Início » Minas Gerais » São José do Divino


São José do Divino - Minas Gerais



São José do Divino faz parte do estado de Minas Gerais.

Encontra-se a uma latitude 18º28′43" sul e a uma longitude 41º23′22" oeste, estando a uma altitude de 340 metros. A população avaliada em 2004 era de 3.667 habitantes.

Dentro de seus limites se encontra o maior paredão de pedra das Américas. Trata-se da Pedra Riscada, um monólito de granito com 1.260 metros de altura do solo ao topo. Faz parte do maciço da Serra dos Aimorés, numa região que concentra os maiores afloramentos de granito do Brasil.

História da cidade de O povoado de São José do Divino surgiu em 1932, quando o Capitão Messias Gonçalves e sua turma, de volta de uma viagem que fizeram a Itambacuri, por alí passaram, encontrando os primeiros moradores, quais sejam, as famílias de José Moreira, Manoel Ribeiro Viana, Dornélio Martins da Cruz e João Ciriaco. Achando o local de boa acolhida, resolveu o Capitão Messias Gonçalves, passar alguns dias na região, ocasião em que resolveu marcar posse de terras para as famílias que chegavam. Sendo grande o número de famílias que vieram a procura de terras para a lavoura, aproveitou para demarcar o local onde seria erguido um futuro povoado, batizando-o por São José do Divino, em homenagem a São José, e por estar à margem do Córrego do Divino.

Em 1935, o padre capuchinho, Frei Inocêncio de Cômisa, vindo de São Jorge(hoje Nova Módica), chega a São José do Divino, celebrando missa na capela mandada construir por Dornélio Martins. De imediato, o Frei Inocêncio mandou abrir uma estrada ligando São José do Divino a São Jorge, ficando a administração a cargo do senhor Benjamim Soares, em 1942.

Com a abertura da estrada, Itambacuri estaria ligado aos mais distantes povoados, o que permitiria facilidade de progresso para a região.

FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA:

Fundado em 1932, pelo Capitão Messias Gonçalves, o povoado de São José do Divino foi elevado a distrito pela Lei n°. 336, de 27 de dezembro de 1948. Pela Lei n°. 1.039, de 12 de dezembro de 1953, perdeu parte de seu território para o distrito de Nova Módica. Pela Lei n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1962, foi elevado a município, com território desmembrado do município de Itambacuri.

FORMAÁÁO JUDICIÁRIA:

O município de São José do Divino está jurisdicionado a Comarca de Itambacuri, de 2oº entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Está localizado no município de São José do Divino o maior paredão de pedras das Américas. Trata-se da PEDRA RISCADA, um monólito de granito com 1.260 metros de altura do solo ao topo, faz parte do maçiço da Serra dos Aimorés, a 450 Km de Belo Horizonte, região que concentra os maiores afloramentos de granito do Brasil, e abriga uma reserva de Mata Atlântica . Sua face de maior extensão foi escalada em 2002 por um grupo de cinco alpinistas, feito divulgado na revista Ápoca de 4 de novembro de 2002. Foi uma façanha histórica, a escalada da Pedra Riscada durou 8 dias, o projeto foi desenvolvido pela Photoverde Produçãoes, empresa especializada em documentação e divulgação de atividades ao ar livre.

Em sua sede, comemora-se o Carnaval, as festas juninas, o Natal, o 7 de Setembro, além da Festa do Padroeiro São José, no dia 19 de março, com barraquinhas e leilãoes de prendas oferecidas pelos fiéis ao Santo Padroeiro.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 328,704: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 651: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 177: matrículas
Número de unidades locais: 81: unidades
Pessoal ocupado total: 293: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.407,42: reais
População residente : 3.834: pessoas
População residente - Homens: 1.890: pessoas
População residente - Mulheres: 1.944: pessoas
População residente alfabetizada: 2.810: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.182: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.472: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 912: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.334,18: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.344,82: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 252,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,658:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


São José do Divino: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São José do Divino? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: