Início » Mato Grosso » Pontal do Araguaia


Pontal do Araguaia - Mato Grosso



Pontal do Araguaia faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 15º50′43" sul e a uma longitude 52º00′33" oeste, estando a uma altitude de 370 metros. A população avaliada em 2011 era de 6092 habitantes.

Possui uma área de 2764,71km².

As origens de Pontal do Araguaia remontam à abertura de fazendas no século passado, seguida de atividades garimpeiras. A propaganda do diamante atraiu muita gente à região, principalmente goianos, mineiros e baianos.

História da cidade de Pontal do Araguaia

O município de Pontal do Araguaia tem sua história calcada principalmente nas ações garimpeiras desenvolvidas na região dos rios Garças e Araguaia, que banham seu território. Os pioneiros do lugar foram famílias vindas de Goiás, Minas Gerais e do nordeste brasileiro. Por um bom tempo toda esta região sofreu influências políticas de Goiás, que anexou vasto espaço territorial de Mato Grosso, ainda no início do século XX. Mais tarde, por decisão do Superior Tribunal Federal, o Estado de Mato Grosso foi declarado detentor do território da margem esquerda do rio Araguaia, onde está localizado o município de Pontal do Araguaia.

A região também foi movimentada por ocasião da chamada primeira borracha, no final do século XIX e começo do XX. Os nordestinos, fugindo da seca, procuraram a região do Araguaia para extração do látex e, eventualmente, garimpar. Na região, proliferava a mangabeira do cerrado, matéria-prima da borracha. Atualmente, este vegetal encontra-se em fase de extinção.

Pela região passou o mineiro João José de Morais, o Cajango, que conhecia profundamente a área e incentivou sobremaneira a cata diamantífera. Cajango era amigo dos índios bororos, que ainda habitavam a região. Estes lhes indicavam os melhores "monchões" a serem trabalhados. Nesse período os bororos, que acompanhavam Cajango, denominavam os diamantes de "toricueje".

Nesse tempo de garimpo efervescente nasciam corrutelas garimpeiras em diversos cantos do atual território do município de Pontal do Araguaia.

A vida nos garimpos era difícil e o próprio governo estadual tinha receio de buscar uma interveniência policial para impor a paz e a ordem, e cuidava apenas de ter ao seu lado o chefe local dos garimpos, assegurando, desta forma, os votos para o momento certo. Assim, a região garimpeira tornara-se terra sem lei, onde a violência e o temor dominavam os ânimos.

A região ainda conheceu diversas fases desencadeadas pelo poder nos garimpos do leste mato-grossense. Fez história a luta caudilhesca de Morbeck e Carvalhinho.

A Igreja Católica foi a primeira instituição a contribuir socialmente com o antigo distrito de Pontal do Araguaia. Percebe-se que seus povoadores tinham a preocupação em preservar sua identidade cultural, resistindo à nova leva de migrantes que chegava ao município, notadamente de sulistas.

O progresso estabeleceu-se com a criação da fronteira agrícola mato-grossense. As terras de Pontal do Araguaia, férteis, são um convite aos que lidam com agropecuária. Novas levas migratórias permitiram o crescimento ordenado e sustentado por uma política social, cultural e econômica de suporte, a lhe granjear o direito à emancipação político-administrativa, através da lei nº 5.097, de 20 de dezembro de 1991, de autoria do deputado Evaristo Roberto Cruz.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Pontal do Araguaia, pela lei estadual nº 5097, de 20-12-1991, desmembrado do município de Torixoréu e Guiratinga. Sede no atual distrito de Pontal do Araguaia (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pontal do Araguaia

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.738,777: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 604: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 242: matrículas
Número de unidades locais: 89: unidades
Pessoal ocupado total: 575: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.749,78: reais
População residente : 5.395: pessoas
População residente - Homens: 2.776: pessoas
População residente - Mulheres: 2.619: pessoas
População residente alfabetizada: 4.535: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.714: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.593: pessoas
População residente, religião espírita: 93: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.259: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.842,96: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.876,14: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 302,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 461,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,734:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pontal do Araguaia: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pontal do Araguaia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: