Início » Mato Grosso » Novo Mundo


Novo Mundo - Mato Grosso



Novo Mundo faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 09º57′01" sul e a uma longitude 55º11′54" oeste, estando a uma altitude de 330 metros. A população avaliada em 2004 era de 6 046 habitantes.

Nascente em Novo Mundo merece aplausos Em Novo Mundo (a 785 ao Norte de Cuiabá), a nascente do rio Nhandú, conhecida como Olho da Xuxa, tem importância estratégica para a conservação da Bacia do Teles Pires, uma das maiores e mais ameaçadas do Estado. São 4,5 mil litros de água pura por hora que brotam do fundo da terra. A área é tão frágil que basta bater palmas para que a areia se agite com intensidade. Para preservar a relíquia natural, ninguém pode nadar ou pisar no local que mais parece um aquário, mas olhar já vale a pena.

Possui uma área de 5811,35 km².

História da cidade de Novo Mundo

O território do atual município de Novo Mundo foi habitado imemorialmente por nações indígenas, especialmente povos xinguanos. No tempo da entrada dos brancos, para estabelecimento de colonização moderna, foi encontrado o povo Kreen-aka-rorê. Os projetos de colonização, com incentivos do governo estadual e federal, entravam em fase de execução e a pressa empurrava os trabalhadores a executarem uma penetração em ritmo acelerado. Fator determinante para o povoamento desta região foi a abertura da BR-163, rodovia Cuiabá-Santarém, em cujas margens proliferaram inúmeros núcleos de colonização, dos quais alguns tomaram-se grandes cidades.

A região onde está assentado o município de Novo Mundo é muito rica em minérios. A exemplo do que ocorreu nas circunvizinhanças, o ouro foi encontrado abundantemente em seu solo.

O começo da povoação foi a partir de uma currutela garimpeira. Houve acentuada procura pelo minério a partir de 1979-1980, com a vinda de muitas famílias na região.

Posteriormente, visto que eram na verdade, imensos vazios demográficos, onde o elemento humano nativo já havia sido expulso, optou-se pela vinda de famílias de colonos agricultores, mormente vindas do sul do país. Grande parte provinha de terras paraguaias. Eram os brasiguaios. O assentamento foi executado pelo INCRA.

O garimpo tomava conta de tudo. Era de rio e de sequeiro. No início muitos agricultores debandaram-se para esta atividade, por vezes era mais rendosa. Pelo menos a esperança era maior. Achar uma pepita descomunal era o sonho dos garimpeiros, mesmo para aqueles ainda inexperientes.

Com o tempo a atividade garimpeira tornou-se cara, pouca gente se aventurava a investir ´tudo que tinha´. Muita gente quebrou. Passou então, a ser um mau negócio para muitos. O colono voltou a suas origens, mas nem todos.

A denominação do novo município, segundo o Sr. Cláudio da Cunha Barbosa, ex-prefeito municipal, é referência à mineradora Ouro Novo. Mais tarde, em roda de amigos, um grupo de ´homens bons´ da localidade sugeriu a denominação Novo Mundo, que designava um novo Eldorado, um mundo novo.

Pode haver, no entanto, uma ligação com a cidade de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, visto que muitos colonos do Projeto de Assentamento Braço Sul, vieram daquele município.

Em maio de 1983, chegou o restante dos colonos que haviam ficado no Paraguai e em Mundo Novo — MS, aguardando decisão do INCRA para ocuparem seus lotes e completarem o número de 500 famílias a serem assentadas neste projeto.

A maioria dos habitantes do Novo Mundo é originária de estados do sul do Brasil.

Nominam-se famílias pioneiras as de Cláudio Barbosa, Leônidas Alves, Cláudio da Cunha Barbosa, Antonio Alves da Silva, popular Cacheado, e tantas outras.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Mundo, pela lei estadual nº 6685, de 17-11-1995, desmembrado do município de Guarantã do Norte. Sede no atual distrito de Novo Mundo (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal de Novo Mundo

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 5.791,050: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 905: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 407: matrículas
Número de unidades locais: 97: unidades
Pessoal ocupado total: 583: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 14.152,02: reais
População residente : 7.332: pessoas
População residente - Homens: 3.916: pessoas
População residente - Mulheres: 3.416: pessoas
População residente alfabetizada: 5.956: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.322: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.463: pessoas
População residente, religião espírita: 6: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.112: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.508,77: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.603,39: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 325,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 412,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,674:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Novo Mundo: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Novo Mundo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: