Início » Rio Grande do Sul » Mariana Pimentel


Mariana Pimentel - Rio Grande do Sul



Mariana Pimentel faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Pertence à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião Porto Alegre. O município pode ser acessado pela RS-711, que por sua vez se liga à BR-116.

No município está localizado o afloramento do Morro do Palaléo, que tem dado grandes contribuições para a paleobotânica. Esta localizado no geoparque Paleorrota na Formação Rio Bonito e data do Sakmariano, no Permiano.

História da cidade de Mariana Pimentel Rio Grande do Sul - RS

Durante a segunda metade do Século XIX, reinicia na Província do Rio Grande de São Paulo as correntes imigratórias com o objetivo de intensificar o povoamento e colonização interioriana. Publicava-se em jornais europeus boletins motivando os imigrantes a se transferirem para as exuberantes terras brasileiras.

Na região norte da Serra do Erval, onde hoje está a sede do Município de Mariana Pimentel, o Governo provincial fundou uma colônia para a fixação de imigrantes europeus.

Com as denominações de Serra do Erval, Vila Bela e Cerro Negro foi somente a partir de 1874 que a Colônia foi rebatizada com o nome de Mariana Pimentel em homenagem à esposa do presidente provincial dr. Galdino Pimentel.

Além de atrair poloneses, também imigraram colonos italianos e alemães que a partir daí começaram a cultivar grãos.

Os imigrantes iniciaram sua longa jornada até chegarem à Mariana Pimentel. Subindo o Rio Jacuí, chegaram até São Jerônimo. Deste local, seguiram em direção a colônia uns em carroções puxados por juntas de bois, outros conduzindo burros carregados de balaios, foram abrindo picadas provavelmente pela zona da atual Terra Dura e Boqueirão em direção sul.

A demarcação dos lotes coloniais tiveram início em outubro de 1888 e em março de 1889, deu-se a fixação dos imigrantes poloneses e alguns italianos nesta região.

Era chefe da Comissão das Terras e Colonização o Sr. Alfredo de Araújo Borges, responsável por três núcleos de Colonização: São Feliciano, Mariana Pimentel e Barão do Triunfo. Este em nada facilitava a vida dos colonizadores.

Inúmeras foram as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes quando se estabeleceram na colônia como o idioma completamente diferente, a falta de alimentos e os perigos da selva.

Logo que chegaram a Mariana Pimentel, os imigrantes foram alojados num grande galpão esperando a demarcação dos lotes coloniais. Enquanto isso, o governo enviava alimentos aos imigrantes através de um fazendeiro da região. A alimentação tornava-se cada vez mais escassa. Os imigrantes então descobriram que a maior parte dos alimentos era desviada. Revoltados, os imigrantes decidiram incendiar o galpão. Muitas vezes, os imigrantes tiveram que cozinhar batatas ainda verdes, pois não havia outro alimento para comer.

A caminhada inicial destes desbravadores foi árdua e heróica mas a esperança de progredir na nova terra superava as dificuldades.

Os imigrantes desbravaram a serra, abriram picadas, fizeram lavouras, construíram estradas, engenhos, fundaram uma vila e promoveram o progresso da região.

Gentílico: marianense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mariana Pimentel, por ato municipal nº 17, de 04-09-1896, subordinado ao município de Porto Alegre.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Porto Alegre.

Por ato municipal nº 115, de 16-12-1927, o distrito de Mariana Pimentel deixa de pertencer ao município de Porto Alegre para ser anexado ao de Guaíba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Mariana Pimentel figura no município de Guaíba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pelo decreto estadual nº 7642, de 30-06-1939, confirmado pelo decreto-lei federal nº 1307, de 31-05-1939, o distrito de Mariana Pimentel perdeu parte de seu território para o novo distrito de Sertão de Santana, desmembrado do distrito de Mariana Pimentel e anexado ao município de Guaíba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito permanece no município de Guaíba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mariana Pimentel, pela lei estadual nº 9611, de 20-03-1992, desmembrado de Guaíba e Barra do Ribeiro. Sede no antigo distrito de Mariana Pimentel. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Por ato municipal nº 115, de 16-12-1927, transfere o distrito de Mariana Pimentel do município de Porto Alegre para o de Guaíba.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 337,792: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 492: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 123: matrículas
Número de unidades locais: 88: unidades
Pessoal ocupado total: 395: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.688,61: reais
População residente : 3.768: pessoas
População residente - Homens: 1.970: pessoas
População residente - Mulheres: 1.798: pessoas
População residente alfabetizada: 3.290: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 756: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.989: pessoas
População residente, religião espírita: 41: pessoas
População residente, religião evangélicas: 561: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.586,25: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.305,90: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 633,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,701:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Mariana Pimentel: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Mariana Pimentel? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: