Início » Paraná » Boa Ventura de São Roque


Boa Ventura de São Roque - Paraná



Boa Ventura de São Roque faz parte do estado do Paraná.

Oficialmente emancipado no final do ano de 1.995, Boa Ventura de São Roque é uma das localidades mais antigas do Estado do Paraná. A história do município começou em 1.847, quando o médico e pesquisador francês Jean Maurice Faivre recebeu da coroa uma grande quantidade de terras na região, onde organizou os franceses em uma colônia denominada “Colônia Tereza Cristina”, atualmente pertencente ao município de Cândido de Abreu e passaram a enfrentar problemas principalmente com doenças como malária e a febre amarela que vitimaram muitos colonizadores. Revoltados com a atual situação e contra o pesquisador, muitas famílias deixaram a colônia e saíram a procura de um outro lugar para morar, entre essas famílias estavam os Cailott que ao cruzarem o Rio Ivaí, chegaram a localidade que hoje é o município de Boa Ventura de São Roque, segundo contam os pioneiros que o nome foi escolhido devido a grande “aventura” que eles tiveram para transporem as corredeiras do rio e a travessa a mata fechada. Por volta de 1.850 chegaram José Martiniano de Freitas e João Elias do Nascimento, os quais vieram em grandes números de pessoas que passaram pelo acampamento dos Cailott e depois fixaram-se na colônia dos Freitas e depois disso outras famílias habitaram o local. Boa Ventura de São Roque também foi conhecida como “Grilo do Tigre”, por causa dos grileiros que invadiam as terras dos colonos e os expulsava-os da região, cometendo vários assassinatos fazendo com que os moradores abandonassem o local. Em 1.926, a família do pioneiro Frederico Forekevicz chegou ao local, onde este relatou que a riqueza era realmente a madeira, os grandes cedros e os pinheiros que cobriam todo o território e também entre essas famílias estava José Martins de Oliveira Mello, fundador do povoado que iniciou o município de Pitanga. Concluem-se ainda sobre os relatos dos moradores que o município faz parte da rota do Caminho de Peabiru, data de centenas de anos atrás, onde havia um vão que passava perto de Boa Ventura de São Roque.

Criado através da Lei Estadual nº 11176 de 18 de setembro de 1995, foi desmembrado de Pitanga. A atual gestão municipal (2009-2012) é encabeçada pelo Prefeito José Forekevicz e Vice Prefeito Jozé Guimar Ferreira da Silva. na coligação "trabalhando hoje pensando no futuro"

História da cidade de Boa Ventura de São Roque

Sua colonização teve início por volta do ano de 1.847, quando o médico e pesquisador francês Jean Maurice Faivre recebeu da coroa uma grande quantidade de terras na região. Dispostos a formar uma colônia Faivre organizou um grupo de franceses para morarem no local.

Eles se fixaram na região conhecido como Colônia — Tereza, atualmente pertencente ao Município de Cândido de Abreu e passaram a enfrentar problemas principalmente de doenças. Devido a isso muitas famílias deixaram a colônia e saíram a procura de um outro lugar para morar, entre estas famílias estavam os Cailott, que ao cruzarem o Rio Ivaí, chegaram a localidade que hoje é o Município de Boa Ventura de São Roque. Segundo contam os pioneiros o nome foi escolhido devido a aventura que eles tiveram para transporem as corredeiras do rio e a travessia na mata fechada.

Por volta de 1.850 chegaram José Martiniano de Freitas e João Elias do Nascimento, com um grande número de pessoas, passaram pelo acompanhamento dos Cailott e se fixaram na Colônia dos Freitas. Outras famílias e desbravadores como Quintino Jesus dos Santos, habitaram o local. Comprou 50 alqueires de terra dos Cailott e se fixou definitivamente na região.Atualmente o mais antigo membro da família é o agricultor Lauro Pereira dos Santos, com 62 anos de idade.

Em 1.926 a família do pioneiro Frederico Forekevicz veio de Prudentópolis para Boa Ventura de São Roque. Segundo ele nas décadas de 20 e 30 a riqueza era realmente a madeira — os grandes cedros e os pinheiros de araucária.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Boa Ventura (ex-povoado), pela lei estadual nº 3267, de 14-09-1957, subordinado ao município de Pitanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Boa Ventura, figura no município de Pitanga.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado á categoria de município com a denominação de Boa Ventura de São Roque, pela lei estadual nº 11176, de 10-09-1995, desmembrado de Pitanga. Sede no atual distrito de Boa Ventura de São Roque (ex-Boa Ventura). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Boa Ventura para Boa Ventura de São Roque, alterado pela lei estadual nº 11176, de 10-09-1995.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 622,184: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 14: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 908: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 345: matrículas
Número de unidades locais: 101: unidades
Pessoal ocupado total: 942: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.250,76: reais
População residente : 6.554: pessoas
População residente - Homens: 3.346: pessoas
População residente - Mulheres: 3.208: pessoas
População residente alfabetizada: 5.337: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.094: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.913: pessoas
População residente, religião espírita: 6: pessoas
População residente, religião evangélicas: 600: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.387,62: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.701,32: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 265,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 413,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,655:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Boa Ventura de São Roque: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Boa Ventura de São Roque? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: