Início » Mato Grosso » Conquista d'Oeste


Conquista d'Oeste - Mato Grosso



Conquista d′Oeste faz parte do estado de Mato Grosso. A população avaliada em 2011 é de aproximadamente de 4.000 habitantes.

O município de Conquista d′Oeste foi criado através da Lei Estadual nº 7.233, de 28 de dezembro de 1999, com território desmembrado do Município de Pontes e Lacerda.

O núcleo de povoamento que deu origem ao atual município desenvolveu-se em uma região a cerca de 98km do município-mãe, devendo-se as dificuldades dos seus moradores à distância entre as localidades e também, da própria Prefeitura, em manter em dia as necessidades essenciais desta povoação, tais como conservação de estradas e destinação de verbas para os setores de saúde e educação. A formação da vila se deu em virtude da ocupação da fazenda Conquista, por posseiros, originando o processo regular de ocupação.

História da cidade de O municipio de Conquista D`Oeste foi criado a partir da Lei Estadual nº 7.233, de 28 de dezembro de 1999, de autoria do deputado José Riva, com território desmembrado do município de Pontes e Lacerda.

O núcleo que deu origem ao atual município desenvolveu-se numa região distante 100 kms do município-mãe, Pontes e Lacerda, daí a dificuldade dos moradores da localidade e também, da própria prefeitura em manter em dia as necessidades essenciais de um povoado, tais como conservação de estradas e destinação de verbas para os setores de saúde e educação.

No período da emancipação política e administrativa a própria prefeitura de Pontes e Lacerda se empenhou no desmembramento do seu antigo distrito, já que em documento de 13 de outubro de 1999, o prefeito da cidade demonstrou seu apoio a importância da realização de uma consulta plebiscitária.

O mesmo procedimento veio do vereador e presidente da Câmara municipal de Pontes e Lacerda, Francisco Martins de Souza Filho. Nesta mesma época o empresário Walmir Guse doou terreno ao futuro município (para construção dos prédios da Câmara e da Prefeitura Municipal).

Na primeira eleição municipal da localidade, em 3 de outubro de 2000, foi escolhido para comandar o executivo o sr. Walmir Guse, um benemérito do lugar.

O nome da cidade, Conquista D`Oeste, representa o ideal de um povo que conquistou o espaço que ocupa, com muito esforço e dedicação ao futuro do lugar. O termo D`Oeste localiza geograficamente o ponto em que está assentado o território municipal.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM

Autor do Histórico: SEBASTIãO DE ASSUNçãO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 2.672,207: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 502: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 223: matrículas
Número de unidades locais: 75: unidades
Pessoal ocupado total: 558: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 16.295,04: reais
População residente : 3.385: pessoas
População residente - Homens: 1.788: pessoas
População residente - Mulheres: 1.597: pessoas
População residente alfabetizada: 2.687: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.153: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.811: pessoas
População residente, religião espírita: 23: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.009: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.734,91: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.415,99: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 500,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 500,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,718:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Conquista d'Oeste: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Conquista d'Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: