Início » Rio Grande do Sul » Porto Vera Cruz


Porto Vera Cruz - Rio Grande do Sul



Porto Vera Cruz faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 27º44′10" sul e a uma longitude 54º54′02" oeste, estando a uma altitude de 127 metros. Possui uma área de 114,55km² e sua população estimada em 2004 era de 2 266 habitantes.

É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com a Argentina.

História da cidade de Porto Vera Cruz

A colonização de Porto Vera Cruz iniciou por volta de 1910. Consta que os primeiros colonizadores vieram pelo Rio Uruguai de caíque e canoa em função das atividades comerciais que eram exercidas via Uruguai. Essa colonização se projetou sobre o atual território do município, por sua vez, lançavam-se os moradores sobre esse território derrubando matos entrelaçados e ali construíam seus ranchos nas proximidades das barrancas.

Os primeiros habitantes que aqui estiveram foram os índios Guaranis povoadores das encostas do Rio Uruguai, como provam os destroços e outros objetos indígenas encontrados no município, principalmente em localidades de Linha Roncador, Linha Borboleta e Lajeado Bugre no ano de 1906. Esses objetos aqui encontrados estão expostos no Museu Municipal de Porto Lucena, ao qual Porto Vera Cruz pertencia antes de desmembrar-se.

O maior afluxo de colonos deu-se a partir da década de 20 até meados de 40. Eram em geral, colonizadores de descendência alemã, italiana, polonesa e russa, vinham com barqueiros da época em função do comércio. Por outro lado elementos humanos provindos da Republica Argentina fixaram-se nesta zona limítrofe.

Em 1943, quando o comércio começou expandir-se no atual território do município, vieram habitantes oriundos de Cerro Largo, Santo Cristo e posteriormente de Santa Rosa, famílias Andrade, Fandalin, Mieth, Marotis, Hilleshein, Schmitt, Adams, Dhein, Petrazzini, Barbosa, Pedroso, Seimetz e Rigo e com eles se estabeleceu o primeiro comerciante o Sr. Pedro Andrade.

Em 1944 com a chegada do Padre no município fundou-se a Sociedade Religiosa denominada Capela Santa Cruz, logo após a escola, cujo primeiro professor foi o Sr. Bandeira Marotis na época de 1947. Com a sociedade religiosa e escolar já fundadas e instituídas no povoado houveram várias críticas dos atuais moradores ao nome Lajeado Cafundó, os quais juntamente com o Padre fizeram a troca para Vera Cruz e posteriormente Porto Vera Cruz.

Em 1990 iniciaram os movimentos emancipacionistas.

Acontecendo a emancipação política e administrativa em 1992 através da Lei nº 9.588 de 20 de março de 1992. A instalação aconteceu dia 1º de janeiro de 1993. O município desmembrou-se dos municípios de Porto Lucena, Alecrim e Santo Cristo. Tem uma extensão de 112 Km, localizando-se no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, banhado pelo rio Uruguai e dista 600 Km da Capital Porto Alegre. A economia do município de Porto Vera Cruz tem sua base na agricultura, pecuária e no comércio e está em Desenvolvimento as agroindústrias, o artesanato, a pesca entre outros.

Porto Vera Cruz é sem dúvida um dos município da região Fronteira Noroeste que possuem grandes recursos para serem explorados pela atividade turística entre eles a corredeira do Roncador, corredeira do Chico Alferes, o Paredão de Pedras a Ilha dos Bugres e o ecoturismo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Vera Cruz

Autor do Histórico: IVON ADOLFO SCHAEDLER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 114,539: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 160: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 48: matrículas
Número de unidades locais: 49: unidades
Pessoal ocupado total: 193: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 17.218,56: reais
População residente : 1.852: pessoas
População residente - Homens: 936: pessoas
População residente - Mulheres: 916: pessoas
População residente alfabetizada: 1.633: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 408: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.617: pessoas
População residente, religião espírita: 2: pessoas
População residente, religião evangélicas: 224: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.204,70: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.649,86: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 446,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,690:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Porto Vera Cruz: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Porto Vera Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: