Início » Minas Gerais » Palma


Palma - Minas Gerais



Palma faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 6.545 habitantes.

O povoamento iniciou-se num local que servia de pouso de tropas onde foi construída uma capela consagrada a São Francisco de Assis. Em 1864, o povoado tornou-se distrito com o nome de São Francisco de Assis do Capivara. Em 23 de dezembro de 1890 emancipou-se e em 1892 passou a chamar-se Palma.

A bandeira do município é constituida em um Brasão com 2 palmeiras que é a árvore símbolo da cidade dois pés de milho, uma inscrição dizendo ´´1864 Palma 1890`` um berrante, uma coroa e uma cruz. Esse brasão fica dentro de um losango branco como o da Bandeira do Brasil, num fundo verde com 1 linha diagonal e outra horizontal (vermelhas e brancas).

História da cidade de Palma Minas Gerais - MG

Antes dos desbravadores passarem pela região, onde, mais tarde, apareceria o município de Palma, apenas o homem nativo, na rudeza de seu trato, dominava aquelas terras. Até que em 1780, chegaram os desbravadores com a natural sede de riqueza, deixando, em troca, um pouco de civilização. Desbravadas as terras, surgiram os primeiros nomes: Rancho da Cotieira e Capivara. Depois São Francisco do Capivara e Palma. Recebeu o nome de Palma por existir no jardim da cidade, naquela época, umas palmeiras altas que decoravam o principal logradouro público local. Em 1851, o lugar onde se localizava a Fazenda Glória, propriedade de mais de três mil alqueires, pertencente ao major Joaquim Vieira da Silva Pinto, foi elevado a curato com o nome de São Francisco de Assis do Capivara. Aliás, o major Silva Pinto fez progredir todos os lugares localizados na circunvizinhança de sua fazenda. Falecido o major, muitos de seus filhos foram estabelecer organizadas fazendas na região de Palma, podendo ser considerados como os primeiros povoadores do território, pois foram eles que deram impulso ao desenvolvimento da localidade. Mais tarde, diversos vultos locais trabalharam pelo progresso de Palma, notando-se que sua emancipação administrativa teve como patrono a figura respeitável do senador Costa Reis, considerado o grande benfeitor da nova comunidade.

Formação Administrativa

Distrito criado pela Lei provincial n° 1239, de 29 de agosto de 1864. O município foi criado com território desmembrado de Cataguases e a denominação de São Francisco do Capivara pelo Decreto estadual n° 297, de 23 de dezembro de 1890. Em razão do Decreto estadual n° 441-A, de 23 de março de 1891, o município passou a denominar-se Palma, ocorrendo sua instalação a 01 de abril de 1891. A Lei estadual n° 2, de 14 de setembro de 1891, confirmou a criação do seu distrito-sede. A Lei estadual n° 23, de 24 de maio de 1892, concedeu foros de cidade à sede municipal de Palma. Na divisão administrativa de 1911, aparece o município integrado por cinco distritos: Palma, Cisneiros, Itapiruçu, Morro Alto e Cachoeira Alegre. Na última divisão administrativa, o município de Palma aparece formado por três distritos, o da sede, Cisneiros e Itapiruçu.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: CLEVERSON FERREIRA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 316,476: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 667: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 216: matrículas
Número de unidades locais: 170: unidades
Pessoal ocupado total: 696: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.629,30: reais
População residente : 6.545: pessoas
População residente - Homens: 3.313: pessoas
População residente - Mulheres: 3.232: pessoas
População residente alfabetizada: 5.483: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.463: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.322: pessoas
População residente, religião espírita: 38: pessoas
População residente, religião evangélicas: 985: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.367,30: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.652,81: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 328,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 386,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,703:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Palma: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Palma? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: