Início » Minas Gerais » Virginópolis


Virginópolis - Minas Gerais



Virginópolis faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 10.180 habitantes.

É conhecido pela tradicional festa da Jabuticaba. Um aspecto interessante é que apesar da festa a cidade não se configura como grande produtor da fruta.

Os primitivos habitantes da região foram os índios da tribo Porte também Botocudos e os primeiros colonizadores que aqui aportaram foram fazendeiros agro pecuaristas vindos da antiga cidade de São Miguel e Almas (Guanhães), sendo os mesmos oriundos de famílias da antiga Vila do Príncipe, atual Serro: Félix Gomes de Brito, José Antônio da Fonseca, Capitão Figueiredo, João Batista Coelho e Joaquim Nunes Coelho, por volta de 1838. As primeiras casas do povoado surgiram em 1858, sendo o tenente Joao Batista Coelho um dos pioneiros de Patrocínio, nome com que foi registrado em 1862, na freguesia de São Miguel e Almas. Em 1871 tornou-se freguesia com a denominação de Nossa Senhora do Patrocínio do Serro. Em 1923, desmembrada do territorio de Guanhães, foi elevada à condição de município. O nome - Virginopólis foi dado ao município em homenagem à Virgem Maria, formado pelas palavras Virginis (do latim Virgo) e polis (do grego) cidade.

História da cidade de Virginópolis

A região, habitada primitivamnte por índios Botocudos ou Puris teria recebido homens brancos por volta de 1839, guardando a tradição e os arquivos locais os nomes dos primeiros a se fixarem, mais ou menos em 1858. Foram eles: Félix Gomes de Brito, José Antônio da Fonseca, Capitão Figueiredo, João Batista Coelho e Joaquim Coelho. Todos vindos de São Miguel das Almas(hoje Guanhães).

Não se conhece, com segurança, a forma pela qual teriam adquirido ou se apossado dos terrenos, os primeiros moradores. Sabe-se contudo, que o primeiro destes moradores, Félix Gomes de Brito, foi doador de uma área de 80 alqueires de terras para o patrimônio de uma capela a ser erigida, juntamente com o cemitério.

Quanto ao que teria atraído estes primeiros moradores, há ligeira controvérsia, acreditando uns ter sido a possibilidade de minas de ouro; enquanto outros crêem tenha sido meramente a facilidade de aquisição de terras ótimas para a agricultura e pecuária.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 24 de setembro de 1862, era o povoado elevado à categoria de distrito. Desta data até 1910, pouco se conhece da vida do distrito, que passou a denominar-se Patrocínio de Guanhães.

Em 1910 iniciou-se um movimento local para a emancipação administrativa até à colimação de sua finalidade, em 1923, e instalado a 09 de março de 1924, modificando o topônimo para Virginópolis.

O município foi elevado a Termo Judiciário pela Lei n°. 878 de 24 de janeiro de 1925. Foi elevado à Comarca pela Constituição Estadual de 14 de julho de 1947 e sua instalação se deu a 15 de setembro de 1947.

Fonte: IBGE; Prefeitura Municipal de Virginópolis (MG)

Autor do Histórico: GERALDO GOMES DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 439,878: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.600: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 397: matrículas
Número de unidades locais: 162: unidades
Pessoal ocupado total: 1.121: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.458,61: reais
População residente : 10.572: pessoas
População residente - Homens: 5.215: pessoas
População residente - Mulheres: 5.357: pessoas
População residente alfabetizada: 8.677: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.159: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.377: pessoas
População residente, religião espírita: 11: pessoas
População residente, religião evangélicas: 938: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.025,79: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.826,15: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 427,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,675:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Virginópolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Virginópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: