Início » Rio Grande do Sul » Arroio dos Ratos


Arroio dos Ratos - Rio Grande do Sul



Arroio dos Ratos faz parte do estado do Rio Grande do Sul. É o Berço da Indústria Carbonífera Nacional e a Capital Nacional da Melancia. Pertence à Região Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião de São Jerônimo. O município. encontra-se a 55 quilômetros de Porto Alegre, a leste do Estado, sendo cortado pela Rodovia Osvaldo Aranha, popular BR-290 e um dos célebres caminhos do Mercosul, fazendo-se integrante da região geoeconômica da Metade Sul.

Com uma área total de 425,9 Km² e uma população de 13.608 habitantes, Arroio dos Ratos apresenta um dos menores índices de densidade demográfica da Região Carbonífera, diferente da realidade encontrada nos tempos áureos da extração do carvão mineral. Neste mesmo município foi aberta a primeira mina de carvão da América Latina, pioneirismo que consagrou-o como Berço da Indústria Carbonífera Nacional.

É destacável, sobretudo, que por décadas, Arroio dos Ratos foi o principal polo da indústria carbonífera do Brasil e forneceu, por muitos anos, o carvão queimado pela Usina do Gasômetro de Porto Alegre, sendo então um dos principais responsáveis pela energia usada pela capital do Rio Grande do Sul. Entretanto, a escassez e desvalorização do minério como fonte energética, deu fim a hegemonia deste ramo e levou o município a buscar novas atividades econômicas, tais como a pecuária e a agricultura. Este último meio econômico, que recentemente recolocara o município de Arroio dos Ratos em evidência no país, através da produção relevante da melancia, recebendo o título de Capital Nacional da Melancia.

História da cidade de A história de Arroio dos Ratos está ligada à exploração do carvão. A partir da descoberta do mineral em 1853, a cidade iniciou um importante ciclo econômico, permanecendo durante décadas, o principal pólo da indústria carbonífera brasileira.

Quando da desativação das minas, buscou-se outras alternativas de crescimento, atingindo o setor agropecuário, o comércio e a indústria.

Com uma área total de 425,9 Km e uma população de pouco mais de 14.000 habitantes, o município estruturou seu distrito industrial de 70 hectares, para receber empresas das mais diversas áreas.

A economia da cidade se baseia principalmente na agricultura, especialmente na produção de madeira e melancia, ostentando o título de Capital Nacional da Melancia. A tradição é tão grande que se realiza anualmente a festa da fruta com shows e atrações que movimentam a cidade e região.

O nome curioso do município está ligado ao arroio que banha a cidade de um extremo a outro. Ao longo deste, pode ter havido grande quantidade de uma espécie de roedores, originando o nome do arroio e da cidade.

Na área de cultura e lazer, Arroio dos Ratos possui um balneário municipal com extensa área para camping e, o Museu Estadual do Carvão que além de área verde para feiras e eventos, abriga a história da indústria carbonífera nacional.

Arroio dos Ratos. encontra-se a apenas 55 Km da capital gaúcha, leste do Rio Grande do Sul, fazendo parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, caminho do Mercosul.

O município foi criado em 1964.

Em 2005 a cidade completou 40 anos de emancipação política e vem colaborando no crescimento social, econômico e cultural do estado e do país.

Bem Vindo a Arroio dos Ratos, Capital Nacional da melancia, cidade dos hibiscus!

Fonte: Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos

Autor do Histórico: FáBIO EINSFELD

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 425,933: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.884: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 454: matrículas
Número de unidades locais: 392: unidades
Pessoal ocupado total: 2.369: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.876,22: reais
População residente : 13.606: pessoas
População residente - Homens: 6.635: pessoas
População residente - Mulheres: 6.971: pessoas
População residente alfabetizada: 11.750: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.564: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.704: pessoas
População residente, religião espírita: 451: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.335: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.552,51: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.872,31: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 502,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,698:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Arroio dos Ratos: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Arroio dos Ratos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: