Início » Paraná » Alto Paraíso


Alto Paraíso - Paraná



Alto Paraíso é um município do estado do Paraná, no Brasil. Sua população, em 2010, era de 3 206 habitantes.

Toda a região do noroeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo a partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.

A origem da ocupação do território do município de Vila Alta se deve à expansão cafeeira do Norte Paranaense. Foi por volta de 1960 que a Companhia Brasileira de Imigração e Colonização promoveu a colonização da Gleba Vila Alta. A base econômica inicial dividia-se entre o extrativismo madeireiro e a cultura do café, que caracterizaram um período de abundância e riqueza. Paulatinamente, com o declínio destas atividades, surgiu e desenvolveu-se a pecuária bovina.

História da cidade de A região de Alto Paraíso foi descoberta e colonizada pela COBRINCO (Companhia Brasileira de Imigração e Colonização), hoje chamada de Santa Maria Agropecuária Industrial S/A, com Sede em Osasco - SP.

Os primeiros habitantes da região foram os índios Xetas e Guaranis.

Alto Paraíso (Vila Alta, antiga denominação) é um dos municípios localizado às margens do Rio Paraná, foi visitado por europeus em meados do século XVI. Suas terras pertenciam à Espanha.

Na década de 50 a família Vieira Costa já estava morando aqui, que era apenas um lugarejo. Ainda na década de 50, Vila Alta passou a ser conhecida por todos os lugares através dos corretores.

Apesar de ser um lugarejo com muita mata e poucas pessoas, começaram a abrir ruas e estradas com a ajuda das pessoas que eram contratadas pela COBRINCO, o qual ficou como chefe o Sr. Pedro Vieira da Costa, responsável pela contratação dos homens para a realização do trabalho que foi feito manualmente. A partir daí se deu o loteamento de todo patrimônio.

Alto Paraíso foi elevada à categoria de Distrito Administrativo em 02 de setembro de 1977, pela Lei Estadual 1916 com território pertencente ao Município de Umuarama.

Nesta época a população da cidade já estava bem extensa com aproximadamente 10.000 habitantes, sendo estes a maioria sitiantes.

Vila Alta foi por muitos anos distrito do Município de Umuarama. Em 09 de maio de 1990, houve sua emancipação, tornando-se município, mas permanecendo com o mesmo nome de Vila Alta.

Com o decorrer dos anos os munícipes foram conscientizando-se dos equívocos que o nome Vila trazia para o município, que era constantemente confundido com um bairro ou distrito de outro município.

Com o intuito de divulgar e enaltecer o município, sanando os problemas oriundos do nome, a comunidade solicitou ao Poder Executivo a mudança do nome. Foi efetuada uma grande divulgação toda a comunidade para que todos sugerissem um novo nome para o município. Dentre os nomes mais votados destacaram-se com maior número de sugestões: Alto Paraíso, Cidade Alta, Campos Verde. Sendo Alto Paraíso o nome vencedor.

Foi realizado plebiscito para verificar o desejo de mudança, que foi aprovado pela maioria.

Assim, em 18 de Fevereiro de 2004, através da Lei 14.349 da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, deu ao município de Vila Alta, nova denominação, sendo Alto Paraíso a palavra mais adequada para descrever o município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Alto Paraíso

Autor do Histórico: SEBASTIãO APARECIDO DE AZEVEDO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 967,772: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 487: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 140: matrículas
Número de unidades locais: 73: unidades
Pessoal ocupado total: 586: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 20.353,77: reais
População residente : 3.206: pessoas
População residente - Homens: 1.619: pessoas
População residente - Mulheres: 1.587: pessoas
População residente alfabetizada: 2.582: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 949: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.620: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 331: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.277,30: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.964,55: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 432,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 370,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,678:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Alto Paraíso: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Alto Paraíso? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. adelson ribeiro de souza's avataradelson ribeiro de souza

    com muito orgulho morei e estudei ate 2 grau,em vila alta, trabalhava madeireira, cheguei ai com minha família em 1970 e sai em 1985, com destino a rondonia onde resido ate hoje. parabéns alto paraíso (vila alta).

    #1 – 06/12/2017 - 10:59

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: