Início » Minas Gerais » Piedade de Caratinga


Piedade de Caratinga - Minas Gerais



Piedade de Caratinga faz parte do estado de Minas Gerais, localizado na microrregião de Caratinga e mesorregião do Vale do Rio Doce. A população avaliada em 2012 é de 7.377 habitantes.

O povoado de Piedade de Caratinga, tem como marco inicial quatro famílias: José Luiz Soares, Manoel Simão, Francisco Bento e José Simões Ferreira.

Nessa época, o povoado era conhecido como Socapó. A estrada de acesso ao povoado (BR-474) foi aberta pelo então prefeito Omar Coutinho, ligando o município de Caratinga ao município de Ipanema.

História da cidade de Piedade de Caratinga

O Povoado de Piedade de Caratinga, tem como marco inicial quatro famílias que chegaram e resolveram aqui morar: José Luiz Soares (fundador em 1.874), Manoel Simão, Francisco Bento e José Simões Ferreira.

Nessa época, o povoado era conhecido como Socapó. A estrada de acesso foi aberta pelo prefeito Omar Coutinho, ligando o Município de Caratinga ao Município de Ipanema.

Então foi inaugurada a primeira rua, com nome Olímpia Rocha de Oliveira. Chegaram os Sacerdotes da Ordem dos Carmelitas Descalços e construíram o Eremiterio São José, próximo à estrada do povoado.

Tínhamos, naquele tempo um campo de futebol, uma Igreja e uma pequena Escola. Mais tarde foi doada a Igreja uma imagem de Nossa Senhora da Piedade , que se tornou nossa padroeira. E foi assim que o povoado passou a se chamar Piedade.

A escolinha, construída em 1960, que então se chamava Escola Rural Típica Fed eral, foi crescendo e em 1995 passou a denominar-se E.E."Frei Carlos", em homenagem ao grande Sacerdote e Filosofo, Frei Carlos de São José (Conrado Fratini). No ano de 1991, o povoado de Piedade elevou-se a Distrito pela Lei Complementar nº 10.481 de acordo com os artigos 19 e 25 de 17/07/1991.

Município: Piedade de Caratinga emancipado pela Lei nº 12.030 de 21/12/1995, está localizada às margens da BR 116, ao Sul do Município remanescente de Caratinga. Limita-se Sul, Norte e Oeste com o Município de Caratinga e a Leste com os Municípios de Ubaporanga e Imbé de Minas. Com uma população de aproximadamente 6.000 habitantes , sendo 70% de sua população localiza no perímetro urbano. Com o Plebiscito em 22 de outubro de 1995, no ano seguinte a eleição e em 1º de janeiro de 97 a posse. Sendo o seu primeiro Prefeito José Lopes da Silva e a Câmara composta por 9 vereadores.

Educação e Cultura - 1º e 2º Graus. Entre as entidades populares destacando-se o Deptº Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Educação e esportes, Ordem de São Vicente de Paulo e as atividades sociais giram em torno das festas populares como o Jubileu , festa do mês de Maria e as festas juninas.

Caracterização: Região Leste, área de 109.22 Km, com temperatura média de 20ºC no inverno e 29ºC no verão e uma altitude de 800 m. A topografia é com relevo suave e de arruamento em fundo de vale.

Economia - Baseia-se no cultivo do café e de hortifrutigranjeiros e algumas pequenas mini-empresas como de pré-fabricados de cimento.

Transportes - Principais rodovias BR 474 que corta o Município e a Br 116.

Distancia dos principais centros:

Belo Horizonte - 310 Km

Coronel Fabriciano - 110 Km

Governador Valadares - 125 Km

Caratinga - 9 Km

Brasília - 1.100 Km

São Paulo - 890 Km

Rio de Janeiro - 405 Km

Vitória - 315 Km

Serviços - Saúde (01 Centro de Saúde; 01 PSF -Posto Saúde da Família) ; Associação São Vicente Paulo;Creche Municipal Nossa Senhora da Piedade; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros.

Bancos - Agência do Banco Bradesco, Casa Lotérica e SICOOB Credcooper e demais agencias em Caratinga.

Hospitais (Caratinga); Fórum (Caratinga).

Aniversário de Piedade: Comemora-se no dia 15 de setembro com festa.

O Município possui, saneamento básico, Copasa , Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo e em fase final Estação de Tratamento de Esgoto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piedade de Caratinga

Autor do Histórico: MARIA LúCIA DE ANDRADE NOGUEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 109,345: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.372: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 308: matrículas
Número de unidades locais: 113: unidades
Pessoal ocupado total: 627: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.933,22: reais
População residente : 7.110: pessoas
População residente - Homens: 3.649: pessoas
População residente - Mulheres: 3.461: pessoas
População residente alfabetizada: 5.390: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.932: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.372: pessoas
População residente, religião espírita: 7: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.361: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.239,47: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.287,39: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 270,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 333,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,612:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Piedade de Caratinga: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Piedade de Caratinga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: