Início » Rio Grande do Sul » Maratá


Maratá - Rio Grande do Sul



Maratá faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Foi colonizado por imigrantes alemães na metade do século XIX. São traços marcantes do município a forte cultura germânica ainda presente e sua produção agropecuária.

A colonização de município iniciou em 1857, quando imigrantes alemães desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.

A principal força econômica da cidade nos seus primeiros anos era a agricultura. Para escoar a rica produção regional chegou a ser implantado por Andréas Kochenborger um serviço de navegação até Porto Alegre, partindo do arroio Maratá e passando pelo rio Caí. A ferrovia São Leopoldo - Caxias do Sul, finalizada em 1906, foi de grande importância para a localidade, pois a estação implantada no povoado tornou-se um centro de escoamento da produção agrícola da região. Junto com isso veio também o desenvolvimento cultural e educacional, com a notável participação da família Rücker.

História da cidade de Maratá

Sua colonização inicia em 1856, quando imigrantes alemães, desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e pela fertilidade do solo.

Dez anos depois, em 1866, em Maratá já viviam 80 famílias de agricultores. O mérito da empreitada colonizatória deve-se aos colonos-empresários Andreas Kochenborger, Friederich Schreiner e o irmão deste, João Pedro Schreiner, contratados em Baumschneis (Dois Irmãos), a mando do sesmeiro português Apolinário Pereira de Moraes, o primeiro proprietário de terras que as dividiu em 120 lotes, para vender somente a colonos alemães.

Andréas Kochenborger foi o pioneiro no desenvolvimento industrial e comercial de Maratá. Para escoar a rica produção agropecuária regional, chegou a implantar um serviço de navegação através do Arroio Maratá até o Rio Caí e dali para Porto Alegre. Em 1909, com a inauguração da ferrovia Novo Hamburgo — Caxias do Sul, o povoado ganhou notável impulso, tornando-se pólo regional para a comercialização das riquezas primárias. Paralelamente, os pioneiros também impulsionaram o desenvolvimento cultural e educacional, destacando-se a família Rucker, natural da Silésia.

Recebeu esse nome devido ao Arroio Maratá. é um termo indígena que significa lugar onde os elementos água e solo, entram em choque, num eterno combate em homenagem à natureza.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Estação Maratá, pelo Ato Municipal de 23-08-1892, subordinado ao município de São João do Montenegro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Estação Maratá, figura no município São João do Montenegro.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual n.º 7.199, 31-03-1938, o distrito de Estação Maratá foi simplificado para Maratá o município de São João do Montenegro a chamar-se simplesmente Montenegro.

No quadro fixado para vigorara no período de 1939-1943, o distrito de Maratá (ex-Estação Maratá), figura no município de Montenegro (ex-São João do Montenegro).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Maratá permanece no município de Montenegro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 8.556, de 11-04-1988, o distrito de Maratá, foi transferido do município de Montenegro para o novo município de Brochier.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Maratá figura no Brochier.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maratá, pela Lei Estadual n.º 9.622, de 20-03-1992, desmembrado do município de Brochier. Sede no antigo distrito de Maratá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 82,165: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 254: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 81: matrículas
Número de unidades locais: 119: unidades
Pessoal ocupado total: 654: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 36.626,63: reais
População residente : 2.527: pessoas
População residente - Homens: 1.272: pessoas
População residente - Mulheres: 1.255: pessoas
População residente alfabetizada: 2.338: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 514: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.865: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 651: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.211,31: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.279,80: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 604,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 691,25: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,697:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Maratá: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Maratá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: