Início » Mato Grosso » Ipiranga do Norte


Ipiranga do Norte - Mato Grosso



Ipiranga do Norte é um novo município do Mato Grosso, instalado em 1 de Janeiro de 2005, desmembramento de áreas do município de Tapurah.

O município. encontra-se a 12º14’22.3” S de latitude e 56º09’08.3” O de longitude na altitude de 470 metros acima do nível do mar, integrando a mesorregião norte mato-grossense e microrregião do alto teles pires.

A localização geográfica de Ipiranga do Norte por si só já dimensiona sua história. Está inserido no contexto histórico de ocupação e expansão das fronteiras agrícolas definidas nas políticas governamentais em meados da década de 50, quando se abriu a possibilidade de compras de terras nesta região. Em outra tentativa e neste momento somando-se a necessidade de resolver questões de ordem social, o Governo Federal através do INCRA estabelece políticas de transferência da propriedade da terra.

História da cidade de Ipiranga do Norte

A denominação original do município é Projeto Ipiranga, tendo surgido de um projeto de colonização dentro do município de Tapurah. Com o passar dos tempos o nome foi alterado para Ipiranga do Norte, mantendo o nome original e acrescentado o termo "do Norte", para diferenciá-lo de município homônimo e localizá-lo geograficamente em Mato Grosso.

Com o crescimento econômico e populacional pleiteou-se a emancipação política, conseguida através da Lei Estadual nº 7.265, de 29 de março de 2000, de autoria do deputado José Riva e território desmembrado de Tapurah.

Apesar dos esforços não houve eleição municipal em Ipiranga do Norte, em 03 de outubro de 2000, consequentemente não houve a instalação do município que continua com funções de distrito do município de Tapurah.

Um dos grandes incentivadores da criação do município foi o vereador Orlei José Grasselli, do município de Tapurah e residente no então Projeto Ipiranga, que presidiu a reunião que visava à consulta plebiscitária.

A reunião ocorreu nas dependências da Escola Municipal de 1º Grau Nossa Senhora Aparecida e participaram também as seguintes pessoas: Valmir Canever, Miguel Valdemar Ramos, Inês Carmem Manfrim, Sady Zanatta, Luíz Carlos Lopes Escobar, Valmir Fanguetto, José Augusto Leite Fernandes, Messias Alves Dias, Paulo Centenaro, José Roberto da Silva e tantos outros, todos moradores do Projeto Ipiranga. Em 21 de março de 2000, o então presidente do TRE/MT, Desembargador Orlando de Almeida Perri, expediu ofício nº 58/00 comunicando a homologação do resultado favorável da consulta plebiscitária para a criação do município de Ipiranga do Norte.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação Ipiranga do Norte, pela lei estadual nº 7265, de 29-03-2000, desmembrado de Tapurah. Sede no atual distrito de Ipiranga do Norte (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2005.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 3.467,051: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 847: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 311: matrículas
Número de unidades locais: 173: unidades
Pessoal ocupado total: 1.021: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 78.912,83: reais
População residente : 5.123: pessoas
População residente - Homens: 2.795: pessoas
População residente - Mulheres: 2.328: pessoas
População residente alfabetizada: 4.388: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.464: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.830: pessoas
População residente, religião espírita: 2: pessoas
População residente, religião evangélicas: 945: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.410,86: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.812,14: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 562,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 562,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,727:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ipiranga do Norte: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Ipiranga do Norte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: