Início » Paraíba » Maturéia


Maturéia - Paraíba



Matureia faz parte do estado da Paraíba e integrante da Região Metropolitana de Patos. Encontra-se a uma latitude 07º16′01" sul e a uma longitude 37º21′05" oeste, estando a uma altitude de 815 metros. A população avaliada em 2009 era de 6.029 habitantes, segundo o IBGE. Possui uma área de 84km².

O ponto mais alto do estado, o Pico do Jabre, com 1.197 m, encontra-se no município, dentro do Parque Estadual Pico do Jabre, uma unidade de conservação.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. É o município mais alto do estado da Paraíba.

História da cidade de Maturéia Paraíba - PB

A história de Maturéia está relacionada com os primórdios do Povoado dos Canudos do qual se originou o município de Teixeira. O nome próprio do lugar foi derivado do capitão-de-Campos, Francisco da Costa Teixeira que nos idos de 1761 tomou posse de extensa região localizada num dos prolongamentos da Serra da Borborema. O antigo Povoado de Canudos mudou o nome para Vila do Teixeira e, em 1874, foi elevada à condição de cidade.

O povoado de Maturéia pertencia a Teixeira. Durante sua formação, evoluiu da condição de ponto de passagem de mercadores e tangerinos de gado para um arruado que ficou famoso pelo fenômeno vegetal da prolongada maturação dos seus cajueiros. Pela observação dos antigos moradores daquele lugar, os maturis, como são chamados os cajus novos, ainda verdes (pedúnculos) tinham longa maturescência. O fenômeno tem explicação científica: Maturéia fica muito próxima às elevações serranas que culminam no Pico do labre, o ponto mais alto do Estado da Paraíba.

Ali, o regime climatológico cria, como que degraus para a incidência das chamadas chuvas do caju, numa escala de variação ditada pela Natureza. Dependendo da altitude, o fenômeno da maturéia, segundo a linguagem matuta, acontece em períodos distintos, todavia sequenciados. A região tem, portanto, prolongada maturescência, produzindo safras contínuas de cajus. Esse fenômeno interessante do ponto de vista botânico, vem sendo prejudicado pelo desmatamento e pelas constantes queimadas praticadas nos pés-de-serra. Recentemente o Governo do Estado zoneou uma área de preservação ambiental disciplinado o uso do solo nos arredores do Pico do Jabre.

A Vila de Maturéia foi transformada em cidade, desmembrando-se de Teixeira, por força da Lei número: 6175 de 13 de Dezembro de 1995. São considerados os fundadores do local, os ascendentes das famílias Dantas, Jerônimo, Vasco, Maia, Costa e Firmino. Os descendentes dessas famílias habitam o local e se dedicam a variadas atividades econômicas relacionadas com a agricultura e à pecuária.

Gentílico: matureense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Maturéia ex-povoado, pela lei estadual nº 5184, de 20-09-1989, subordinado ao município de Teixeira.

Em divisão territorial datada de 17-01-1991, o distrito de Maturéia, figura no município de Teixeira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maturéia, pela lei estadual nº 6175 de 13-12-1995, desmembrado de Teixeira. Sede no antigo distrito de Maturéia expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 83,687: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.178: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 291: matrículas
Número de unidades locais: 51: unidades
Pessoal ocupado total: 408: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.683,33: reais
População residente : 5.939: pessoas
População residente - Homens: 2.900: pessoas
População residente - Mulheres: 3.039: pessoas
População residente alfabetizada: 4.013: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.938: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.439: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 317: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 725,46: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 902,69: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 114,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 234,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,572:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Maturéia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Maturéia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: