Início » Santa Catarina » Agrolândia


Agrolândia - Santa Catarina



Agrolândia faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se na microrregião de Rio do Sul, tendo como principal atividade econômica a agropecuária. Foi colonizada pelos alemães sendo a principal etnia. O principal acesso ao município é pela rodovia SC-426, a partir da BR-470. Existem acessos secundários por Otacílio Costa, descendo a serra em estrada cascalhada, com um belíssimo visual do vale. Também existem acessos secundários a partir do município de Braço do Trombudo e por Ituporanga via Atalanta.

Por volta de 1880, quando se iniciava, palidamente, a colonização da área do Rio do Sul, teve início também, o povoamento do território de Agrolândia. Podem ser mencionados como seus primeiros moradores, os pioneiros Leopoldo e Oswaldo Zwicker, Atwig Will e a família Prochnow. Seu nome primitivo foi Trombudo Alto, por cruzar-lhe as terras o rio Trombudo. Distrito em 1957, alguns anos depois, precisamente de 12 de junho de 1962, foi elevado a município, através da Lei Estadual 831, com terras desmembradas de Trombudo Central. Deu-se a instalação do novo município, em 25 de julho do mesmo ano. Nas primeiras eleições municipais, foi eleito o senhor Adolfo Hedel.

O livro "Agrolândia de Trombudo Alto aos nossos tempos" cita como pioneiros de Agrolândia Eduard e Johann Will, Otto Zwicker, Wilhelm Kanitz e Otto, Leopold e Bruno Prochnow. E oito anos antes deles chegarem a Agrolandia já haviam chegado a Serra dos Alves José Alves da Silveira, Domingos Alves e Ricardo Alves, em 1908.

História da cidade de AGROLâNDIA

Em 1911, os irmãos, Ricardo e Domingos Alves Paes e alguns familiares, vindos do município de Lages, descobriram as terras da região. Procederam então o desmatamento e o plantio de milho e feijão. Em 1913 a família Alves Paes passou a residir definitivamente no local, dando origem ao nome da comunidade denominada de Serra dos Alves. Em 1917 vieram as primeiras famílias residirem na localidade, que de início denominou-se Trombudo Alto. "Trombudo" porque seu rio tinha muitas curvas semelhantes à uma tromba e "alto" por estar próximo à Serra Geral. Entre as famílias pioneiras estão as de Otto Zwicker, Otto e Leopoldo Prochnow e João e Eduardo Will. Logo após, outras famílias da colonização italiana de Rodeio, Rio dos Cedros e arredores, foram chegando e dedicando-se à agricultura e pecuária, atividades motivadoras do atual município. Em 1957 criou-se o distrito de Trombudo Alto, pela lei municipal nº 301, de 01-05-1957 e homologada pela Assembléia Legislativa do Estado de SC pela lei nº 308 de 29-08-1957, subordinado ao município de Rio do Sul. Pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, o distrito de Trombudo Alto passou a pertencer ao município de Trombudo Central. . Em 12-06-1962, através da Lei Estadual nº 831, passou a categoria de Município, desmembrando-se de Trombudo Central, e com o nome de Agrolândia. O nome deriva de O nome do Município origina-se de AGRO = agricultura e LoNDIA = cidade . A data da instalação do município ocorreu no dia 25-07-1962.

Gentílico: Agrolandense

Comarca:Trombudo Central

Fonte: BLIBLIOTECA IBGE, PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 207,554: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.372: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 332: matrículas
Número de unidades locais: 524: unidades
Pessoal ocupado total: 4.001: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 26.999,59: reais
População residente : 9.323: pessoas
População residente - Homens: 4.699: pessoas
População residente - Mulheres: 4.624: pessoas
População residente alfabetizada: 8.072: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.466: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.912: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.256: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.970,36: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.534,11: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 562,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 750,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,725:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Agrolândia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Agrolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: