Início » Rio Grande do Sul » São Valentim


São Valentim - Rio Grande do Sul



São Valentim é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Localizado na Serra Geral do estado, possui uma população de 3.996 habitantes. Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Erechim.

Foi por volta de 1920 que registraram-se os primeiros moradores à colonizarem São Valentim, são eles as famílias de Pedro Meneghetti e João Sarolli. Registra-se também que por volta dessa época, Reinaldo Ducatti comprara as diversas benfeitorias de um tal de Venuto, antigo morador local. Somados à algumas famílias de caboclos que já moravam na região e à família de Setembrino Alves que tinha suas terras próximas a atual localidade de Vista Alegre, o município começou a tomar forma. Em 1920 foi construída a primeira capela dedicada ao santo Valentim, e em 1924 realizou-se a primeira aula particular, patrocinada pelo município, foi regida pela professora Marieta Padoin Durante a década de 20, São Valentim começou a desenvolver-se com a chegada das famílias dos irmãos Ártico e Nulli Faé, Antônio Moro, José Rampanelli, Ângelo Baldissera e os comerciantes Irmãos Sonda e Irmãos Zaffari.

Em 2008 foi encontrado um grande círculo em uma área rural do município, supostamente tal símbolo fora feito por OVNIs, o que gerou uma forte especulação e curiosidade local, ainda tendo repercussão em mídia nacional.

História da cidade de São Valentim Rio Grande do Sul - RS

A área emancipada de São Valentim em 06 de junho de 1959 era de 550 km quadrados, com abrangência pelas regiões hoje pertencentes aos municípios de Entre Rios do Sul, Faxinalzinho e Benjamim Constant. A colonização e povoamento da sede convergiu dos dois extremos da área pertencente a São Valentim até o ano de 1988. Na faixa norte, região do Votouro, indígenas das tribos Kainganges e Guarani, migraram da região central da América do Sul, ocupam 100 colônias e ali se estabeleceram ainda no século 18.

Na segunda metade do século passado o Votouro e adjacências passou a receber migrantes da região de Nonoai, onde o Passo do Goio-En servia de passagem para os tropeiros de mulas que se deslocavam entre o Rio Grande do Sul e feira de Sorocaba em São Paulo. A região mais próxima de Erechim foi acessada através da região da Vila Ungre (Campinas do Sul) e Floresta ( Barão de Cotegipe).

Os primeiros moradores do primitivo núcleo habitacional localizado a beira da estrada que liga Erechim a Nonoai, na linha sete, II Secção Cravo - atual São Valentim, foram João Saroli, Pedro Meneghetti. Já existiam algumas famílias de caboclos, entre eles, Setembrino Alves, que tinha terras na região de Vista Alegre. Setembrino era gaiteiro e se orgulhava de tocar um instrumento que garantia ter recebido das mãos do empresário Túlio Veronese, fabricante de acordeon em Bento Gonçalves.

O povoado de São Valentim começou a se desenvolver com a chegada dos irmãos,ártico e Nulli Marcos Faé; Antônio Moro, Alberto Deboni, Antônio Pascoal, JoséRampenelli, ongelo Baldissera; os comerciantes irmãos Zaffari e irmãos Sonda. Em 1920 foi construída a primeira capela dedicada a São Valentim. Em 1924, a escola particular subvencionada pelo município de Erechim, atendida pela professora Marieta Padoin. O Dr. Salim Farret foi o primeiro médico, chegando em 1930.

Em 1923 o Rio Grande do Sul vivia mais uma revolução e o território de São Valentim foi palco de alguns confrontos. Os moradores assistiram muitas vezes a passagem de forças revolucionárias (de Assis Brasil) e governistas (de Borges de Medeiros) . Em Votouro foi organizado um contigente revolucionário comandado pelo capitão José (Zeca) Ferreira. Num confronto que manteve com forças legalistas dia 3 de março de 1923, Zeca Ferreira derrotou o capitão Jaime José Machado. Em 19 de setembro, novamente em Votouro, o coronel rebelde João Bento de Souza foi derrotado pelo governista Tenente Coronel Edmundo Dalmacio de Oliveira, que após a vitória rumou para Erechim onde ocupou a vila. Mais tarde São Valentim voltaria a sediar movimentos revolucionários. Desta vez envolvendo Gaudêncio dos Santos e João Inácio, no Tapir e Vau Feio, respectivamente.

Gentílico: valentinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Valentim, por ato municipal nº 242, de 12-04-1930, subordinado ao município de Erechim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Valentim figura no município de Erechim.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o município de Erechim passou a denominar-se José Bonifácio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Valentim figura no município de José Bonifácio.

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o município de José Bonifácio voltou a denominar-se Erechim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de São Valentim figura no município de Erechim.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Valentim, pela lei estadual nº 3724, de 17-02-1959, desmembrado de Erechim. Sede no antigo distrito de São Valentim. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-06-1959.

Pela lei municipal nº 4, de 28-07-1959, são criados os distritos de Benjamin Constant e Faxinalzinho e anexados ao município de São Valentim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: São Valentim, Benjamin Constant e Faxinalzinho.

Pela lei municipal nº 67, de 04-10-1963, é criado o distrito de Vila Alegre e anexado ao município de São Valentim.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: São Valentim, Benjamin Constant, Faxinalzinho e Vila Alegre.

Pela lei estadual nº 8624, de 12-05-1988, alterada pela lei estadual nº 9011, de 1101-1990, desmembra de São Valentim o distrito de Faxinalzinho. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 8614, de 09-05-1988, desmembra de São Valentim o distrito de Entre Rios do Sul ex-Vila Alegre. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: São Valentim e Benjamin Constant.

Pela lei estadual nº 10645, de 28-12-1995, desmembra do município de São Valentim o distrito de Benjamim Constant. Elevado à categoria de município com a denominação de Benjamim Constant do Sul.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 154,188: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 373: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 127: matrículas
Número de unidades locais: 121: unidades
Pessoal ocupado total: 594: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.740,07: reais
População residente : 3.632: pessoas
População residente - Homens: 1.811: pessoas
População residente - Mulheres: 1.821: pessoas
População residente alfabetizada: 3.172: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 812: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.388: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 215: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.163,10: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.828,68: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 648,75: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,720:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Valentim: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Valentim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: