Início » Minas Gerais » São Geraldo


São Geraldo - Minas Gerais



São Geraldo faz parte do estado de Minas Gerais, pertence a Mesorregião da Zona da Mata e a Microrregião de Ubá. A população avaliada em 2011 era de 10.459 habitantes.

Os primeiros habitantes da região da qual se tem conhecimento foram os índios Coroados, Coropós, Puris, Caetés e por vezes os nômades Botocudos (estes eram canibais).

A origem da cidade está principalmente ligada à estação da Estrada de Ferro Leopoldina, inaugurada em 1880 e denominada Estação de São Geraldo em homenagem ao Barão de São Geraldo (título em referencia à Serra de São Geraldo).

História da cidade de A região onde hoje se localiza o município era habitada na época dos desbravamentos por índios Croatas, Cropós e Caetés, com aldeamentos as margens do rio Xopotó e do córrego Caetés, próximo as encostas da serra que, mais tarde, receberia o nome de Serra São Geraldo. Os primeiros moradores a se fixarem, por volta de 1807, foram os portugueses João Ferreira da Mota, Diogo da Rocha Bastos, Luís Manoel da Rocha Braga e alguns brasileiros: Vicente Rodrigues de Carvalho, Francisco Antônio Pinto, Rafae Fernandes dos Santos, Francisco Marques da Rocha e João Gonçalves. Várias fazendas foram fundadas e a região viveu assim até que a companhia Leopoldina, ao construir sua via férrea, estabeleceu uma estação no local, em terreno doado por fazendeiros; a outros fazendeiros, a mesma companhia comprou mais algumas áreas que mandou lotear, reservando locais para a capela e cemitérios; em 1880, o próprio D. Pedro II inaugurou a nova estação que recebeu o nome de Estação de São Geraldo, em homenagem a Antônio Carlos, Barão de São Geraldo. A capela foi terminada em 1882 e daí para o futuro, o povoado cresceu, vindo a constituir-se distrito no mesmo ano de 1882, subordinado a freguesia do Presídio(Atualmente, Visconde do Rio Branco). No ano seguinte foi elevado a categoria de freguesia; em 1884, criado o Curato pelo Bispo D. Antônio Maria Corrêa de Sá, sendo o primeiro capelão nomeado o padre Zica. Desde o início, a principal atividade econômica do município foi a agropastoril.

O distrito foi criado pelo Decreto número 122, de 27 de junho de 1890. O município o foi pelo artigo 80 da Lei número336, de 27 de dezembro de 1948. A inauguração solene deu-se a 1oº de Janeiro de 1949.

Localizado na Microrregião de Ubá, na Mesorregião geográfica da Zona Mata, com área de 188,8 km2, limita-se com os seguintes municípios:Coimbra, Guiricema, Paula Cândido e Visconde do Rio Branco.

.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, Publicação Comemorativa do 23oº aniversário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 29 de maio de 1959.

Autor do Histórico: JOSÁ ANTÁNIO FELIPPE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 185,578: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.126: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 225: matrículas
Número de unidades locais: 200: unidades
Pessoal ocupado total: 2.224: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.630,67: reais
População residente : 10.263: pessoas
População residente - Homens: 5.218: pessoas
População residente - Mulheres: 5.045: pessoas
População residente alfabetizada: 8.712: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.588: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 8.478: pessoas
População residente, religião espírita: 94: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.372: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.204,89: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.632,91: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 382,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 458,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,651:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Geraldo: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Geraldo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: