Início » Rio Grande do Sul » Barra do Quaraí


Barra do Quaraí - Rio Grande do Sul



Barra do Quaraí faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 30º12′26" sul e a uma longitude 57º33′17" oeste, tornando-se o ponto e o município mais ocidental do estado do Rio Grande do Sul e de toda a Região Sul do Brasil e é um dos pontos extremos deste estado, como é o caso do município de Chuí ao sul. Tem uma altitude média de 35 metros acima do nível do mar. A população avaliada em 2005 era de 4.578 habitantes segundo os dados do IBGE e da prefeitura da cidade. Está a 717km da Capital, Porto Alegre (sendo o município gaúcho mais distante da Capital) e a 555km do litoral, tomando como ponto de referência, a cidade de Colonia del Sacramento no Uruguai.

O município ocupa a área de confluência entre o Rio Uruguai e o Rio Quaraí, moldando o município a um formato de triângulo ou de península fluvial. Seu ponto mais ocidental encontra-se numa ilha a sudoeste desta confluência, disputada entre o Brasil e o Uruguai há mais de cem anos, sendo denominada como a Ilha Brasileira, já dentro das águas do Rio Uruguai.

Possui uma área de 1.055,5km². É um município que conta com as águas do rio Uruguai através do qual tem fronteira fluvial com a Argentina, além de fronteira fluvial com o Uruguai através do rio Quaraí, onde há a ponte internacional que liga os dois países e possibilitou uma forte atividade comercial, devido ao câmbio favorável para a Fronteira. Esta atividade comercial foi prejudicada pela valorização do Real frente ao Peso uruguaio, e agora a economia do município baseia-se na atividade agropecuária.

História da cidade de Barra do Quaraí

Os registros históricos mais remotos de ocupação da Barra do Quaraí indicam o ano de 1814 com a instalação de uma Guarda Portuguesa de Fronteira, cujo objetivo era garantir a defesa do território conquistado.

Uma das versões é de que o nome do município deve-se à sua localização próxima à foz do rio Quaraí (que deságua no rio Uruguai), formando o que se chama de barra do rio.

Em termos toponímicos, temos a seguinte informação: Quaraí: diminutivo de quara (o buraco, a cova, o esconderijo, o refúgio); variante de coara, o buraquinho, a covinha, pequeno esconderijo; Cuareim: o mesmo que Guaray ou Guaraey, relativo a Guará Tribu, parcialmente de água, tribo que habitava as margens do rio.

Tudo em língua tupi-guarani. Outra versão diz que o nome do município é de origem indígena: "Quaraí", rio dos Guarás e dos buracos (Barra do rio Quaraí com o rio Uruguai).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barra do Quaraí, pelo Ato Municipal n.º 2, de 30-10-1892, subordinado ao município de Uruguaiana.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Barra do Quarai, figura no município de Uruguaiana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Barra do Quarai permanece no município de Uruguaiana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra do Quarai, pela Lei Estadual n.º 10.655, de 28-12-1995, desmembrado de Uruguaiana. Sede no antigo distrito de Barra do Quarai. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Pela Lei Municipal n.º 509, de 04-03-2002, foram criados os distritos de Francisco Borges, Guterrez e Passo Cruz e anexado ao município de Barra do Quarai.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 4 distritos: Barra do Quarai, Francisco Borges, Guterrez e Passo Cruz.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.054,448: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 581: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 165: matrículas
Número de unidades locais: 87: unidades
Pessoal ocupado total: 620: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 37.665,52: reais
População residente : 4.012: pessoas
População residente - Homens: 2.128: pessoas
População residente - Mulheres: 1.884: pessoas
População residente alfabetizada: 3.336: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.104: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.465: pessoas
População residente, religião espírita: 41: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.041: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.121,59: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.243,38: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 311,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,662:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Barra do Quaraí: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Barra do Quaraí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: