Início » Rio Grande do Sul » Chuvisca


Chuvisca - Rio Grande do Sul



Chuvisca faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 30º45′27" sul e a uma longitude 51º58′40" oeste, estando a uma altitude de 219 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 600 habitantes. Possui uma área de 214,24km². É um município que faz parte da bacia hidrográfica do rio Camaquã. Desde 24 de março de 2005 japossui sua Radio Comunitaria, que se Chama Radio Ideal Fm ZYU 403 e transmitepelo site www.idealfm.com.br

História da cidade de Chuvisca Rio Grande do Sul - RS

A origem do nome vem de um galpão com garoa permanente, a autêntica, "Chuvisca" (na estrada da viúva no arroio sutil e travessão, da estrada paraíso até o leito do antigo Arroio Duro). As histórias da colonização e do crescimento de Chuvisca se confundem com a própria história do processo migratório e de ocupação da região.

Foi no início do século, em torno do ano 1900, que começou a se intensificar a chegada dos primeiros colonizadores. Três grupos raciais constituíram o núcleo populacional e de desenvolvimento da região: os descendentes de alemães, os de origem polonesa e os de origem portuguesa. Foram estes três grupos que promoveram o surgimento dos municípios de Camaquã, Encruzilhada do Sul, Dom Feliciano e, por último Chuvisca.

Os primeiros colonos com tradição voltada para agricultura, passaram desde cedo a desenvolver a cultura de subsistência que, expandindo-se, passou a ser fonte de renda familiar. Naquela época não havia monocultura, que hoje se centra no cultivo do fumo, no município. Ao contrário, era diversificada e intensa.

A atual área urbana de Chuvisca era, no começo do século, uma espécie de paradouro dos carroceiros; meio caminho de Dom Feliciano e Camaquã. O pequeníssimo povoado era passagem obrigatória dos colonos e do escoamento de produtos cultivados. Com uma topografia peculiar, com florestas naturais cerradas e área com elevações, a região se caracteriza por cerrações e chuvisqueiros o ano todo. Assim, com frequência, os colonos, ao passagem pela localidade, invariavelmente enfrentavam um grande problema: os atoleiros. Em, 1954, elaborado pelo Sr. Afonso Tworkowski, por ocasião da inauguração do altar da Capela de São José, foi registrada oficialmente a localidade com a denominação de Chuvisca.

Gentílico: chuvisquense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Chuvisca, pela lei estadual nº 10637, de 28-12-1989, desmembrado de Camaquá. Sede no atual distrito Chuvisca exlocalidade. Instalado em 01-01-1997.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 220,471: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 769: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 164: matrículas
Número de unidades locais: 91: unidades
Pessoal ocupado total: 331: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 19.503,27: reais
População residente : 4.944: pessoas
População residente - Homens: 2.603: pessoas
População residente - Mulheres: 2.341: pessoas
População residente alfabetizada: 4.113: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.176: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.789: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.998: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.433,35: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 3.701,49: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 400,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 830,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,616:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Chuvisca: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Chuvisca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: