Início » Pernambuco » Santa Cruz


Santa Cruz - Pernambuco



Santa Cruz faz parte do estado de Pernambuco.

No ano de 1829, durante uma peregrinação pelo sertão, dois frades capuchinhos, tiveram que interromper a viagem devido a uma febre que acometeu um deles permanecendo no local por cerca de um mês. Abrigaram-se sob o pé de um juazeiro. Diversas famílias acorriam a eles para assistência espiritual e celebração dos sacramentos e missas. Despediram-se da região deixando uma grande cruz de madeira no local onde se abrigavam.

Esta cruz foi encontrada pelos vaqueiros do fazendeiro José Correia, senhor de muitas terras e escravos que habitava a região. José Correia pediu que trouxessem a cruz à fazenda, colocando-a na capela. A cruz passou a ser objeto de veneração da população local, que visitava a capela em busca de proteção divina. Ao seu redor começou a surgir a povoação. Aos poucos surgiu a festa da Venerada Santa Cruz, que ocorre de 1 a 3 de maio, que além dos rituais religiosos também conta com barraquinhas de comidas típicas e bebidas, bingos, danças, etc.

História da cidade de Santa Cruz Pernambuco - PE

Em 1829 passando por "Santa Cruz" dois frades "capuchinhos" que andavam em peregrinação, pregando a Religião Católica, um deles foi acometido de uma febre e por esse motivo se abrigaram debaixo de um pé de "juazeiro" (árvore, característica da região) que existia defronte ao beco que hoje sai para o Posto Saron - BR. Neste local permaneceram mais ou menos um mês. Durante essa permanência, algumas famílias que ali habitavam em plena "caatinga" iam visita-los. Nessas visitas eram praticadas atos religiosos como: missa, confissões, orações e etc.

Ao se despedirem deixaram nesse mesmo local uma grande CRUZ de madeira forte à qual seria a protetora dos moradores daquela localidade (chamada de Gentil). Nesta localidade morava um rico fazendeiro chamado José Correia. Ele era dono de muitas terras e escravos, portanto, um "Senhor de Engenho" que morava em um enorme casarão com seus filhos...

Após algum tempo que os frades deixaram o "Gentil", alguns vaqueiros que trabalhavam para José Correia, procurando gado pela caatinga deserta, passaram perto do local onde tinham se abrigado os "capuchinhos" e avistaram uma grande Cruz de madeira. Este acontecimento ocorreu no dia 03 de maio de 1829. Um dos vaqueiros (Saturnino) antes de levar a cruz para o patrão contou o que tinha visto, o patrão então deu-lhes ordens para irem pegar a cruz e traze-la para a fazenda. Quando José Correia viu a cruz ficou admirado e mandou colocarem-na capela da fazenda.

Muitas pessoas doentes acreditaram no "milagre" da Cruz e começaram a fazer promessas (para ficar curados de alguma enfermidade, pedidos de benção e etc.). Surgiu assim algumas casas, onde foi se formando uma comunidade.

Surgindo assim a Vila, começarama festejar com atos religiosos a "VENERADA SANTA CRUZ". Com muita festa em maio, nos dias 1, 2 e 3 (barraquinhas de comidas típicas e bebidas, bingos, danças etc.). Como também em setembro quando se festeja no dia 13 a Nossa Senhora de Fátima, com essas festas, com o dinheiro arrecadado, se construiu o "Açude da Venerada" que fica próximo à Vila.

Gentílico: santacruzense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Santa Cruz, pela lei municipal nº 51, de 23-01-1915, subordinado ao município de Ouricuri.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Santa Cruz, permanece no município de Ouricuri.

Pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938, o distrito de Santa Cruz passa a denominar-se Vera Cruz.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Vera Cruz ex-Santa Cruz, permanece no município de Ouricuri.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Vera Cruz passou a denominar-se Curz da Malta.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Cruz da Malta, figura no município de Ouricuri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz, pela estadual nº 10623, 10-01-1991, desmembrado de Ouricuri. Sede no antigo distrito de Santa Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais

Santa Cruz para Vera Cruz alterado, pelo decreto-lei estadual nº 92, de 31-03-1938. Vera Cruz para Cruz de Malta alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943. Cruz de Malta para Santa Cruz alterado pela lei estadual nº 10623, de 01-10-1991.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.245,983: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 9: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.361: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 450: matrículas
Número de unidades locais: 86: unidades
Pessoal ocupado total: 857: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.099,90: reais
População residente : 13.594: pessoas
População residente - Homens: 6.810: pessoas
População residente - Mulheres: 6.784: pessoas
População residente alfabetizada: 8.183: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 5.197: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.483: pessoas
População residente, religião espírita: 24: pessoas
População residente, religião evangélicas: 927: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 618,96: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.118,35: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 128,57: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,549:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Santa Cruz: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: