Início » Paraná » Apucarana


Apucarana - Paraná



Apucarana é um município localizado no centro-norte do estado do Paraná, no Brasil. Dista 369 quilômetros da capital do estado, Curitiba. Com uma população estimada, em 2011, em 121.924 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é a décima-primeira cidade mais populosa do Paraná. A cidade é também conhecida como "Cidade Alta" e reconhecida como capital nacional do boné.

"Apucarana" é um nome de origem tupi-gurani, usado pelos indios guaianases, que significa "semelhante à própria floresta" (apó = base; caarã = semelhante à floresta; anã = imensa)..

A região onde encontra-se Apucarana foi colonizada pela Companhia Inglesa de Terras Norte do Paraná, a exemplo de Londrina e Maringá. Os colonizadores teriam chegado por volta de 1930. No ano de 1938, Apucarana foi elevada à categoria de vila. Em 28 de janeiro de 1944, Apucarana foi elevada a município, sendo seu primeiro prefeito o coronel Luís José dos Santos.

História da cidade de Apucarana

Apucarana foi projetada em 1934 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou esta região para ser apenas um dos pólos intermediários da produção agrícola destinados a abastecer núcleos maiores (Londrina e Maringá), distantes 100 quilômetros aproximadamente um do outro, que receberiam toda assistência e benefícios da empresa.

Embora tenha enviado para cá o mineiro de Angostura Benevides Mesquita como seu preposto, a empresa não tinha por objetivo aqui investir seu capital. Em virtude disso, seu trabalho se resumiu na demarcação das áreas urbana e rural para vendas.

Apucarana ressentiu-se da falta de apoio da empresa colonizadora e, posteriormente também da administração municipal de Londrina, a qual pertencia. Tudo que aqui se fez nos primórdios do patrimônio, visando incrementar o seu desenvolvimento, se deve unicamente a iniciativa particular.

Mas o espírito empreendedor de seus primeiros moradores, oriundos de vários pontos do território nacional e quiçá do mundo inteiro, se aliou ao trabalho fecundo e perseverante. Com garra indescritível, não se deixaram abater pelo estado de abandono em que se encontravam, e confiantes na perspectiva de um futuro promissor, todos se

empenhavam com o melhor de seus esforços, formando assim um elo indestrutível que embalou seus primeiros passos.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 30 de dezembro de 1943, através de um telegrama, o interventor Manoel Ribas comunicava a assinatura do Decreto-Lei nº 199, que criava concomitantemente, o município e a comarca, concretizando assim a grande aspiração dos apucaranenses, que receberam a notícia com grande euforia, pois vinha coroar de êxito os esforços de seus líderes. A instalação ocorreu em 19 de abril de 1944.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 558,389: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 64: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 15.131: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 5.304: matrículas
Número de unidades locais: 5.810: unidades
Pessoal ocupado total: 41.675: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.582,65: reais
População residente : 120.919: pessoas
População residente - Homens: 58.682: pessoas
População residente - Mulheres: 62.237: pessoas
População residente alfabetizada: 105.902: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 33.597: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 85.717: pessoas
População residente, religião espírita: 979: pessoas
População residente, religião evangélicas: 26.131: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.803,82: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.574,75: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 450,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 606,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,748:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Apucarana: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Apucarana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: