Início » Minas Gerais » Santa Rita de Ibitipoca


Santa Rita de Ibitipoca - Minas Gerais



Santa Rita de Ibitipoca é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 3 736 habitantes.

"Ibitipoca" é um termo de origem tupi que significa "montanha estourada", "serra fendida", através da junção dos termos ybytyra ("montanha") e pok ("estourar").

A denominação Ibitipoca, segundo estudiosos, é nome tupi e pode ser interpretado em três versões: "serra que estoura", "casa na serra", “serra fendida", que fazem alusão a raios e trovões na serra de Ibitipoca (MG).

História da cidade de Santa Rita de Ibitipoca

Tem registro, de que os primeiros moradores João Esteves e Felipe Dutra, receberam do Governador da Província Gomes Ferreira de Andrade, a concessão de sesmaria, em 09-06-l744. Ao requererem a sesmaria, alegaram ser moradores em Santa Rita, Distrito de Botipoca, Freguesia da Borda do Campo, Comarca do Rio das Velhas.

As terras para constituição do patrimônio da Capela de Santa Rita, no lugar então chamado de Pinhal de Santa Rita, foram doadas pelos irmãos Manuel Gomes da Silva e João Gomes da Silva, em 1750.

Em 1826, com o arraial já formado em torno da Capela, construída pelos fazendeiros, a qual recebeu o nome de Capela de Santa Rita, em honra à santa, recebeu foros de Freguesia. Posteriormente, a localidade fez parte do Rio dos Peixes (atual cidade de Lima Duarte). Só bem mais tarde, criou-se a nova Freguesia em 14-07-1832. Porém, algum tempo depois, por motivos não esclarecidos, tal Freguesia foi suprimida, já no ano de 1836. Novamente, o antigo arraial de Santa Rita, voltou a pertencer ao Município de Barbacena. Ao ser criado o Município de Bias Fortes (Decreto-Lei nº 148 de 17-12-1938), passou a integrar o novo Município, quando teve sua denominação mudada para Ibitipoca, pelo fato de estar localizado nas proximidades da majestosa Serra de Ibitipoca.

Gentílico: santarritense

Formação Administrativa

Depois de tantos impasses na história de sua criação, o Distrito ganhou sua autonomia no contexto histórico do Estado de Minas Gerais pelo Decreto Lei n° 2764 de 30-12-1962, sendo elevado à categoria de Município, quando lhe devolveu a primitiva denominação de Santa Rita, em homenagem a santa padroeira, complementada a denominação de Ibitipoca, confirmando assim Santa Rita de Ibitipoca.

Alteração Toponímica Distrital

Pelo Decreto Lei n° 2.764, de 30-12-1962, que elevou o Distrito à catergoria de Município, estabeleceu também a criação dos Distritos de Campolíde e Paraízo Garcia. Pela Lei Municipal n°384, de 20-06-1995, foi mudado o nome do Distrito de Campolíde para Bom Jesus do Vermelho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Rita de Ibitipoca(Texto adaptado)

Autor do Histórico: MáRCIO JOSé GUIMARãES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 324,234: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 477: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 139: matrículas
Número de unidades locais: 50: unidades
Pessoal ocupado total: 399: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.111,31: reais
População residente : 3.583: pessoas
População residente - Homens: 1.846: pessoas
População residente - Mulheres: 1.737: pessoas
População residente alfabetizada: 2.813: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 942: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.218: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 331: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.332,32: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.279,31: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 240,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 330,20: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,630:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Santa Rita de Ibitipoca: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Rita de Ibitipoca? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: