Início » Pará » Concórdia do Pará


Concórdia do Pará - Pará



Concórdia do Pará faz parte do estado do Pará. Que faz parte da microrregião de Tomé-Açu. Encontra-se a uma latitude 02º00′06" sul e a uma longitude 47º56′59" oeste, estando a uma altitude de 440 metros. Sua população é de 28 221 habitantes.

Possui uma área de 690,942km².

Concórdia do Pará surgiu no auge da extração de madeira na década de 60. Primeiramente foi aberta uma estrada, em direção ao município de Tomé-Açu, a qual atraiu diversos migrantes. Antes, era uma pequena vila pertecente ao município de Bujaru. Em 1988, iniciou-se o processo de emancipação político-administrativa de Concórdia do Pará, através de seu representante Walmir de Araújo Alves, vereador na época.

História da cidade de Concordia do Pará

Pará -PA

Sua história se constitui num relato que se confunde com o processo de ocupação recente do território paraense. Esse processo envolve o avanço das chamadas frentes pioneiras, as migrações, a abertura de estradas no espaço do Estado e o surgimento de concentrações populacionais nas beiras e/ou interseção das vias de penetração.

As raízes da história de Concórdia do Pará, de forma específica, se encontram nos anos 60, quando o processo de ocupação começou a adquirir dinâmica cada vez mais intensa. No entanto, o reconhecimento da importância econômica e social das terras pelo município ocupadas, na atualidade pode, também, referir-se ao momento do surgimento do Município de Bujaru, onde os primeiros habitantes, migrantes nordestinos, na sua grande maioria, se localizaram.

Segundo manifestações verbais dos mais antigos povoadores de Concórdia do Pará, o primeiro núcleo populacional, a partir do qual começou a surgir o novo município, recebeu o nome de vila Concórdia, a mesma que se encontrava localizada na interseção das estradas PA-152 com a PA-140.

Reconhece-se que o primeiro habitante desse ponto de confluência das duas estradas foi Raimundo Cordeiro de Abreu, ao qual foram se agregando outros povoadores que, com suas práticas agrícolas e comerciais, iniciaram o processo de congregação social, econômica e urbana de forma espontânea no lugar.

O conjunto das atividades por eles desenvolvido foi adquirindo dinamismo e atraindo cada vez mais habitantes, de forma que a evolução do núcleo urbano , assim como a sua área de influência, se fizeram sentir nos Municípios vizinhos e no próprio Bujaru, onde estava localizado.

Em 10 de maio de 1988, mediante a promulgação da Lei nº 5.442, estatuída pela Assembléia Legislativa do Estado, Concórdia do Pará, foi reconhecido como município, adquirindo a sua emancipação política de Bujaru e configurando a sua área patrimonial com terras desmembradas dele.

Gentílico: concordiense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Concórdia do Pará, pela lei estadual nº 5442, de 10-05-1988, desmembrado de Bujaru. Sede no atual distrito de Concórdia do Pará ex-Povoado de Concórdia. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-01-1989.

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 690,947: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 6.300: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.664: matrículas
Número de unidades locais: 144: unidades
Pessoal ocupado total: 2.827: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.115,87: reais
População residente : 28.216: pessoas
População residente - Homens: 14.590: pessoas
População residente - Mulheres: 13.626: pessoas
População residente alfabetizada: 18.740: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 11.803: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 18.878: pessoas
População residente, religião espírita: 11: pessoas
População residente, religião evangélicas: 7.608: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 994,41: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.321,39: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 170,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 213,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,566:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Concórdia do Pará: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Concórdia do Pará? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: