Início » Paraíba » Bernardino Batista


Bernardino Batista - Paraíba



Bernardino Batista é uma cidade localizada na microrregião de Cajazeiras, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 3.153 habitantes, distribuídos em 51 km² de área.

Em 2010 foi noticiada no telejornal brasileiro, Bom Dia Brasil, como a cidade recordista de moradores ligados por laços de sangue. "De cada dez casais da cidade, quatro são de primos", afirmou o telejornal.

Em 1815, o padre José Dantas Rothea estabeleceu-se em uma grande extensão de terras na região, juntamente com alguns seminaristas e escravos. Por este motivo, o local ficou conhecido como Serra do Padre. As terras eram utilizadas para a agricultura e foram passadas a outros através de posse, arrendamento ou compra. Simultaneamente outras famílias pioneiras estabeleceram-se no local.

História da cidade de Bernardino Batista Paraíba - PB

Por volta do ano de 1815, chegou à essa região um Padre por nome de José Dantas Rothéa, com a missão de Evangelizar, trouxe consigo alguns estudantes seminaristas e também escravos que serviam. Atraído pelo clima, construiu aqui uma casa e fixou residência, dominando por muitos anos uma grande extensão de terra serrana dando origem assim ao nome de SERRA DO PADRE.

A casa onde morou o Padre José Dantas Rothéa foi anos depois ocupada pelo Sr. Francisco Egídio dos Santos, encontrou na casa muitos objetos pertencentes ao Padre; como utensílios domésticos, moedas e outros, foram conservados; havendo ainda hoje essa casa onde viveu e faleceu o Padre José Dantas Rothéa.

As terras que eram de posse do Padre, foram passando de uns para outros, sem haver registro se através de compras ou de posse, surgindo nomes como o do Cel. Manoel Egídio dos Santos. Em 1928 chegou a Serra do Padre o Sr. Bernardino José Batista, que ao casar-se com Maria da Glória da Conceição, filha de Cel. Manoel Egídio dos Santos, fixa residência aqui, tornando-se o primeiro político de cargo eletivo ao se eleger vereador pelo município de São João do Rio Peixe-Pb, homenageado mais tarde com o nome do distrito de "Bernardino Batista".

Distrito de Bernardino Batista foi instalado e m Janeiro de 1.997, tendo como primeiro Prefeito Constitucional o Sr. Assis Gomes dos Santos, natural do sítio Baixio dos Galdinos, deste mesmo município, filho de Sra. Vicência Emília de Jesus e do Sr. Manoel Gomes dos Santos (in memorian), estado civil solteiro. Um jovem bem sucedido em sua vida profissional, com 32 anos de idade assume a administração de sua cidade natal com idéias bem estruturadas e comprometido com os anseios do seu povo.

Gentílico: batistense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 4367, de 18-121981, subordinado ao município de Triunfo.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito Bernardino Batista, figura no município de Triunfo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 5929, de 29-04-1994, desmembrado de Triunfo. Sede no atual distrito de Bernardino Batista expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 50,628: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 618: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 94: matrículas
Número de unidades locais: 17: unidades
Pessoal ocupado total: 336: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.398,05: reais
População residente : 3.075: pessoas
População residente - Homens: 1.476: pessoas
População residente - Mulheres: 1.599: pessoas
População residente alfabetizada: 1.952: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.170: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.759: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 252: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 729,49: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.093,44: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 138,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 300,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,558:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Bernardino Batista: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Bernardino Batista? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: