Tudo sobre Tiradentes Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Tiradentes

Coordenadas geográficas

O município de Tiradentes fica localizado na latitude -21.1102 e longitude -44.1744 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Tiradentes

Com um total de 83,047 km², Tiradentes de extensão territorial.

População de Tiradentes

De acordo com dados do IBGE, Tiradentes possui aproximadamente 7.886 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Tiradentes são chamados de tiradentino.

Administração municipal

Prefeito atual:NILZIO BARBOSA.

História de Tiradentes, Minas Gerais

Ouvir com robot

Tiradentes faz parte do estado de Minas Gerais.

Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

História da cidade de TIRADENTES MINAS GERAIS Monografia - n.° 423 Ano: 1962

ASPECTOS HistóricoS

OS PRIMEIROS povoadores das terras do atual município de Tiradentes foram paulistas, atraídos pelos cascalhos e manchas de ouro nos montes e bacia do rio das Mortes.

Segundo o professor Fábio Nelson Guimarães, a região foi desbravada por Tomé Portes del-Rei guarda-mor distrital estabelecido nas imediações da atual São João del-Rei, como preposto do guarda-mor geral Garcia Rodrigues Pais.

No lugar denominado Porto Real da Passagem, vivia Portes com sua família, cuidando de suas canoas, da agricultura e venda de víveres e munição, além de cobrar impostos dos aventureiros. Em suas andanças, à cata de ouro, João de Siqueira Afonso chegou aquelas paragens, alertando Portes sobre a existência de ouro no sopé da serra de São José. Fundou-se no ano de 1702 o primeiro agrupamento de garimpeiros no local denominado Arraial de Santo Antônio, com a fixação de Siqueira Afonso e seus auxiliares.

Nesse mesmo ano morreu Portes, quando eram explorados os veios da ponta do morro, muito abaixo do riacho de Santo Antônio, sob a orientação de Antônio Bueno, nas imediações de Prados. Somente após o seu falecimento descobriram-se sob a direção do guarda-mor Antônio Garcia da Cunha, os veios auríferos das serras sanjoanenses, no ano de 1705.

Palco das lutas entre paulistas e emboabas, a região evoca ainda a chacina do Capão da Traição, em fevereiro de 1709. Os paulistas planejaram a desforra sob o comando de Amador Bueno da Veiga e os combates se prolongaram de 14 a 18 de novembro daquele ano, quando os paulistas abandonaram o local, ante a notícia da vinda de reforços aos adversários. Os sobreviventes dessas lutas instalaram-se na Várzea do Marçal, até a final pacificação da região.

A 19 de janeiro de 1718 criou-se a segunda vila do Rio das Mortes. com o nome de São José, em homenagem ao Príncipe D. José, então com 4 anos de idade, filho de D. João V. Sítio histórico por excelência foi sobretudo berço do Mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes.

Com a exploração do ouro em grande escala sua população cresceu provocando um aumento rápido de moradias, construção de igrejas, bom número de comerciantes, surgindo então a cidade, a 7 de outubro de 1860.

JOAQUIM JOSé DA SILVA XAVIER - o Tiradentes - nasceu em 1746 na Fazenda do Pombal, entre São José del Rei (hoje Tiradentes) e São João del Rei Minas Gerais, e foi executado em 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro.

Aprendeu as primeiras letras com seu irmão Domingos. órfão aos 11 anos fêz-se sucessivamente mascate, minerador e médico prático. A alcunha adveio da habilidade com que manejava o boticão. Sua popularidade se estendeu até o Rio de Janeiro.

Pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. No posto de alferes, como comandante da patrulha do Caminho Novo, de Vila Rica ao Rio de Janeiro, mostrou-se eficiente e destemido na ronda do mato, contra salteadores que infestavam a região. Desempenhou outras funções, tendo recebido elogios do Governador Luís da Cunha Menezes, O "Fanfarrão Minésio" das Cartas Chilenas.

Quatro vezes preterido nas promoções, licenciou-se do Exército e voltou à mineração, comprando um sítio na Rocinha Negra, Comarca do Rio das Mortes. Não foi, porém, feliz nos negócios.

Planejou, depois, em 1788, um empreendimento de vulto no Rio de Janeiro: a canalização dos rios Andaraí e Maracanã, além da construção de um trapiche e local para embarque e desembarque de gado. O vice-rei não acreditou nos projetos, que seriam mais tarde executados, por D. João VI.

Esses planos, a par da preocupação de instalar em Minas uma fábrica de ferro, indicam o tirocínio de Tiradentes.

Em 1789, causou descontentamento geral no povo a chegada as Minas do Visconde de Barbacena com o propósito de proceder a cobrança dos quintos, em atraso. O lançamento da derrama deu origem a conjuração que passou à história com o nome de Inconfidência Mineira. O grupo de conspiradores, composto de homens cultos e influentes, tinha no Tiradentes seu mais ardoroso adepto, que se encarregaria de prender o Governador quando recebesse a senha: "Tal dia é o batizado". A conjura teve um delator - coronel Joaquim Silvério dos Reis. Barbacena suspendeu a derrama e Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro a 10 de maio de 1789.

Nos três anos por que se arrastou o processo, Tiradentes assumiu toda a responsabilidade da rebelião. Condenado à forca, subiu ao patíbulo, depois de percorrer em procissão as principais ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro. Morto, cortaram-lhe a cabeça e esquartejaram-no. Com seu sangue lavrou-se uma certidão de que fora cumprida a sentença. Metidos em salmoura, os restos do herói voltaram à Capitania de Minas Gerais. A cabeça, dentro de uma gaiola, apodreceu em um poste, em Vila Rica. Os quartos ficaram expostos ao longo do Caminho Novo onde o "malvado alferes" fazia as "infames prédicas" pela liberdade da Pátria.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA Alvará de 12 de janeiro de 1719 criou o Município de São José del Rei, instalado a 28 do mesmo mês e ano, com o nome de São José do Rio das Mortes, mais tarde trocado para São José del Rei. Na realidade o primeiro nome foi São José da Ponta do Morro, também chamado Arraial Velho do Rio das Mortes e Arraial de Santo Antônio.

A criação do distrito data de 16 de fevereiro de 1724. Suprimido o Município pela Lei provincial n.º 360, de 30 de setembro de 1848, restaurou-o a de n.° 452, de 20 de outubro de 1849, com território desmembrado do Município de São João del Rei.

Em virtude da Lei provincial n.° 1.092, de 7 de outubro de 1860, foi à sede municipal elevada à categoria de cidade, à qual, por Decreto estadual n.° 3, de 6 de dezembro de 1889, foi dado o nome atual de Tiradentes.

A Lei estadual n° 2, de 14 de setembro de 1891, ratificou a criação do distrito-sede do Município em apreço, que, na Divisão Administrativa de 1911 e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura com dois distritos: Tiradentes e Barroso.

De conformidade com a Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o distrito de Tiradentes adquiriu parte do território do distrito-sede de Prados.

Entretanto, por Decreto-lei estadual n.° 148, de 17 de dezembro de 1938, perdeu o Município o distrito de Barroso, transferido para o recem-criado Dores de Campos, além de parte da, área do distrito-sede, para o Município de Prados.

Pela Lei estadual n.º 2.764, de 30 de dezembro de 1962, com a criação do distrito de Santa Cruz de Minas, passou a atual constituição em dois distritos.

Com a Lei nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995, foi criado o município de Santa Cruz de Minas e desmembrado do município de Tiradentes pela Lei nº 12.050 em 29/12/1995.

Com a Lei nº 1.738, cria os Distritos de Elvas e Caixa D′ água da Esperança.

é Termo da Comarca de São João del Rei.

Fonte: IBGE

DDD de Tiradentes, Minas Gerais

32

Como fazer uma ligação para Tiradentes:

0 + Operadora + 32 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 32 + telefone
  • Vivo: 015 + 32 + telefone
  • Aerotech: 017 + 32 + telefone
  • Claro: 021 + 32 + telefone
  • GVT: 025 + 32 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 32 + telefone
  • TIM: 041 + 32 + telefone
  • Sercontel: 043 + 32 + telefone

CEP de Tiradentes

O Código Postal (CEP) geral de Tiradentes, Minas Gerais, é 36325000.

Prefeitura Municipal de Tiradentes
Endereço: Rua Resende Costa,71, Centro, Tiradentes - MG, CEP: 36325000
Telefone / Fax:(32) 3355-1411 (32) 3355-1412 / 1411
Prefeito: NILZIO BARBOSA

Hospitais em Tiradentes - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde tiradentino.

Cartórios na cidade de Tiradentes

Acesse a lista de Cartórios em Tiradentes. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Tiradentes Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Tiradentes - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Notícias sobre Tiradentes

Confira as últimas notícias de hoje em Tiradentes.

Previsão do tempo na região tiradentino

Veja a previsão do tempo em Tiradentes: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Tiradentes

Confira as cidades vizinhas de Tiradentes - MG em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Tiradentes através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

5 de 5 estrelas para o Município tiradentino  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/03/2024 - Tiradentes - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diagramador

Dia do Diagramador

28 de março é o Dia do Diagramador. Praticamente todo material impresso tem um dedo desse profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Revisor

Dia do Revisor

28 de março é o Dia do Revisor. O dia 28 de março é dedicado ao Revisor, profissional que gara...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online

 

Estados