Início » Mato Grosso » Planalto da Serra


Planalto da Serra - Mato Grosso



Planalto da Serra faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 10º26′21" sul e a uma longitude 55º16′36" oeste, estando a uma altitude de 319 metros. A população avaliada em 2004 era de 2 939 habitantes.Planalto da Serra é termo de origem geográfica, em referência a posição que ocupa o sítio urbano, numa região plana, no cimo da Serra Azul.

Os fundamentos históricos do território que hoje constitui o município de Planalto da Serra tiveram início em 1946. É desta época a vinda de famílias de colonos que se dispuseram a trabalhar em fazendas. Fez fama a Fazenda Matança. A Fazenda Rancharia atingiu tal grau de prosperidade que tornouse Distrito de Paz do município de Chapada dos Guimarães. Em 1949, chegou à região Francisco Soler, de Apucarana, no Paraná. Pretendeu Soler criar uma cidade no sítio que abriga Planalto da Serra, e usou de um estratagema para atrair compradores de lotes. Omitiu a verdadeira localização do lugar, dando o Rio Manso como ponto de referência, já que êle era conhecido e procurado. De forma sorrateira iniciou-se a venda de lotes, ocasionando dissabores entre os compradores de terra. Inicialmente a localidade recebeu o nome de Capão Grande e depois Vinagre, em referência a um córrego que corta a região. Durante alguns anos não conheceu nenhum tipo de progresso. Ficou estagnada. O impulso deu-se a partir de 1970, com incentivos do governo federal. A Lei nº 4.277, de 23 de dezembro de 1980, criou o distrito. Em 20 de dezembro de 1991, através da Lei Estadual nº 5.905, foi criado o município de Planalto da Serra.

Possui uma área de 24638,3km² BB

História da cidade de Planalto da Serra

Planalto da Serra é termo de origem geográfica, em referência à posição que ocupa o sítio urbano, numa região plana, no cimo da Serra Azul.

Os fundamentos históricos do território, que hoje constitui o município de Planalto da Serra, tiveram início em 1946.

é desta época a vinda de famílias de colonos que se dispuseram a trabalhar em fazendas. Fez fama a Fazenda Matança. A Fazenda Rancharia atingiu tal grau de prosperidade que se tornou distrito de Paz do município de Chapada dos Guimarães.

Em 1949, chegou à região Francisco Soler, de Apucarana, no Paraná. Pretendeu Soler criar uma cidade no sítio que abriga Planalto da Serra, e usou de um estratagema para atrair compradores de lotes. Omitiu a verdadeira localização do lugar, dando o rio Manso como ponto de referência, já que ele era conhecido e procurado. De forma sorrateira, iniciou-se a venda de lotes, ocasionando dissabores entre os compradores de terra.

Inicialmente, a localidade recebeu o nome de Capão Grande e depois Vinagre, em referência a um córrego que corta a região. Durante alguns anos não conheceu nenhum tipo de progresso. Ficou estagnada. O impulso deu-se a partir de 1970, com incentivos do governo federal.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Planalto da Serra, pela lei estadual nº 4277, de 23-12-1980, subordinado ao município de Nova Brasilândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Planalto da Serra figura no município de Nova Brasilândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado á categoria de município com a denominação de Planalto da Serra, pela lei estadual nº 5905, de 20-12-1991, desmembrado do município de Nova Brasilândia e Paranatinga. Sede no atual distrito de Planalto da Serra (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.455,431: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 496: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 171: matrículas
Número de unidades locais: 59: unidades
Pessoal ocupado total: 343: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.926,77: reais
População residente : 2.726: pessoas
População residente - Homens: 1.400: pessoas
População residente - Mulheres: 1.326: pessoas
População residente alfabetizada: 2.132: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 770: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.709: pessoas
População residente, religião espírita: 56: pessoas
População residente, religião evangélicas: 667: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.057,35: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.243,57: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 337,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,656:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Planalto da Serra: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Planalto da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: