Início » Paraná » Colorado


Colorado - Paraná



Colorado faz parte do estado do Paraná. É conhecida como A Capital do Rodeio do Paraná. O município tem como padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

A história da formação de Colorado decorre, como significativa parte das cidades no Norte paranaense, de iniciativas empresariais. No caso de Colorado foi a Companhia Colonizadora Imobiliária Agrícola de Catanduva - CIAC que, no início de 1948, além de lotear áreas rurais e urbanas, foi responsável por estimular a vinda de paulistas, da região de Catanduva e proximidades para este novo empreendimento imobiliário. Estavam lançados os fundamentos da cidade de Colorado, um simples “Patrimônio” de Jaguapitã, que desde o seu início recebeu da Companhia, o toponômio Colorado.

No decurso do perído de 1949 a 1954, chegaram a Colorado inúmeras famílias, com pessoas das mais diferentes profissões, mas 70% eram agricultores.

História da cidade de Foi em princípio de 1.948, que a Companhia Colonizadora Imobiliária e Agrícola de Catanduva (CIAC), que possuía uma gleba de terra denominada Bacia do Pirapó, no Município de Jaguapitã, que contratou os serviços dos engenheiros CAYAMORI e REBELLO, para dividir e demarcar estas terras em lotes rurais e urbanos, com a finalidade de ali fundar uma cidade que recebia a denominação de COLORADO e cujos moradores teriam o gentílico colorados.

O ciclo cafeeiro estava em plena expansão, e as terras férteis atrairam migrantes de todo o País, principalmente do estado de São Paulo, de onde herdou padrões culturais.

Já em fins de 1.948, chegaram os primeiros moradores desta cidade, que após lutas e uma vontade imensa de vencer, transformaram a floresta em sítios e fazendas. Dentre eles os Senhores: Antonio Roberto, José Consalter, Rodolfo Consalter e Hideu Tonussu, iniciaram esta grandeza de hoje.

Seis anos após, isto em 1.954, devido ao rápido crescimento e desenvolvimento desta localidade, foi elevado a categoria de Município, desmembrando de Jaguapitã de acordo com a Lei Estadual 253, de 02 de dezembro de 1.954, sendo instalada em 10 de dezembro de 1954 o município, e entre festa e alegria, o povo elegia o seu primeiro Prefeito o Sr. Jeronimo Ribeiro.

Oito anos após a elevação a categoria de município, o Senhor Prefeito Municipal Arcilio Frankini, (1958-1962) através da Lei Municipal n° 49 de 21 de setembro de 1962, cria o Distrito de Alto Alegre.

O desenvolvimento se faz e o crescimento desta cidade exigia que o Município de Colorado, se elevasse a categoria de Comarca e foi na administração do seu terceiro Prefeito o Sr. Rafael Gil (1963-1968), que foi criado pela Lei n° 4.667 de 29 de dezembro de 1962, no seu artigo 5°, paragrafo 1°, anexo 1°, publicado no Diário Oficial n° 242 daquela data e instalado em 28 de setembro de 1.963 e sua jurisdição abrangendo os municípios de: Santo Inácio, Itaguajé, Santa Inês e Nossa Senhora das Graças, sendo nomeado para Juiz substituto, o Sr. Antonio O. Gonçalves, tendo sido criado ainda: cartório Civil, Comercio e Anexos, Cartório Eleitoral, Cartório de Crime e do Júri, Cartório de Distribuição e Anexos, Cartório de Registro de Imóveis.

Sua Localização

A sede municipal encontra-se nas seguintes posições determinadas pelas coordenadas geográficas: 22° 50′ de latitude sul e 51° 53′ de longitude oeste a 380,00 metros de altitude.

Aspectos Econômicos

A cidade de Colorado sedia uma das maiores Usinas de Açúcar e Alcool do Sul do Brasil, sendo esta, uma grande geradora de empregos não só para a cidade mas para toda a região e seus produtos conhecidos em todo o Brasil.

Dentre as festividades podemos destacar a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, que é considerada a maior do Paraná, dando à Cidade o título de Capital do Rodeio do Paraná.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GUILHERME ERNESTO TONIN

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 403,263: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 11: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.721: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 809: matrículas
Número de unidades locais: 1.041: unidades
Pessoal ocupado total: 9.079: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.548,75: reais
População residente : 22.345: pessoas
População residente - Homens: 11.042: pessoas
População residente - Mulheres: 11.303: pessoas
População residente alfabetizada: 19.191: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.531: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 16.292: pessoas
População residente, religião espírita: 75: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.897: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.506,09: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.525,19: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 548,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 608,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,730:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Colorado: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Colorado? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: