Início » Mato Grosso do Sul » Aral Moreira


Aral Moreira - Mato Grosso do Sul



Aral Moreira é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. A história de Aral Moreira foi muito rápida, com curto de desenvolvimento de agropecuária e agricultura, e transformou-se de Distrito em Município dentro de poucos anos, mas sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul tendo como sede a Vila Caú passando a Município a ex-Vila Fronteira Rica com sede do atual Município de Aral Moreira, local do maior centro populacional. Foi distrito do município de Ponta Porã até 1976, ano o qual foi elevado a categoria de cidade.

O município de Aral Moreira está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados). Encontra-se na latitude de 22º11’28” Sul e longitude de 55°56’51” Oeste. Distâncias:

No município de Aral Moreira são encontrados os seguintes tipos de solos: Predomínio de Latossolo. São solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, caracterizados por apresentarem um horizonte B latossólico. No geral, são profundos e muito profundos, bem drenados e acentuadamente drenados, friáveis e bastante porosos.

Aral Moreira

O desbravamento do município de Ponta Porã começou pela região de Aral Moreira.

Em 1883 Thomas Laranjeira instalava suas ranchadas a margem direita do Rio Verde, nas proximidades da atual Vila Caú, fundava a Cia. Mate Laranjeira, e iniciava a exploração da erva mate. Estava dando inicio ao Ciclo da Erva-Mate no sul do Estado, que duraria mais de 60 anos.

Inicialmente o número de brasileiros na região era pequeno. A maior parte da mão de obra empregada na extração de erva-mate era paraguaia.

No final do Século XIX famílias riograndenses, fugindo da revolução, chegaram ao município e, maravilhados com os vastos campos que encontraram, deram inicio a atividade do pastoreio na região.

Na década de 1940, em pleno Século XX, o município recebe nova leva de famílias vindas do Rio Grande do Sul. Anteriormente tinham vindo os Marques, os Freire, os Maciel e outros. Posteriormente vieram os Cardinal, os Portela, os Bataglin, entre outros. São os pioneiros na colonização do futuro município de Aral Moreira.

Depois da 2ª Guerra Mundial, a pecuária sobrepujou a erva-mate em importância econômica. Após o corte das importações da erva-mate pelo governo da Argentina, a atividade entra em declínio na região.

A partir de 13 de dezembro de 1943 a área do município passa a fazer parte do Território Federal de Ponta Porã (Dec.- Lei n.º 5.812) e é integrada ao Estado de Mato Grosso em l8 de julho de 1946.

Na década de 1950, o presidente Getúlio Vargas cria a Colônia General Dutra, marco da importância do desenvolvimento da região. Infelizmente a distribuição das terras inicialmente foi feita com objetivos políticos.

Em 15 de dezembro de 1953, através da Lei n.º 702, é criado o Distrito de Paz do Rio Verde do Sul, com sede na então Vila de Rio Verde, atual Vila Caú.

A partir de 1970 começaram a chegar paranaenses e riograndenses ao distrito de Rio Verde do Sul. São as famílias Soligo, Bonacina, Dall´Algnoll, Cerruti, Pierezan, David, entre outras, que irão influenciar definitivamente no progresso e no desenvolvimento da futura cidade.

A história da região é bastante rápida. Com o surto de desenvolvimento da pecuária e da agricultura, Aral Moreira passa de Distrito à Município em curto espaço de tempo. Sabe-se que o seu primeiro nome foi Rio Verde do Sul, teve como sede a Vila Caú.

Quando da emancipação política do Município, o Distrito de Vila Fronteira Rica, por sua densidade populacional, é escolhido como sede da cidade que estava nascendo.

O nome do município é em homenagem póstuma ao Deputado Estadual Aral Moreira.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rio Verde do Sul, pela Lei Estadual nº 702, de 15-12-1953 (ex-povoado), subordinado ao município de Ponta Porã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Rio Verde do Sul figura no município de Ponta Porã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aral Moreira (ex-Fronteira Rica), pela Lei Estadual nº 3686, de 13-05-1976, desmembrado do município de Ponta Porã.

Sede no povoado de Fronteira Rica.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1977.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica distrital

Rio Verde do Sul para Aral Moreira (ex-Fronteira Rica), alterado pela Lei Estadual nº 3.686, de 13-05-1976.

Fonte: www.aralmoreira.ms.gov.br/site/index.phppg=historia

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.655,660: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.118: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 350: matrículas
Número de unidades locais: 149: unidades
Pessoal ocupado total: 931: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 43.899,22: reais
População residente : 10.251: pessoas
População residente - Homens: 5.266: pessoas
População residente - Mulheres: 4.985: pessoas
População residente alfabetizada: 7.899: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.317: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.709: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.773: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.351,09: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.661,80: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 262,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 293,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,633:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Aral Moreira: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Aral Moreira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: