Início » Pernambuco » Moreilândia


Moreilândia - Pernambuco



Moreilândia faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Caririmirim.

Durante a grande seca de 1877, vários agricultores do Ceará deixaram suas terras em busca de locais onde hovesse água para consumo humano e dessedentação animal. Foi o caso de Claudiano Alves Moreira, que veio de Iguatu, no Ceará, com sua família e rebanho. Dirigia-se provavelmente ao vale do Rio São Francisco. Entretanto, ao atravessar o sertão pernambucano, encontrou uma região desocupada, pertencenta à paróquia de Granito (Pernambuco), onde as terras eram férteis. Ao cruzar um riacho, observou poços d′água, o que o fez supor a existência de água subterrânea acessível, o que foi confirmado. Estabeleceram-se no local e foram seus primeiros habitantes. Cultivaram um sítio de frutíferas, que se desenvolveu bem. Logo o local passou a ser chamado Sítio dos Moreira.

A região se prestava a atividades agro-pecuárias e foi se desenvolvendo a partir desta atividade. A primeira igreja foi construída por José Alves Lopes, dedicada a Santa Terezinha e concluída em 1930. A primeira feira livre ocorreu em 1935.

História da cidade de Moreilândia Pernambuco - PE

No século passado, na época da grande seca de 1877, sofrendo com a falta de alimento e principalmente água, muitos agricultores deixaram seus estabelecimentos a procura de locais onde existisse pelo menos água abundante para a população e animais. Uma dessas vítimas da seca foi o agricultor Claudiano Alves Moreira, que partiu de Iguatu, no Ceara, trazendo consigo sua esposa Ana Alves Moreira e as filhas Isabel, Maria, Porfíria e Antonia, bem como os poucos animais que sobreviveram ao flagelo da seca.

Sendo a falta de água o mais cruciante, supõe-se que o Sr. Claudiano buscava a margem do Rio São Francisco, onde a água é abundante, porém na viagem passou em terrenos férteis e desocupados, pertencentes a Paróquia de Granito, onde uma fato lhe chamou atenção, pois em plena estiagem, ao cruzar um riacho, viu poços d′água no mesmo, logo deduziu que cavando uma cacimba encontraria água bastante, o que realmente aconteceu, fixarem-se na terra, sendo seus primeiros habitantes.

Com a água encontrada, procurou se estabelecer fazendo casa e cercado, logo que voltou a chover iniciou o plantio do roçado e em um local mais fértil, iniciou um pequeno sítio de fruteiras, que desenvolveu bem, dando um bom aspecto ao local o chamado a atenção dos transeuntes, que passaram a denominar o local de Sítio dos Moreiras, devido a plantação construir um sítio e pertencer a familia Moreira, nome que perdurou, tornando-se no nome futura cidade.

Sendo uma região excelente para atividades agro-pecuária, foi atraindo novas familias e, como o sertanejo tem uma grande devoção religiosa, o Sr. José Alves Lopes idealizou a construção de uma igreja, tendo como padroeira Santa Terezinha, o que se concretizou. E em 1930 era celebrada a 1º missa pelo vigário Joaquim Peixoto Alencar.

Construída a igreja, a povoação foi crescendo e em 1935 realizava-se sua primeira feira livre, a qual tem lugar às 6º feiras, sendo uma das bastantes frequentadas da região.

O devassamento regional, ocorreu em face das atividades agro-pecuária e religiosa, pois com a criação do gado e a comercialização da produção veio o conhecimento da região, completamente pela proporção da religião catolica.

Gentílico: moreirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Sítio dos Moreiras, ex-povoado pela lei municipal nº 62, de 10-05-1957, desmembrado de Carimirim, subordinado ao município de Serrita. Em divisão territorial datada I-VII-1960, o distrito de Sítio dos Moreiras, figura de Serrita.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sítio dos Moreiras. Pela lei estadual nº 4965, de 20-12-1963, desmembrado de Serrita. Sede no antigo distrito de Sítios dos Moreiras. Constituído de 2 distritos: Sítios dos Moreiras e Carimirim. Desmembrado de Serrita. Instalado em 19-05-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o muncípio é constituído de 2 distritos: Sítio dos Moreiras e Caramirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei municipal nº 85, de 22-06-1991, aprovado pela sessão extraordinária, realizada em 03-06-1991, o município de Sítios dos Moreira passou a denominiar-se Moreilândia.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município já denominado Moreilândia é constituído de 2 distritos: Moreilândia e Carimirim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Sítios dos Moreiras para Moreilândia alterado, pela lei municipal nº 85, de 22-06-1991, aprovado em 03-06-1991.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 403,392: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.001: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 487: matrículas
Número de unidades locais: 82: unidades
Pessoal ocupado total: 757: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.738,58: reais
População residente : 11.132: pessoas
População residente - Homens: 5.591: pessoas
População residente - Mulheres: 5.541: pessoas
População residente alfabetizada: 7.623: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.921: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 10.196: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 647: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 700,23: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 857,27: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 104,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 178,86: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,600:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Moreilândia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Moreilândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: