Início » Rio Grande do Sul » Pinhal da Serra


Pinhal da Serra - Rio Grande do Sul



Pinhal da Serra faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Localizado na Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense e na Microrregião de Vacaria.

A origem do nome do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século. Segundo relato de antigos moradores, muitas famílias viviam nesta área desde muitos anos atrás, quando ainda pertencia ao município de Vacaria. Pinhal da Serra antes de assim ser conhecida, era chamado de São José dos Tocos devido à grande quantidade de tocos, principalmente guamirim que havia sido derrubado para limpar a área onde começou a se formar a população. Em 1920, os moradores do então São José dos Tocos, juntamente com os moradores da Serra dos Gregórios, se reuniram para construir uma capela em honra a São José. Em razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência de grande quantidade de pinheiros na área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais. Em 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de Pinhal da Serra, com o crescimento da população, foi chamada Vila Pinhal da Serra e hoje, Município de Pinhal da Serra.

Em reunião no dia 3 de dezembro de 1994, formou-se uma Comissão Emancipacionista. O pedido de registro desta comissão foi proposto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dia 19 de dezembro pelo presidente da comissão Antonio Giordano da Costa. Após vários anos de luta foi realizado o plebiscito no dia 24 de março de 1996, com 939 votos a favor e 75 contra a emancipação do município. Foi criado então em 17 de abril de 1996 o município de Pinhal da Serra, porém só foi instalado em 1 de janeiro de 2001, com sua 1ª eleição em 1º de outubro de 2000, sendo eleito prefeito, Antonio Giordano da Costa e vice-prefeito Volni Francisco Neves.

História da cidade de Pinhal da Serra

A origem do povoado que resultou no município de Pinhal da Serra, remonta ao início do século. Segundo relato de antigos moradores, muitas famílias viviam nesta área desde muitos anos atrás quando ainda pertencia ao município de Vacaria.

Este nome teve como causa a grande quantidade de tocos, principalmente Guamirim Felpudo (árvore), que havia sido derrubado para limpar a área onde deveria ser formado o povoado.

Em 1920, os moradores do então São José dos Tocos, juntamente com moradores da Serra dos Gregórios, se uniram para construir uma capela em homenagem a São José. Em razão da construção da capela para São José, do desaparecimento dos tocos e da existência da grande quantidade de pinheiros nesta área, o povoado passou a ser chamado de São José dos Pinhais.

No dia 29 de novembro de 1938, a Capela São José passou a ser chamada de Pinhal da Serra. Com o crescimento da população, foi chamado de Vila Pinhal da Serra.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pinhal da Serra, pela Lei Municipal n.º 6, de 19-05-1965, subordinado ao município de Esmeralda.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Esmeralda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pinhal da Serra, pela Lei Estadual n.º 10.748, de 16-04-1996, desmembrado do município de Esmeralda. Constituído também com área do extinto distrito de Serra dos Gregórios do município de Esmeralda. Sede no antigo distrito de Pinhal da Serra. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Autor do Histórico: JOãO ALBERTO BERNARDI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 437,792: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 295: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 100: matrículas
Número de unidades locais: 53: unidades
Pessoal ocupado total: 340: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 98.696,07: reais
População residente : 2.130: pessoas
População residente - Homens: 1.110: pessoas
População residente - Mulheres: 1.020: pessoas
População residente alfabetizada: 1.845: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 586: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.731: pessoas
População residente, religião espírita: 16: pessoas
População residente, religião evangélicas: 336: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.043,61: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.769,91: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,650:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pinhal da Serra: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pinhal da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Lucimara Alves de Oliveira Patricio's avatarLucimara Alves de Oliveira Patricio

    Estou tentando montar minha genealogia e creio ter parentes que viveram em Pinhal. Um parente em especifico não e motivo de orgulho mas pode ser uma ponte a descobrir mais sobre as familias. O nome pelo que sei era Amancio e era um pistoeliro que vivia por essa região. Os sobrenomes que busco sao Teixeira, Alves de Oliveira.

    #1 – 28/12/2015 - 23:35

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: