Início » Minas Gerais » Teixeiras


Teixeiras - Minas Gerais



Teixeiras faz parte do estado de Minas Gerais.

A origem da cidade remonta aos meados do século XIX. Naquela época, Antônio Serafim Teixeira mandou construir uma capela dedicada a Santo Antônio em terras de sua propriedade. O povoado ficou conhecido como Santo Antônio dos Teixeiras e cresceu lentamente em torno da capela. No final do século, a presença da estrada de ferro Leopoldina permitiu o escoamento mais fácil de sua produção agrícola, dando grande impulso ao município e acelerando o seu crescimento. Em 1883, Santo Antônio dos Teixeiras foi elevado à categoria de distrito do município de Viçosa. Em 17 de dezembro de 1938, emancipou-se com o nome de Teixeiras.

O município de Teixeiras possui uma área territorial de 167km², densidade demográfica de 66,8 hab/km², atingindo uma altitude de 648 m. Geograficamente, pertence à microrregião de Viçosa e à mesorregião da Zona da Mata do estado de Minas Gerais, localizado na Região Sudeste do Brasil. Segundo o censo demográfico realizado em 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Teixeiras possui uma população total de 11.149 habitantes, distribuída em 6.949 habitantes na zona urbana (62,33%) e 4.200 (37,67%) na zona rural, apresentando uma taxa de urbanização de 62,33% e uma taxa média de crescimento anual de 1,23%.

História da cidade de OS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIãO FORAM ELEMENTOS LIDERADOS POR ANTONIO SERAFIM TEIXEIRA, QUE SE INSTALOU NA REGIãO PARA EXPLORAçãO DAS ATIVIDADES AGRíCOLAS.

O PROFUNDO SENTIMENTO RELIGIOSO DOS PRIMEIROS DESBRAVADORES DE NOSSOS SERTõES MUITO CONTRIBUíRAM PARA A FIXAçãO OU APARECIMENTO DO PRIMEIROS NUCLEOS POPULACIONAIS NO INTERIOR DO BRASIL, POIS ESTA FORMAçãO DE POVOADOS SE DAVA, GERALMENTE, EM TORNO DE UMA ERMIDA OU CAPELA RELIGIOSA. O SR. ANTONIO SERAFIM TEIXEIRA FEZ ERIGIR UMA CAPELA EM HOMENAGEM AO SANTO DE SUA DEVOçãO, SANTO ANTONIO, E EM TORNO DESTA CAPELA NASCEU E SE CONSOLIDOU O POVOADO.

O TOPôNIMO TEVE A SUA ORIGEM, PRIMEIRAMENTE, PELA DEVOçãO RELIGIOSA E TAMBéM HOMENAGEANDO A FAMíLIA DE SEU FUNDADOR, POIS CHAMOU-SE, ORIGINALMENTE, POVOADO DE SANTO ANTONIO DE TEIXEIRAS, E, FINALMENTE, QUANDO DE SUA EMANCIPAçãO POLíTICO-ADMINISTRATIVA, CHAMAR-SE SIMPLESMENTE TEIXEIRAS, EMBORA TENHA EM SANTO ANTONIO, O PADROEIRO DO MUNICIPIO.

O POVOADO COMEçOU A APARECER POR VOLTA DE 1850. O DISTRITO FOI CRIADO EM 1883, AINDA COM O NOME DE SANTO ANTONIO DOS TEIXEIRAS, PERTENCENDO AO MUNICíPIO DE VIçOSA.

A CRIAçãO DO MUNICIPIO COM O NOME DE TEIXEIRAS, SE DEU POR FORçA DO DECRETO-LEI nº 148 DE 17 DE DEZEMBRO DE 1938. O NOVO MUNICIPIO PASSOU A SE CONSTITUIR DE DOIS DISTRITOS, TEIXEIRAS (SEDE) E DO DISTRITO DE PEDRA DO ANTA, AMBOS DESMEMBRADOS DO MUNICIPIO DE VIçOSA. O DISTRITO DE PEDRA DO ANTA SE EMANCIPOU EM 1962, CONSTITUINDO MUNICIPIO INDEPENDENTE, FICANDO TEIXEIRAS CONSTITUIDO DE UM UNICO DISTRITO ( O DA SEDE), COMO ESTá ATé HOJE.

O MUNICIPIO é SEDE DE COMARCA QUE JURISDICIONA OS MUNICIPIOS DE TEIXEIRAS E PEDRA DO ANTA.

Fonte: INFORMAçõES BASICAS MUNICIPAIS.

Autor do Histórico: HELIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA ARAúJO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 166,735: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.305: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 399: matrículas
Número de unidades locais: 241: unidades
Pessoal ocupado total: 1.405: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.053,16: reais
População residente : 11.355: pessoas
População residente - Homens: 5.543: pessoas
População residente - Mulheres: 5.812: pessoas
População residente alfabetizada: 9.672: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.181: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.659: pessoas
População residente, religião espírita: 107: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.194: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.028,98: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.129,65: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 490,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,675:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Teixeiras: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Teixeiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: