Início » Minas Gerais » São João do Manteninha


São João do Manteninha - Minas Gerais



São João do Manteninha faz parte do estado de Minas Gerais.

Sua população estimada em 2010 era de 5.183 habitantes.

A região hoje ocupada pelo município de São João do Manteninha está vinculada a história de litígios, com o "Contestado entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo", que ocorreu entre 1939 e 1956. A vila de São João do Manteninha situada numa "área de jurisdição mista", foi durante muito tempo palco de revoltas, tumultos, e grande confusão jurisdicional: ora mineira, ora capixaba.

A vila de São João do Manteninha foi elevada a distrito de Mantena, pela Lei n°.1.039 de 12/12/1953.O município foi emancipado pela Lei n°. 10.704 de 27/04/1992.

De acordo com Meirelene Arantes dos Reis, moradora do município e Secretária de Educação, Cultura e Esportes, o município de São João do Manteninha teve sua história iniciada no fim da década de 1930 quando desbravadores começaram a explorar a região onde hoje se encontram os distritos de Divino das Palmeiras e Vargem Grande. A ocupação da área onde hoje se encontra o distrito sede, teve seu povoamento iniciado cerca de uma década mais tarde, nos arredores da atual Praça São João. Os primeiros moradores vieram da região de Mutum e Caratinga.

São João do Manteninha é um município que ainda hoje possui uma identificação quanto aos seus limites reais, de acordo com Meirelene Arantes dos Reis. O município presta serviços a regiãoes que oficialmente pertencem a Mantena e Central de Minas. Esta indefinição é motivo para acordos políticos e administrativos futuros. Estas regiãoes são: Córrego da Luz, na área rural próxima ao distrito de Divino das Palmeiras; parte do Córrego do Jequitibá, na área rural próxima ao distrito Sede; e a área do Córrego da Brejaúba, na área rural próxima a Vargem Grande.

Oficialmente o município de São João do Manteninha tem apenas treze anos. Sua história de ocupação é relativamente recente, com cerca de setenta anos. O município é privilegiado por sua localização. A área é caracterizada pela presença de inúmeros "pontãoes" que destacam na paisagem, exibindo suas formas exóticas e de rara beleza, e com isso dotando a região de um potencial turístico natural extraordinário.

FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA:

O distrito foi criado em 12/12/1953 pela Lei n°. 1.039, e o Município em 27 de abril de 1992 pela Lei n°. 10.704.

Na ocasião, era composto do distrito de São João do Manteninha. Atualmente compãoem-no o de São João do Manteninha.

FORMAÁÁO JUDICIÁRIA:

O município de São João do Manteninha está jurisdicionado à Comarca de Mantena, de 2oª Entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

As pedras fazem parte da paisagem e são o principal atrativo para o turismo. As mais conhecidas são: a Pedra dos Pontãoes; a Pedra Formosa; a Pedra Vargem Grande; a Pedra Bicuda; e a Pedra das Andorinhas, assim denominada pelo fato de ter alojado milhares de andorinhas em suas aberturas.

O Conjunto Paisagístico da Pedra dos Pontãoes é importante marco cultural e identitário para a cidade de São João do Manteninha. A bela pedra é referência para os que passam por aquela região. Por este motivo, na maioria das vezes, a cidade é lembrada pelos inesquecíveis Pontãoes, mais do que pelo seu próprio nome. Tal fato levou a prefeitura a colocar em seu Brasão a fotografia da pedra, cartão postal da cidade e inesquecível monumento natural e cultural.

Há também outras pedras como a Formosa, a Bicuda, a Vargem Grande e algumas que ainda não possuem nome, que tornam o município diferenciado dos demais. Existe ainda um Jequitibá rosa na Fazenda Santa Luzia, cujos moradores que técnicos florestais disseram ter aproximadamente 700 anos, que é um elemento conhecido dos habitantes da região.

O futebol e o teatro religioso são elementos marcantes na história de São João do Manteninha. As festas juninas permanecem como tradição, sendo reforçadas pelo dia dedicado ao Santo Padroeiro "São João Batista".

Entre as datas cívicas e religiosas, são comemoradas principalmente:

Festa do Padroeiro: Festa realizada nos dias 23 e 24 de junho em homenagem ao dia de São João Batista, padroeiro da cidade.

Cavalgada: Evento realizado no dia 07 de setembro. Teve início em 2005 sendo denominada como "Cavalgada da Independência".

Festa da Manga: Festa realizada no período de dezembro a janeiro cuja finalidade é a de arrecadar fundos para a comunidade Católica e expor os produtos derivados da manga. Teve início em 2000.

Festa do Agricultor: Festa realizada em agosto com a finalidade de resgatar e valorizar a cultura local. Realiza-se na ocasião Concurso Leiteiro com premiação, café rural, exposição de artesanato, motocross, bikecross e shows artísticos.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 137,928: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 718: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 195: matrículas
Número de unidades locais: 181: unidades
Pessoal ocupado total: 1.215: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.876,72: reais
População residente : 5.188: pessoas
População residente - Homens: 2.555: pessoas
População residente - Mulheres: 2.633: pessoas
População residente alfabetizada: 3.892: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.566: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.678: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.782: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.310,57: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.127,88: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 270,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 340,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,640:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São João do Manteninha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São João do Manteninha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: