Início » Paraná » Piên


Piên - Paraná



Piên faz parte do estado do Paraná. A população avaliada em 2004 era de 10.851 habitantes. Colonizadores portugueses radicados no litoral paranaense, dirigiram-se para o interior do Estado em busca de um novo local para se fixarem. Encontraram então a localidade de Tietên até chegarem na região posteriormente chamada de Piên, por volta de 1850. As famílias iniciaram o desmatamento da área a ser ocupada e dedicaram-se à lavoura. As principais fontes de renda eram a erva-mate e farinha de milho. O nome Piên, segundo alguns, é originário do piar do gavião, ave característica desta região. Outra versão diz que Piên é de origem tupi-guarani e significa "coração". Criado pela Lei Estadual nº 4.338 de 7 de fevereiro de 1961, foi instalado oficialmente em 1º de novembro do mesmo ano, desmembrado de Rio Negro.

A denominação provém do piar dos gaviões, ave da família dos falconídeos existente em grande número nesta região, ao tempo de sua colonização.

A história do povo de Piên está ligada diretamente a abertura da Estrada da Mata, que se efetivou a partir do século XVIII. Foi esta via de comunicação quem trouxe a povoação para a imensa região sudeste do Estado do Paraná. A Estrada da Mata era um trecho do caminho de Sorocaba, trecho compreendido entre Viamão, no Rio Grande do Sul e a cidade de Sorocaba, no Estado de São Paulo.

História da cidade de Antigo distrito de Rio Negro. O municipio de PIêN foi criado pela Lei nº. 4338 conforme Diário Oficial nº. 272 de 07 de fevereiro de 1961.

Em 1º. de novembro de 1961, PIêN teve sua Emancipação Politica, tendo como 1º. Prefeito o Sr. FREDERICO GUILHERME GIESE.

A 1ª. Camara no municipio era composta dos seguintes vereadores: PAULO BAUMEL, JULIO VIEIRA DA SILVA, HEINZ NEUMANN, JOãO FLEICHMANN, CARLOS FERNANDO JUNG, ROBERTO FUEST, GREGORIO HONORIO DE ALMEIDA, JACOB AUGUSTO RITZMANN E JOAQUIM TABORDA.

Os 1ºs. moradores de PIêN, pertenciam a familia Vieira.

A origem do nome PIêN, segundos informações prestadas por antigos moradores, vem do cantar das aves da familia dos falconideos.

LOCALIZAçãO:

O municipio está localizado na zona fisiográfica dos Campos Gerais, tendo como limites AO NORTE (QUITANDINHA) A LESTE (AGUDOS DO SUL), AO SUL (CAMPO ALEGRE E SãO BENTO DO SUL, estes localizados no Estado de Santa Catarina) e AO OESTE (RIO NEGRO E CAMPO DO TENENTE).

ALTITUDE:

é de 805 metros na sede

CLIMA:

é de clima temperado.

ACIDENTES GEOGRáFICOS:

Entre os principais acidentes geográficos destacam-se os seguintes rios: LAGEADO (LIMITE COM O MUNICIPIO DE RIO NEGRO); VERMELHINHO (LIMITE COM O MUNICIPIO DE QUITANDINHA); BRANCO (LIMITE COM O MUNICIPIO DE AGUDOS DO SUL); E RIO NEGRO (LIMITE COM O MUNICIPIO DE CAMPO ALEGRE E SãO BENTO DO SUL)

Fonte: IBGE - AG RIO NEGRO - PR

Autor do Histórico: ANTôNIO CARLOS DE ALMEIDA COSTA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 254,792: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.685: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 526: matrículas
Número de unidades locais: 346: unidades
Pessoal ocupado total: 2.812: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 52.659,74: reais
População residente : 11.236: pessoas
População residente - Homens: 5.759: pessoas
População residente - Mulheres: 5.477: pessoas
População residente alfabetizada: 9.805: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.283: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.702: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.357: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.788,97: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.844,57: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 436,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 495,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,694:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Piên: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Piên? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: