telles e Miguel Fabrício das Neves.

No final do século XIX, as terras do oeste catarinense foram alvo de uma série de disputas, que envolviam questões políticas, econômicas e sociais. Neste aspecto vale ressaltar o fato que o Brasil e a Argentina se envolveram em conflitos políticos administrativos relacionados aos governos e aos fazendeiros, que por sua vez acabaram ignorando a presença do caboclo. Esta situação foi se agravando com outros fatores, resultando na Guerra do Contestado.

Durante esse conflito destaca-se o messianismo trazido pelos representantes religiosos conhecidos como monges. O papel deles foi importante na estrutura religiosa que se formava nos sertões do Contestado, pois eles representavam, de certa forma, os interesses dos caboclos.

Entre estes líderes religiosos acabou se sobressaindo o monge José Maria, um dos personagens que marcaram a Guerra do Contestado. Pois, o seu poder de persuasão e força religiosa aumentava entre os caboclos e outros moradores de Irani a tal ponto que ocasionou no surgimento de um movimento revolucionário liderado pelo monge José Maria.

Esta ação é interpretada como sendo uma invasão as terras que estavam sendo disputadas pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Dessa forma o governo paranaense enviou tropas comandadas por João Gualberto para expulsar o grupo liderado por José Maria. Assim na manhã de 22 de Outubro de 1912, ocorreu o primeiro enfrentamento entre os caboclos de José Maria e as tropas paranaenses.

A Guerra do Contestado, que terminou em 1916, ceifou a vida de muitos sertanejos, caboclos e militares, espalhando pânico em grande parte da região, por isso, Irani ficou conhecido como o Berço do Contestado.

O topônimo Irani é de origem indígena e significa mel envelhecido. A cidade recebeu esse nome devido ao rio que banha o município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Irani, pela Lei Municipal n.º 15 de 02-01-1919, subordinado do município de Cruzeiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Irani figura no município de Cruzeiro.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, o município de Cruzeiro passou a denominar-se Joaçaba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Iraní figura no município de Joaçaba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito Irani permanece no município de Joaçaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Irani, pela Lei Estadual n.º 916, de 11-09-1963, desmembrado de Joaçaba. Sede no antigo distrito de Irani. Constituído de distrito sede. Instalado em 11-09-1963.

Em divisão territorial datada de 01-I-1979, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: Maristela Zanini Pompermayer

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 325,737: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.360: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 336: matrículas
Número de unidades locais: 364: unidades
Pessoal ocupado total: 1.708: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 19.220,10: reais
População residente : 9.531: pessoas
População residente - Homens: 4.850: pessoas
População residente - Mulheres: 4.681: pessoas
População residente alfabetizada: 8.151: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.735: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 7.370: pessoas
População residente, religião espírita: 7: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.936: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.560,20: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.134,91: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 521,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 556,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,742:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Irani: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Irani? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: