Início » Piauí » Demerval Lobão


Demerval Lobão - Piauí



Demerval Lobão faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 05º21′30" sul e a uma longitude 42º40′35" oeste, estando a uma altitude de 112 metros. A população avaliada em 2009 era de 13.232 habitantes. Faz parte da Grande Teresina.

Possui uma área de 229,19km². Outrora conhecido como Morrinhos, passou de povoado a cidade recedendo seu topônimo atual em homenagem ao político Demerval Lobão.

História da cidade de Dermeval Lobão Piauí

Em 1877, foragidos de terrível seca, os irmãos Nazário, Marçol e Rodrigo da Costa Azevedo, procedentes de Novo Oriente, Ceará, chegaram à localidade onde hoje está situada a Sede do Município. Por edificarem suas casas numa baixada cercada de pequenos morros, o local ficou conhecido pelo nome Morrinhos.

A cerca de dois quilômetros, na localidade Santa Rita, formava-se outra povoação, que contava com comércio mais adiantado e uma feira-livre. Vários moradores, insatisfeitos com a recusa da doação da área onde estavam situadas suas casas e o galpão de feira, retiraram-se para Morrinhos, onde foram prontamente atendidos.

Com a chegada dos novos moradores, foi organizada uma feira nos moldes da que funcionava em Santa Rita. O comércio crescia a tal ponto que o dia 8 de setembro de 1928, em que se deu a transferência da feira de Santa Rita para Morrinhos, foi considerado o marco divisor da história do povoado.

Logo depois, foi construída a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira da Cidade, em terras doadas por Benedito Luís de Moraes.

Morrinhos era passagem e parada obrigatória dos comboios que se dirigiam para Teresina. A estrada carroçável, ligando a Capital ao Sul do Estado e, mais tarde, a implantação da maior via de transporte do Piauí, fizeram com que Morrinhos se transformasse em importante pólo de progresso da grande Teresina.

A lavoura, a pecuária e a extração de babaçu e tucum eram suporte econômico de vulto que o colocava na liderança na região.

Quando elevado à categoria de Cidade, em 1963, a denominação foi mudada de Morrinhos para Demerval Lobão, em homenagem ao ilustre advogado e político piauiense, Demerval Lobão Veras, falecido em acidente rodoviário nas proximidades de Morrinhos em campanha política ao Governo do Estado.

Gentílico: morrinhense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Demerval Lobão, pela lei estadual nº 2553, de 09-12-1963, desmembrado de Teresinha. Sede no atual distrito de Demerval Lobão ex-localidade de Morrinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1967.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 216,807: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.206: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 637: matrículas
Número de unidades locais: 137: unidades
Pessoal ocupado total: 1.104: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.296,73: reais
População residente : 13.278: pessoas
População residente - Homens: 6.477: pessoas
População residente - Mulheres: 6.801: pessoas
População residente alfabetizada: 9.073: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.442: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 11.594: pessoas
População residente, religião espírita: 39: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.004: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 784,73: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.165,51: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 170,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 260,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,618:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Demerval Lobão: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Demerval Lobão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: